Alianças público-privadas na educação pública: um estudo em dois estados nordestinos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11024%20

Palavras-chave:

Privatização, parcerias, gerencialismo, gestores escolares

Resumo

Os processos de privatização da educação pública ocorrem de diferentes maneiras, principalmente por meio de acordos, contratos ou parcerias entre institutos e secretarias de educação. Este trabalho tem como objetivo discutir esse fenômeno em dois estados nordestinos do Brasil: Ceará e Rio Grande do Norte, demonstrando como ele interfere no desenvolvimento de ferramentas gerenciais no contexto educacional. O método de pesquisa adotado foi a abordagem dialética, e os procedimentos consistiram em revisão de literatura e análise documental. Os resultados indicam que os gestores acabam redefinindo suas funções para atender aos interesses das instituições parceiras, enfatizando o cumprimento de metas e resultados.

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Biografia do Autor

Allan Solano Souza, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenação do POSEDUC/UERN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade, vinculado ao CNPq.

Hilcélia Aparecida Gomes Moreira, Secretaria de Estado da Educação do Ceará

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atua na Rede Estadual de Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral do Ceará.

Maria Margarett da Silva, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERN. Apoio Pedagógico na Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte.

Daniela Cunha Terto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora da área de Políticas e gestão escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Central. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do IFRN.

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Publicado

2023-11-22

Como Citar

SOUZA, A. S.; MOREIRA, H. A. G.; SILVA, M. M. da; TERTO, D. C. Alianças público-privadas na educação pública: um estudo em dois estados nordestinos. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11024 , 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11024 . Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11024. Acesso em: 16 maio. 2024.