O O PERFIL DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O OBJETO ‘EQUAÇÕES’ NO SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (2009 – 2019)

Autores

  • Renan Marcelo da Costa Dias
  • Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias
  • João Cláudio Brandemberg

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i21.3341

Palavras-chave:

História da Matemática; História para o Ensino de Matemática; Equações; Relato de experiência.

Resumo

Esta investigação teve por objetivo caracterizar as produções científicas do tipo Relato de Experiência – relacionadas ao tema Equações – publicadas no Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM) durante o período de 2009 e 2019. Para tal fim, nos debruçamos sobre os anais dos SNHM do período, bem como nos estudos de Mendes e Chaquiam (2016) e Mendes (2015) que propõe uma organização sistemática das produções brasileiras em História da Matemática em três subáreas, sejam elas: História e Epistemologia da Matemática (HEpM), História da Matemática para o Ensino (HEsM) e História da Educação Matemática (HEdM). A partir do levantamento realizado identificamos ao todo 16 produções subjacentes ao campo da álgebra – na modalidade comunicação oral – que se enquadram na subárea História para o Ensino de Matemática (HEsM), das quais 11 tratam do tema Equações, sendo 5 produções do tipo Relato de Experiência. A partir da investigação foi possível concluir que tais produções se utilizam de métodos históricos de resolução de equações para aplicá-los em sala de aula, por meio da investigação histórica desses métodos e dos matemáticos/povos que os conceberam, a partir de estudiosos prestigiados da área de história da Matemática como Ubiratan D’Ambrosio, Iran Abreu Mendes, Antônio Miguel, Luis Radford entre outros estudiosos deste objeto matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALO, L. L; PONTES, M. O. Atividades estruturadas de equações polinomiais numa abordagem histórica por meio de um ebook. In: Seminário Nacional de História da Matemática, 2015, Natal. Anais do XI SNHM, Rio Grande do Norte, 2015. P. 463 – 472.

CENTRO BRASILEIRO DE REFERÊNCIA EM PESQUISA SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. CREPHIMat, 2019. Anais de Congressos. Disponível em < http://www.crephimat.com/home>. Acesso em: 21 de dezembro de 2019.

MENDES. I. A. História da Matemática no ensino. 1ª Edição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

MENDES, I. A; CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática. 1ª Edição. Belém: SBHMat, 2016.

OLIVEIRA, ET AL. Equações do 2º grau em sala de aula: uma abordagem ao método de Viétè. In: Seminário Nacional de História da Matemática, 2013, Campinas. Anais do X SNHM, São Paulo, 2013. P. 1 – 11.

OLIVEIRA, ET AL. História e Educação Matemática: Uma experiência com o método da falsa posição. In: Seminário Nacional de História da Matemática, 2017, Itajubá. Anais do XII SNHM, Minas Gerais, 2017. P. 62 – 70.

TEIXEIRA, ET AL. Usando a história da matemática em curso de formação de professor: na didática da álgebra. In: Seminário Nacional de História da Matemática, 2015, Natal. Anais do XII SNHM, Minas Gerais, 2015. P. 857 – 863.

ZORZAN, A. S. L. Ensino-Aprendizagem: algumas tendências na educação matemática. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 8, n. 10, p. 77 – 93, Jun. 2007.

Downloads

Publicado

2021-06-05

Como Citar

DA COSTA DIAS, R. M.; DE VASCONCELOS FEIO MESSIAS, M. A.; BRANDEMBERG, J. C. O O PERFIL DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O OBJETO ‘EQUAÇÕES’ NO SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (2009 – 2019). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 06–24, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i21.3341. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3341. Acesso em: 11 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>