Memórias e trajetórias femininas no âmbito dos Centros Integrados de Educação Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11935

Palavras-chave:

Centros Integrados de Educação Pública, Memórias, Narrativa

Resumo

O presente artigo objetiva fazer uma análise da implantação dos Centros Integrados de Educação Pública durante os dois mandatos de Leonel Brizola como governador do estado do Rio de Janeiro. Buscou-se refletir sobre o projeto a partir das memórias e narrativas de duas ex-diretoras sobre suas trajetórias familiares, escolar e profissional nos Centros Integrados de Educação Pública 123 (Nova Friburgo) e 297 (Vassouras). Optou-se por utilizar como ferramenta metodológica para este trabalho entrevistas semiestruturadas baseadas na história oral. Do ponto de vista teórico, empregou-se, com base nos estudos de Pierre Bourdieu, o conceito de habitus, com vistas à apreensão das trajetórias familiares, escolares e profissionais das professoras. Para fundamentar o trabalho de memória, o estudo se baseou principalmente nas formulações de Walter Benjamin e Paul Thompson para qualificar a abordagem de memória, destacando-se pela interconexão entre história e experiência pessoal.

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Biografia do Autor

Lia Ciomar Macedo de Faria, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa/Portugal e Ciência Política pelo IUPERJ em 2008 e o Doutorado em Educação pela UFRJ em 1996. Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Educação da UERJ, onde atua na Graduação e Pós-graduação (Proped).

Alexsandra Aparecida Silva do Prado de Aguiar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2020). Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, em andamento.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

FARIA, L. C. M. de; AGUIAR, A. A. S. do P. de. Memórias e trajetórias femininas no âmbito dos Centros Integrados de Educação Pública. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11935, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11935. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11935. Acesso em: 22 dez. 2024.