O que explica o desempenho dos estudantes? Um estudo de revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020004

Palavras-chave:

Desigualdade socioeducacional, Fatores socioeducacionais, Avaliação de desempenho

Resumo

O desempenho de estudantes é alvo de estudos no mundo. Nesse sentido, pesquisas são realizadas e buscam identificar fatores que interferem no êxito acadêmico. Essa pesquisa tem como finalidade realizar uma revisão narrativa à luz da literatura científica que evidencie os fatores associados ao desempenho dos estudantes na Educação Básica e Educação Superior. Foi utilizada como estratégia metodológica uma revisão narrativa da literatura científica a partir da base de dados do Google Scholar. Identificamos fatores de contexto pessoal dos estudantes, dos professores e das instituições de ensino associados ao desempenho acadêmico. Fatores estes difíceis de serem enfrentados numa sociedade caracterizada pelas desigualdades sociais no Brasil, revelando um desafio para os formuladores de políticas educacionais em criar instrumentos avaliativos que assegurem a equidade nas avaliações.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Grasiany Sousa de Almeida, Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe)

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Integrante do Núcle de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Jayane Mara Rosendo Lopes, Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe)

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Integrante do Núcle de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE). Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Publicado

2020-02-03

Como Citar

ALMEIDA, G. S. de; LOPES, J. M. R. O que explica o desempenho dos estudantes? Um estudo de revisão. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e020004, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020004. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3597. Acesso em: 20 jul. 2024.