Educação Popular, Economia Solidária e Reforma Psiquiátrica: interfaces de um programa de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e13257Palavras-chave:
Educação Popular, Economia Solidária, Reforma Psiquiátrica, Reabilitação PsicossocialResumo
Neste artigo, apresentamos uma pesquisa que investigou estratégias de educação popular desenvolvidas por um programa de extensão universitária em parceria com duas associações compostas por usuários e profissionais de serviços de saúde mental. A partir de pesquisa documental, analisamos relatórios de extensão no período entre 2019 e 2022. Construímos três categorias: atuação em rede e organização do trabalho; atividades de formação e produção; ações de compartilhamento e divulgação. Consideramos que a interface entre Educação Popular, Economia Solidária e Reforma Psiquiátrica pode fortalecer o paradigma da reabilitação psicossocial. Os benefícios advindos das ações analisadas contribuem para: promover o protagonismo de usuários e profissionais de serviços de saúde mental; ampliar a visibilidade das associações de usuários de serviços de saúde mental; gerar acesso gratuito a bens culturais; promover a qualificação profissional de estudantes, professores e profissionais; fortalecer a relação da universidade com a comunidade e transformar o imaginário social referente à loucura.
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