A escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10905%20

Palavras-chave:

Saberes do docente., Processos de ensino-aprendizagem., Revisão de Literatura.

Resumo

Este estudo teve por objetivo explicitar o que as pesquisas do período de 2017 a 2021 evidenciam em relação à escola enquanto lugar de aprendizagem docente. Para tal, utilizou-se como método, a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), em suas três fases: planejamento, condução e relato (KITCHENHAM, 2004). Para análise dos dados, empregou-se a Espiral de Análise proposta por Creswell (2014). Os resultados evidenciaram uma categoria central, seguida de quatro subcategorias, que confirmam a escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente, em quatro aspectos: na formação inicial, no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em cooperação com a escola; na formação continuada, quando reconhecidas as necessidades formativas dos professores; na realidade vivenciada na escola, onde as práticas são reconstruídas; e nos saberes experienciais compartilhados no meio escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordane Lima Dias Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutoranda em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, é Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo mesmo instituto. É graduada em Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecologia do Pará - Campus Belém. 

Augusto José Savedra Lima , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico do Amazonas, PPGET. Mestre em Ensino Tecnológico pelo mesmo instituto. Possui Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2005). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Integrada do Brasil - FAIBRA (2015). Professor EBTT do Instituto Federal do Amazonas. 

Rosa Oliveira Marins Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas - IFAM. Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2014). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2008). Especialista em Psicopedagogia (2005) e em Metodologia do Ensino Superior (2004) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Niteroiense de Educação, Letras e Turismo (1988).

Referências

CANÁRIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 6, p. 9-27, 1998.

CARLOS, A. F. A. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007.

CORREIA, H. H. F. Escola: espaço de construção da docência. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2017.

COSTA, B. C. Como professores aprendem a avaliar?: dimensões das experiências de escolarização, de formação e de atuação profissional. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2020.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

DINIZ-PEREIRA, J. E. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da Faeeba, Salvador, v. 22, n. 40, p. 145-154, 2013.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Síntese sistemática de pesquisas sobre práticas pedagógicas no Brasil: uma análise da produção acadêmica dos Programas de Pós-Graduação em Educação Conceito 7 Capes (2006-2015). Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 17, p. 1-29, 2022.

DIONÍZIO, F. A. Q. Aprendizagem da docência para o ensino de Geometria na infância no contexto da formação e da prática pedagógica. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.

FERREIRA, L. G. et al. Aprendizagem da docência na pandemia: o Programa de Mentoria On-line da UESB. Educação & Formação, Fortaleza, v. 8, e10046, 2023.

FIGUEIRA, C. V. S. Formação inicial de professores de Física: o Museu de Ciências como espaço formativo. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.

GALINDO, C. J. Necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2007.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2020.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.

GHEDIN, E. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 4., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2009. p. 1-27.

KITCHENHAM, B. Procedures for Performing Systematic Reviews. Keele: Keele University, 2004.

MEIRA, M. C. A. A construção da prática pedagógica dos licenciandos em Matemática no contexto do Pibid-Uesb de Vitória da Conquista – Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2017.

MENDES, L. O. R.; PEREIRA, A. L. P. Revisão sistemática na área de Ensino e Educação Matemática: análise do processo e proposição de etapas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 196-228, 2020.

NASCIMENTO, L. M. Professores experientes de uma escola freinetiana: identidade, saberes e processos de aprendizagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.

NONATO, A. A. L. O trabalho colaborativo na formação contínua de professores dos Anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública de Barueri. 2020.

Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012.

RAMOS, A.; FARIA, P.; FARIA, Á. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014.

SARMENTO, T. Aprender a profissão em diferentes espaços da vida. Revista de Educação, Campinas. v. 18, n. 3, p. 237-248, 2013.

SHULMAN, L. S.; SHULMAN, J. H. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 120-142, 2016.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

VELLENICH, A. M. et al. Comunidade aprendente: a escola como lócus de formação e desenvolvimento do professor. Eccos, São Paulo, n. 42, p. 161-176, 2017. DOI 10.5585/eccos.n42.3942.

WISCH, T. F. Contextos emergentes no colégio de aplicação: tessituras das docências na perspectiva inclusiva. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2020.

Publicado

2023-09-30

Como Citar

OLIVEIRA, J. L. D.; LIMA , A. J. S.; AZEVEDO, R. O. M. A escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente . Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e10905 , 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e10905 . Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10905. Acesso em: 16 maio. 2024.