A escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10905%20

Palavras-chave:

Saberes do docente., Processos de ensino-aprendizagem., Revisão de Literatura.

Resumo

Este estudo teve por objetivo explicitar o que as pesquisas do período de 2017 a 2021 evidenciam em relação à escola enquanto lugar de aprendizagem docente. Para tal, utilizou-se como método, a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), em suas três fases: planejamento, condução e relato (KITCHENHAM, 2004). Para análise dos dados, empregou-se a Espiral de Análise proposta por Creswell (2014). Os resultados evidenciaram uma categoria central, seguida de quatro subcategorias, que confirmam a escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente, em quatro aspectos: na formação inicial, no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em cooperação com a escola; na formação continuada, quando reconhecidas as necessidades formativas dos professores; na realidade vivenciada na escola, onde as práticas são reconstruídas; e nos saberes experienciais compartilhados no meio escolar.

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Biografia do Autor

Jordane Lima Dias Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutoranda em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, é Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo mesmo instituto. É graduada em Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecologia do Pará - Campus Belém. 

Augusto José Savedra Lima , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico do Amazonas, PPGET. Mestre em Ensino Tecnológico pelo mesmo instituto. Possui Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2005). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Integrada do Brasil - FAIBRA (2015). Professor EBTT do Instituto Federal do Amazonas. 

Rosa Oliveira Marins Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas - IFAM. Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2014). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2008). Especialista em Psicopedagogia (2005) e em Metodologia do Ensino Superior (2004) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Niteroiense de Educação, Letras e Turismo (1988).

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Publicado

2023-09-30

Como Citar

OLIVEIRA, J. L. D.; LIMA , A. J. S.; AZEVEDO, R. O. M. A escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente . Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e10905 , 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e10905 . Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10905. Acesso em: 3 out. 2024.