Memórias e trajetórias femininas no âmbito dos Centros Integrados de Educação Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11935

Palavras-chave:

Centros Integrados de Educação Pública, Memórias, Narrativa

Resumo

O presente artigo objetiva fazer uma análise da implantação dos Centros Integrados de Educação Pública durante os dois mandatos de Leonel Brizola como governador do estado do Rio de Janeiro. Buscou-se refletir sobre o projeto a partir das memórias e narrativas de duas ex-diretoras sobre suas trajetórias familiares, escolar e profissional nos Centros Integrados de Educação Pública 123 (Nova Friburgo) e 297 (Vassouras). Optou-se por utilizar como ferramenta metodológica para este trabalho entrevistas semiestruturadas baseadas na história oral. Do ponto de vista teórico, empregou-se, com base nos estudos de Pierre Bourdieu, o conceito de habitus, com vistas à apreensão das trajetórias familiares, escolares e profissionais das professoras. Para fundamentar o trabalho de memória, o estudo se baseou principalmente nas formulações de Walter Benjamin e Paul Thompson para qualificar a abordagem de memória, destacando-se pela interconexão entre história e experiência pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Ciomar Macedo de Faria, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa/Portugal e Ciência Política pelo IUPERJ em 2008 e o Doutorado em Educação pela UFRJ em 1996. Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Educação da UERJ, onde atua na Graduação e Pós-graduação (Proped).

Alexsandra Aparecida Silva do Prado de Aguiar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2020). Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, em andamento.

Referências

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1992

BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, P. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996.

BRITO, J.; BERCOT, R.; HORELLOU-LAFARGE, C.; NEVES, M. Y.; OLIVEIRA, S.; ROTENBERG, L. Saúde, gênero e reconhecimento no trabalho das professoras: convergências e diferenças no Brasil e na França. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 589-605, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312014000200014

CAVALIERE, A. M. Educação integral: uma nova identidade para a escola brasileira?. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 247-270, 2002. DOI https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100013

CUNHA, L. A. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez, 1991.

ESPECIAL CIEP. Produção do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Realização de Tv Ulb. Música: Vt038 Industrial Standard 1. Rio de Janeiro, 2010. (483 min.). Disponível em: youtube.com/watch?v=2zCCbKhz9ww. Acesso em: 12 dez. 2023.

FARIA, L. CIEP: a utopia possível. São Paulo: Livros do Tatu, 1991.

FARIA, L. A utopia possível: revisitando os CIEPs do Rio de Janeiro. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 98-112, 2017. DOI: 10.12957/riae.2017.31713. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2017.31713

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: Unesco, 2009.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Vida de professores. Lisboa: Porto, 2000. p. 31-62.

LÔBO JÚNIOR, D. T. CIEP: a impotência de um desejo pedagógico. 1988. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1988.

NOGUEIRA, M. A.; NOGUEIRA, C. M. M. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 78, p. 15-35, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000200003

RIBEIRO, D. O livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Bloch, 1986.

SARTI, C. A. Famílias enredadas. In: ACOSTA, A. R.; VITALE, M. A. F. (org.). Família: redes, laços e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2007. p. 21-36.

SCHIEBINGER, L. O feminismo mudou a ciência?. São Paulo: Edusc, 2001.

SILVA, Y. R. O. C. A construção dos CIEPs e da escolarização em tempo integral através da formação continuada em serviço: memórias de professores. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

SOUZA, E. Diálogos entre Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro: o Projeto Educacional de Brasília (1960) e o Programa Especial de Educação – I PEE Rio de Janeiro (1980). 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Niterói, 2014.

TEIXEIRA, A. Educação para a democracia: introdução à administração educacional. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

Publicado

2023-12-15

Como Citar

FARIA, L. C. M. de; AGUIAR, A. A. S. do P. de. Memórias e trajetórias femininas no âmbito dos Centros Integrados de Educação Pública. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11935, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11935. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11935. Acesso em: 6 maio. 2024.