Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores e Educação para o Desenvolvimento Sustentável

uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8900

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Formação Inicial de Professores, Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma análise de artigos publicados em revistas de Educação, cujo objetivo é compreender os modos como são concebidas e desenvolvidas a Prática Pedagógica no contexto da Formação Inicial de Professores, numa perspetiva de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). A metodologia utilizada foi a de revisão sistemática de 10 artigos baseados em estudos empíricos, publicados entre 2016 e 2021, disponíveis em acesso aberto em revistas acadêmicas da área. Após a seleção dos artigos, estes foram sujeitos a uma análise de conteúdo, o que possibilitou compreender que a EDS constitui uma premissa das agendas políticas de várias organizações internacionais e que a sua integração nos currículos de Formação Inicial de Professores (FIP) se baseia em abordagens multi, inter e transdisciplinares na Prática Pedagógica. Estas abordagens devem promover o desenvolvimento de competências de pensamento crítico-reflexivo, autonomia e iniciativa na resolução de problemas reais, assim como a capacidade de transformação de si próprio e dos seus pares, a fim de alcançar mudanças nos sistemas educativos de forma holística. Os resultados apontam para a promoção de ações e a integração de abordagens de EDS na FIP de modo a possibilitarem contribuir para a qualidade de vida e garantia de um futuro mais sustentável das sociedades. As conclusões remetem-nos que a melhoria na operacionalização das PP de FIP passa por integrar perspetivas que realçam o desenvolvimento de competência profissionais docentes a nível do saber, do saber fazer e do saber estar, necessárias para as transformações desejadas no processo educativo no geral, incluindo estas a EDS.

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Biografia do Autor

Domingas da Anunciação Madalena Calovela Rodrigues , Universidade de Aveiro

Doutoranda na Universidade de Aveiro no ramo de Didática e Desenvolvimento Curricular, Mestre em Ciências da Educação,  ramo de Administração e Políticas Educativas, licenciada em Ciências da educação, opção Química, Docente Assistente no departamento de Ciências Educação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade do Namibe.

Ana Isabel Andrade, Universidade de Aveiro

Doutorada em Didática de Línguas pela Universidade de Aveiro-Portugal, é Professora Catedrática no Departamento de Educação e Psicologia desta mesma instituição, onde tem desempenhado vários cargos. É subdiretora do departamento e membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF).

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

RODRIGUES , D. da A. M. C.; ANDRADE, A. I. Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: uma revisão sistemática de literatura. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8900, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8900. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8900. Acesso em: 22 dez. 2024.