O QUE ESTUDANTES CONHECEM SOBRE LIMITE E CONTINUIDADE?” – UMA DISCUSSÃO SOBRE DIFERENTES COMPREENSÕES RELACIONADAS A ESSES CONCEITOS

Autores

  • Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias Universidade Federal do Pará
  • João Cláudio Brandemberg

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i15.854

Palavras-chave:

Compreensões. Limite de uma função. Continuidade de uma função.

Resumo

Objetivamos com esse trabalho levantar uma discussão sobre a multiplicidade de compreensões relativas aos conceitos de limite e continuidade de uma função. Para tanto, reunimos várias interpretações vinculadas a esses conceitos que têm sido destacadas em diferentes pesquisas. Em seguida, agrupamo-las de acordo com (i) a natureza do conceito de limite e as condições que garantem sua existência e (ii) a natureza do conceito de continuidade. A pluralidade de interpretações sobre esses conhecimentos, apontados em diferentes estudos, permitiram-nos traçar, nesse artigo, uma reflexão acerca dos conflitos cognitivos relacionados ao entendimento desses conceitos.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
486
Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202648
|

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

MESSIAS, M. A. de V. F.; BRANDEMBERG, J. C. O QUE ESTUDANTES CONHECEM SOBRE LIMITE E CONTINUIDADE?” – UMA DISCUSSÃO SOBRE DIFERENTES COMPREENSÕES RELACIONADAS A ESSES CONCEITOS. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 6–18, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i15.854. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/854. Acesso em: 18 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>