Avaliação em larga escala nos estados do Ceará e Piauí na visão de especialistas em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024003

Palavras-chave:

Avaliação centrada em especialistas, Avaliação em larga escala, Spaece, Saepi

Resumo

A avaliação de programas e projetos centrada em especialistas aparece no âmbito das avaliações a partir do século XIX pela necessidade de institucionalizar a acreditação dos processos educativos e regulamentar a qualidade das instituições. Fundamentado nessa argumentação, este artigo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo apresentar a avaliação de especialistas em educação do Ceará e do Piauí, acerca dos sistemas de avaliação em larga escala – Spaece e Saepi. Os dados foram obtidos mediante aplicação de questionário disponibilizado via Google Forms e a análise realizada com uso de estatística descritiva e inferencial. Como conclusão, constata-se que as percepções dos especialistas dos dois estados divergem em alguns aspectos, especialmente no que diz respeito à utilização e ao grau de interferência de fatores internos e externos à escola nos resultados da avaliação em larga escala. Esse fato pode estar associado à configuração de cada modelo de avaliação e ao perfil dos especialistas consultados.  

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Biografia do Autor

Nemone de Sousa Pessoa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da rede estadual de ensino do Piauí.

Ruani Cordeiro de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceara (UECE). Professora da rede municipal de ensino de Fortaleza.

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutor em Gestão pela UFRN e Doutor em Educação e Avaliação pela UFC. Professor Titular e Docente nos Programa de Pós-graduação em Educação (UFC-FACED/PPGE) e em Administração e Controladoria (UFC-FEAAC/PPAC PROFISSIONAL). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GPAGE).

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação (UFC). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA).

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Publicado

2024-03-18

Como Citar

PESSOA, N. de S.; SOUSA, R. C. de; LIMA, M. A. M.; VIDAL, E. M. Avaliação em larga escala nos estados do Ceará e Piauí na visão de especialistas em educação. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024003, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024003. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12471. Acesso em: 7 nov. 2024.