Educação Popular, Economia Solidária e Reforma Psiquiátrica: interfaces de um programa de extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e13257

Palavras-chave:

Educação Popular, Economia Solidária, Reforma Psiquiátrica, Reabilitação Psicossocial

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa que investigou estratégias de educação popular desenvolvidas por um programa de extensão universitária em parceria com duas associações compostas por usuários e profissionais de serviços de saúde mental. A partir de pesquisa documental, analisamos relatórios de extensão no período entre 2019 e 2022. Construímos três categorias: atuação em rede e organização do trabalho; atividades de formação e produção; ações de compartilhamento e divulgação. Consideramos que a interface entre Educação Popular, Economia Solidária e Reforma Psiquiátrica pode fortalecer o paradigma da reabilitação psicossocial. Os benefícios advindos das ações analisadas contribuem para: promover o protagonismo de usuários e profissionais de serviços de saúde mental; ampliar a visibilidade das associações de usuários de serviços de saúde mental; gerar acesso gratuito a bens culturais; promover a qualificação profissional de estudantes, professores e profissionais; fortalecer a relação da universidade com a comunidade e transformar o imaginário social referente à loucura. 

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Biografia do Autor

Jaison Hinkel, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Psicólogo e músico autodidata. Graduação em Psicologia (2005) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou pós-doutorado em Psicologia (2022) pela UFSC, desenvolvendo a pesquisa "Psicologia Africana: contribuições possíveis a partir dos estudos da música". Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB. Integrante da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB.

Cláudia Sombrio Fronza, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Serviço Social pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é professora do departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da FURB. Coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB) e representante da Comissão de Avaliação de Projetos de Extensão (CAPEX).

Neiva de Assis, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Psicologia - UFSC. Graduada em Psicologia, Especialista em Gestão Escolar, Mestrado e Doutorado em Psicologia vinculada ao NUPRA - Núcleo de pesquisa em práticas sociais, estética e política - UFSC. Pós doutorado no Dipartimento di Scienze Sociali ed Economiche, Scuola di dottorato in Scienze Sociali ed Economiche, Facoltà di Scienze Politiche, Sociologia e Comunicazione dell Università Degli Studi di Roma La Sapienza em 2022 e 2023. Pesquisadora do NUPRA - Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política e do LAPEE - Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional.

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Publicado

2024-10-24

Como Citar

HINKEL, J.; FRONZA, C. S.; ASSIS, N. de. Educação Popular, Economia Solidária e Reforma Psiquiátrica: interfaces de um programa de extensão universitária. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e13257, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e13257. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13257. Acesso em: 21 nov. 2024.