Memórias e trajetórias femininas no âmbito dos Centros Integrados de Educação Pública
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11935Palavras-chave:
Centros Integrados de Educação Pública, Memórias, NarrativaResumo
O presente artigo objetiva fazer uma análise da implantação dos Centros Integrados de Educação Pública durante os dois mandatos de Leonel Brizola como governador do estado do Rio de Janeiro. Buscou-se refletir sobre o projeto a partir das memórias e narrativas de duas ex-diretoras sobre suas trajetórias familiares, escolar e profissional nos Centros Integrados de Educação Pública 123 (Nova Friburgo) e 297 (Vassouras). Optou-se por utilizar como ferramenta metodológica para este trabalho entrevistas semiestruturadas baseadas na história oral. Do ponto de vista teórico, empregou-se, com base nos estudos de Pierre Bourdieu, o conceito de habitus, com vistas à apreensão das trajetórias familiares, escolares e profissionais das professoras. Para fundamentar o trabalho de memória, o estudo se baseou principalmente nas formulações de Walter Benjamin e Paul Thompson para qualificar a abordagem de memória, destacando-se pela interconexão entre história e experiência pessoal.
Downloads
Referências
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1992
BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BOURDIEU, P. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996.
BRITO, J.; BERCOT, R.; HORELLOU-LAFARGE, C.; NEVES, M. Y.; OLIVEIRA, S.; ROTENBERG, L. Saúde, gênero e reconhecimento no trabalho das professoras: convergências e diferenças no Brasil e na França. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 589-605, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312014000200014
CAVALIERE, A. M. Educação integral: uma nova identidade para a escola brasileira?. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 247-270, 2002. DOI https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100013
CUNHA, L. A. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez, 1991.
ESPECIAL CIEP. Produção do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Realização de Tv Ulb. Música: Vt038 Industrial Standard 1. Rio de Janeiro, 2010. (483 min.). Disponível em: youtube.com/watch?v=2zCCbKhz9ww. Acesso em: 12 dez. 2023.
FARIA, L. CIEP: a utopia possível. São Paulo: Livros do Tatu, 1991.
FARIA, L. A utopia possível: revisitando os CIEPs do Rio de Janeiro. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 98-112, 2017. DOI: 10.12957/riae.2017.31713. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2017.31713
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: Unesco, 2009.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Vida de professores. Lisboa: Porto, 2000. p. 31-62.
LÔBO JÚNIOR, D. T. CIEP: a impotência de um desejo pedagógico. 1988. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1988.
NOGUEIRA, M. A.; NOGUEIRA, C. M. M. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 78, p. 15-35, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000200003
RIBEIRO, D. O livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Bloch, 1986.
SARTI, C. A. Famílias enredadas. In: ACOSTA, A. R.; VITALE, M. A. F. (org.). Família: redes, laços e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2007. p. 21-36.
SCHIEBINGER, L. O feminismo mudou a ciência?. São Paulo: Edusc, 2001.
SILVA, Y. R. O. C. A construção dos CIEPs e da escolarização em tempo integral através da formação continuada em serviço: memórias de professores. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
SOUZA, E. Diálogos entre Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro: o Projeto Educacional de Brasília (1960) e o Programa Especial de Educação – I PEE Rio de Janeiro (1980). 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Niterói, 2014.
TEIXEIRA, A. Educação para a democracia: introdução à administração educacional. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lia Ciomar Macedo de Faria, Alexsandra Aparecida Silva do Prado de Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.