Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores e Educação para o Desenvolvimento Sustentável

uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8900

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Formação Inicial de Professores, Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma análise de artigos publicados em revistas de Educação, cujo objetivo é compreender os modos como são concebidas e desenvolvidas a Prática Pedagógica no contexto da Formação Inicial de Professores, numa perspetiva de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). A metodologia utilizada foi a de revisão sistemática de 10 artigos baseados em estudos empíricos, publicados entre 2016 e 2021, disponíveis em acesso aberto em revistas acadêmicas da área. Após a seleção dos artigos, estes foram sujeitos a uma análise de conteúdo, o que possibilitou compreender que a EDS constitui uma premissa das agendas políticas de várias organizações internacionais e que a sua integração nos currículos de Formação Inicial de Professores (FIP) se baseia em abordagens multi, inter e transdisciplinares na Prática Pedagógica. Estas abordagens devem promover o desenvolvimento de competências de pensamento crítico-reflexivo, autonomia e iniciativa na resolução de problemas reais, assim como a capacidade de transformação de si próprio e dos seus pares, a fim de alcançar mudanças nos sistemas educativos de forma holística. Os resultados apontam para a promoção de ações e a integração de abordagens de EDS na FIP de modo a possibilitarem contribuir para a qualidade de vida e garantia de um futuro mais sustentável das sociedades. As conclusões remetem-nos que a melhoria na operacionalização das PP de FIP passa por integrar perspetivas que realçam o desenvolvimento de competência profissionais docentes a nível do saber, do saber fazer e do saber estar, necessárias para as transformações desejadas no processo educativo no geral, incluindo estas a EDS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Domingas da Anunciação Madalena Calovela Rodrigues , Universidade de Aveiro

Doutoranda na Universidade de Aveiro no ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular, Mestre em Ciências da Educação,  ramo de Administração e Políticas Educativas, licenciada em Ciências da educação, opção Química, Docente Assistente no departamento de Ciências Educação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade do Namibe.

Ana Isabel Andrade, Universidade de Aveiro

Doutorada em Didática de Línguas pela Universidade de Aveiro-Portugal, é Professora Catedrática no Departamento de Educação e Psicologia desta mesma instituição, onde tem desempenhado vários cargos. É subdiretora do departamento e membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF).

Referências

AKKARI, A. A agenda internacional para educação 2030: consenso “frágil” ou instrumento de mobilização dos atores da educação no século XXI?. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 937-958, 2017. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO1. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO11

ALFREDO, D. D. G. Estágio curricular e sua importância na formação de novos professores no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo. Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente, Andrães, v. 2, n. 1, p. 57-70, 2019. DOI: https://doi.org/10.37334/riesa.v2i1.13

AMADO, J. (coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. 2. ed. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2014. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-0879-2

ARAÚJO, M. F. F.; PEDROSA, M. A. Desenvolvimento sustentável e conceções de professores de Biologia em formação inicial. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 71-83, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172014160204. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172014160204

ASSAI, N. D. S.; BROIETTI, F. C. D.; ARRUDA, S. M. O estágio supervisionado na formação inicial de professores: estado da arte das pesquisas nacionais da área de ensino de ciências. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e203517, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698203517

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto, 2013.

BRANDT, A. G.; HOBOLD, M. S. The practice as a curricular component in the discipline. Research and educational processes of the pedagogy course: a differential in the relationship between research, theory and practice. Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 142-160, 2019. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.319. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.319

BRUNDTLAND. Relatório Brundtland: nosso futuro comum. Comissão Brundtland, 1987.

BRYMAN, A. Social research methods. 4. ed. Oxford: Oxford University, 2012.

CALERO, M. et al. La educación para la sostenibilidad en la formación del profesorado de ciencias experimentales en Secundaria. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 37, n. 1, p. 157-176, 2019. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2605. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2605

CANHICI, M. H.; LEITE, C.; FERNANDES, P. A formação inicial de professores em Angola: perceções de professores do ISCED de Cabinda e do Huambo. Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 6, n. 14, p. 37-68, 2019. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/109168. Acesso em: 10 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.4212

CEBRIÁN, G. La educación para el desarrollo sostenible en el currículum universitario: una investigación-acción cooperativa con profesorado. Revista Iberoamericana de Educación Superior, Huixquilucan, v. 11, n. 30, 2020. DOI: https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2020.30.590. DOI: https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2020.30.590

CHISSINGUI, A. V.; COSTA, N. Teacher Education and Sustainable Development Goals: A Case Study with Future Biology Teachers in an Angolan Higher Education Institution. Sustainability, [S.l.], v. 12, n. 8, p. 1-14, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su12083344

COSTIN, C. Educar para um futuro mais sustentável e inclusivo. Estudos Avançados, São Paulo, v. 34, n. 100, p. 43-51, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.004

COUTINHO, C. P. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2016.

ESTRELA, M. T. Modelos de formação de professores e seus pressupostos conceptuais. Revista de Educação, Lisboa, v. 11, n. 1, p. 17-29, 2002.

EXPÓSITO, L. M. C.; CIURANA, A. M. G. Avanzar en la educación para la sostenibilidad. Combinación de metodologías para trabajar el pensamiento crítico y autónomo, la reflexión y la capacidad de transformación del sistema. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 73, p. 131-154, 2017. DOI: https://doi.org/10.35362/rie730295

FAUSTINO, M.; AMADOR, F. O conceito de “sustentabilidade”: migração e mudanças de significados no âmbito educativo. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 8, n. 1, 2016.

FLEIG, R.; NASCIMENTO, I. B.; MICHALISZYN, M. S. Desenvolvimento sustentável e as instituições de ensino superior: um desafio a cumprir. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, v. 29, n. 95. 2021. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.29.5640. Acesso em: 10 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.29.5640

FORMOSINHO, J.; MACHADO, J.; MESQUITA, E. Formação, trabalho e aprendizagem: tradição e inovação nas prática docentes. Lisboa: Sílabo, 2015.

FUERTES-CAMACHO, M. T. Article integrating sustainability into higher education curricula through the project method, a global learning strategy. Sustainability, [S.l.], v. 11, n. 767, 2019. DOI: http://dx.doi:10.3390/su11030767. DOI: https://doi.org/10.3390/su11030767

GAZZONI, F. et al. O papel das IES no desenvolvimento sustentável: estudo de caso da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 48-70, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n1p48. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n1p48

HOLLY, M. L.; MCLOUGHLIN, C. Perspectives on teacher professional development. Lewes: The Falmer, 1989.

LAURIE, R. et al. Contributions of Education for Sustainable Development (ESD) to Quality Education: A Synthesis of Research. Journal of Education for Sustainable Development, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 226-242, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0973408216661442

LIMA, I. S. M. S. S.; ANDRADE, A. I.; COSTA, N. M. V. N. A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: perspetivas dos supervisores. Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 3-26, 2020. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1448

MACHADO, J. C.; ANDRADE, A. I.; NEVES, R. Os planos curriculares de cursos em supervisão: um contributo para uma epistemologia da prática. Formação Docente. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 135-150, 2020. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.314. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.314

MENDES, M.; MEDEIRO, A.; PENEDA, D. Formação inicial de professores de ciências da natureza - estudo comparativo em duas escolas superiores de educação. Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional, Lisboa, v. 6, n. 1, p. 85-106, 2005.

MORGADO, E. M. G. O Universo da Supervisão uma abordagem inclusiva do domínio da habilitação para a docência e da Inserção Profissional. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2014.

MUNN, Z. et al. Systematic review or scoping review? Guidance for authors when choosing between a systematic or scoping review approach. BMC Medical Research Methodology, [S.l.], v. 18, n. 143, 2018. DOI: https://doi.org/10.1186/s12874-018-0611-x

MUÑOZ, V. G. et al. Revisión sistemática sobre competencias en desarrollo sostenible en educación superior. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, n. 73, p. 85-108, 2017. DOI: https://doi.org/10.35362/rie730289

NEWMAN, M.; GOUGH, D. Systematic Reviews in Educational Research: Methodology, Perspectives and Application. In: ZAWACKI-RICHTER, O. et al. (ed.). Systematic Reviews in Educational Research: Methodology, Perspectives and Application. Wiesbaden: VS, 2020. p. 3-22. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-658-27602-7_1

NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

ONU. Transformar nuestro mundo: la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. Asamblea General. Septuagésimo Período de Sesiones de La Asamblea General de Las Naciones Unidas, Del 11 Al 18 de Septiembre Del 2015 (Resolución A/RES/70/1), 16301, 40. 2015. Disponível em: http://unctad.org/meetings/es/SessionalDocuments/ares70d1_es.pdf. Acesso em: 23 maio 2022.

PEREIRA, M. T. Sustentabilidade como práxis pedagógica para a transdisciplinaridade na educação profissional e tecnológica (EPT). Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 38, e35849, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469835849. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469835849

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.

RIBEIRO, L. T. F.; ARAÚJO, O. H. A. O estágio supervisionado: fios, desafios, movimentos e possibilidades de formação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1721-1735, 2017. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.10280

ROLDÃO, M. Formação de professores baseada na investigação e prática reflexiva. In: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES PARA A QUALIDADE E PARA A EQUIDADE DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA, 2007, Lisboa. Actas [...].Lisboa: DG Educação e Cultura, 2007. p. 40-50.

ROSA, T. R. V.; MALACARNE, V. Formação docente e sustentabilidade. Um estudo sobre ambientalização curricular no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid, v. 14, n. 3, p. 95-107, 2016. DOI: https://doi.org/10.15366/reice2016.14.3.005

SÁ, S.; ANDRADE, A. I. “Aprender a respeitar o Outro e o Planeta”: potencialidades da educação para o desenvolvimento sustentável nos primeiros anos de escolaridade. Revista CTS, Buenos Aires, v. 4, n. 11, p. 115-138, 2008.

SÁNCHEZ, O. Z. El efecto del modelo estructural y la sostenibilidad en las universidades públicas: un estudio de caso. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, Jalisco, v. 12, n. 24, 2022. DOI: https://doi.org/10.23913/ride.v12i24.1159. DOI: https://doi.org/10.23913/ride.v12i24.1159

SANTOS, L. C.; SILVA, R. M. G.; PEDROSA, M. A. Practices of education for sustainable development: contributions, limitations and future possibilities. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 1, n. 1, p. 210-228, 2016.

SCHÖN, D. Educating the reflective practitioner. San Francisco: Jossey-Bass, 1990.

TRINDADE, N. R. et al. Educando para o desenvolvimento sustentável por meio da interdisciplinaridade: contribuições da aprendizagem experiencial no ensino de gestão. RAEP, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 673-713, 2019. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1463. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1463

SACHS, I. Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2004

UNESCO. Década da educação das nações unidas para um desenvolvimento sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasil. Brasília, DF: Unesco, 2005.

UNESCO. Desfazendo a Meta de Desenvolvimento Sustentável 4 Educação 2030. Guiar. Buenos Aires: Unesco, 2016.

UNESCO. Nota conceitual do relatório de monitoramento global de educação para todos 2015. Brasília, DF: Unesco, 2015.

VILCHES, A.; PÉREZ, D. G. La educación para la sostenibilidad en la Universidad: el reto de la formación del profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, Granada, v. 16, n. 2, p. 25-43, 2012.

VOSGERAU, R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08

ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Publicado

2022-12-31

Como Citar

RODRIGUES , D. da A. M. C.; ANDRADE, A. I. Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: uma revisão sistemática de literatura. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8900, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8900. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8900. Acesso em: 4 maio. 2024.