HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ATIVIDADES COM O TEODOLITO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/UVA PARA APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA

Autores

  • Maria Mailâne Vieira da Silva
  • Deisiane Linhares Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maria José Araújo Souza Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i12.27

Palavras-chave:

História da Matemática; Trigonometria; Educação Matemática.

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar uma atividade realizada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública no interior do Ceará, utilizando-se do ensino de Trigonometria e fazendo uma mediação com seus fatos históricos que resultaram no desenvolvimento desse campo da Matemática. O trabalho foi realizado no âmbito do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e buscou promover a construção de conhecimentos vinculados à Trigonometria, analisando as possibilidades de se inserir a História da Matemática no ensino dessa, a fim de sanar as dificuldades encontradas pelos discentes. Viu-se que essa veiculação pode se dar de várias formas, inclusive com atividades diferenciadas integrando a Matemática com as demais disciplinas, ou seja, fazendo-se uso da interdisciplinaridade, para dessa forma, colaborar com uma aprendizagem mais eficaz. Os estudantes foram encorajados a pesquisar, a explorar e interpretar conceitos Trigonométricos, principalmente por meio de atividades práticas, o que potencializa a assimilação desses conteúdos. Durante as atividades ocorreu à construção de um teodolito, instrumento usado na medição de distâncias inacessíveis, neste caso, utilizado para medir a altura da caixa d’água da escola em questão. Com a aplicação das atividades, os discentes mostraram maior interesse e aceitação pela Trigonometria, uma vez que a História da Matemática e a utilização de materiais manipuláveis tornaram o processo de ensino e aprendizagem mais interativo, construtivo e participativo, contribuindo assim, para desmistificar a ideia de que a Matemática é inatingível evidenciando sua utilização no dia a dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

SILVA, M. M. V. da; LIMA, D. L.; SOUZA, M. J. A. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ATIVIDADES COM O TEODOLITO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/UVA PARA APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 66–78, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v4i12.27. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/27. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.