O Método da Exaustão e o uso de Tecnologias Digitais
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12445Palabras clave:
História da Matemática, Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Método da Exaustão, GeoGebraResumen
Neste trabalho abordamos a importância da compreensão dos processos matemáticos através da história. Objetivamos apresentar uma proposta de como métodos históricos podem ser associados com as Tecnologias Digitais. Para tanto, utilizamos o software de geometria dinâmica Geogebra, para explorar o método da exaustão desenvolvido por Eudoxo (408 - 355 a.C.) e refinado por Arquimedes (287 – 212 a.C.). Assim, iniciamos com um referencial histórico sobre o método da exaustão, em seguida apresentamos duas construções elaborada no software Geogebra que pode ser acessada por smartphone. Ao relacionar o método da exaustão com o GeoGebra, sugerimos que a combinação de métodos históricos com Tecnologias Digitais pode proporcionar uma abordagem mais prática e visual no ensino de Matemática, uma vez que manipulação direta de objetos através de softwares de geometria dinâmica pode ser um facilitador na compreensão e a análise imediata das construções visualizadas. Por fim, em nossas considerações, ressaltamos a importância de equilibrar o uso das Tecnologias Digitais com uma compreensão conceitual sólida, reconhecendo que o acesso fácil às ferramentas digitais não deve comprometer a compreensão profunda dos fundamentos matemáticos, e enfatizando que a interseção entre o histórico e o moderno pode aprimorar a compreensão da Matemática em resposta às inovações tecnológicas.
Descargas
Métricas
Citas
BOYER, C. B. História da Matemática. São Paulo. Edgar Blucher LTDA. 2012.
BRANDEMBERG, J. C. Uma História da Integral: de Arquimedes a Lebesgue. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017. v. 01. 86p.
BRESSOUD, D. M. Calculus Reordered: A History of the big ideas, Princeton University Press, New Jersey, 2019.
CORRÊA, J. N. P.; BRANDEMBERG, J. C. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de Matemática em Tempos de Pandemia: desafios e Possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 22, p. 34–54, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i22.4176. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4176. Acesso em: 03 nov. 2023.
CORRÊA, J. N. P.; BRANDEMBERG, J. C. Revisitando a história da teoria de integrais com vistas a um entendimento dos processos avançados de integração. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v. 15, n. 10, p. 12277–12303, 2023. DOI: 10.55905/cuadv15n10-120. Disponível em: https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/article/view/2087. Acesso em: 20 fev. 2024.
EDWARDS, C. H. . The historical development of the calculus. New York: Springer-Verlag, 1994.
EVES, H. Introdução à História da Matemática. Trad. Hygino H. Domingues. Campinas, SP: Editora UNICAMP. 2004.
JAHNKE, H. N. A history of analysis. Translated from the german by the authors. Providence: American Mathematical Society, 2003.
SILVA, G. H. G.; PENTEADO, M. G. O trabalho com geometria dinâmica em uma perspectiva investigativa. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 1., 2009, Curitiba. Anais... p. 1066-1079. Curitiba, PR: UTFPR, 2009.
TAJRA, S. F. Informática na educação. São Paulo, SP: Érica, 2001.
WUSSING, H. Lecciones de Historia de las Matemáticas. Madrid: Siglo XXI de España Editores, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 João Nazareno Pantoja Corrêa, João Cláudio Brandemberg
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.