O LIVRO DOS QUADRADOS

Autores

  • José dos Santos Guimarães Filho Universidade Federal do Estado do Pará-UFPA
  • João Cláudio Brandemberg

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.256

Palavras-chave:

: Liber Quadratorum; Leonardo Fibonacci; Ternas pitagóricas; Ensino de matemática.

Resumo

Neste artigo, como uma síntese de nossa pesquisa de dissertação de mestrado, na qual nos dedicamos a estudar a vida do matemático italiano Leonardo Fibonacci (1180 - 1250) e de uma de suas obras, o Liber Quadratorum (1225). Objetivamos apresentar uma pequena porção da vida desse matemático brilhante do século XIII e de sua obra. Para tanto, iniciamos descrevendo o ambiente em que Leonardo Fibonacci estava inserido, bem como do Liber Quadratorum. Assim, apresentamos o cenário do décimo terceiro século e o seu renascimento comercial, bem como as transformações que este pré-renascimento ocasionou neste período, que influenciaram Leonardo Fibonacci em suas viagens, o levando a se dedicar ao estudo da álgebra geométrica oriental e dos  números indo-arábicos, levando a escrever alguns livros, dentre os quis temos o Liber Quadratorum, que teve como motivação um torneio matemático, sendo convidado pelo rei Frederico II, a quem foi dedicado o livro, apresentamos o contexto e as circunstâncias em que foi escrito este livro e ainda neste trabalho os três primeiros problemas contidos no Liber Quadratorum, assim como, suas explicações e desdobramentos, para que o leitor tenha uma dimensão mais adequada do que se trata o livro. É importante evidenciar que nos baseamos principalmente na tradução de L. E. Sigler (1987) e de forma secundária no trabalho de McClenon (1919). Com o exposto nesse trabalho, percebemos que estes problemas ainda são relevantes e possuidores de potenciais para o ensino e para a aprendizagem de matemática, pois, mostram indícios do estudo das ternas pitagóricas de diversas formas.

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Publicado

2018-08-25

Como Citar

GUIMARÃES FILHO, J. dos S.; BRANDEMBERG, J. C. O LIVRO DOS QUADRADOS. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 279–288, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.256. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/256. Acesso em: 11 ago. 2022.

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