NÚMERO Π

UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PEDAGÓGICA

Autores

  • Ayronn da Silva Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Alexandre Silva de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Kelvin Leysson Bulhões da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Paulo Henrique do Monte Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.219

Palavras-chave:

Número π, História da Matemática, Educação Matemática, Livros didáticos

Resumo

Diversos conteúdos na Matemática do Ensino Básico são abordados por alguns educadores de forma mecânica e superficial, onde o importante é o simples aprendizado de algoritmos e a utilização do que é ensinado para a resolução de problemas. Contudo, para a melhor formação do jovem cidadão, faz-se necessário uma abordagem mais reflexiva, de modo a proporcionar ao aluno uma perspectiva mais madura em relação aos conteúdos. Com relação ao número π, esta realidade não é diferente, vários educadores limitam o ensino desse tema a simples resolução de problemas, como por exemplo, os de trigonometria. Por conta disso, este documento relata um pouco do desenvolvimento do número π no decorrer da história, citando alguns matemáticos que contribuíram para a busca de uma maior precisão quanto as aproximações referentes a esse número desde os babilônios e egípcios, passando pelos estudos de Arquimedes e a popularização do símbolo π realizada por Leonhard Euler, chegando a utilização desse número nos computadores através do advento da tecnologia. Além disso, este documento busca fazer uma breve análise a respeito da abordagem histórica desse número em relação aos livros didáticos, discutindo a importância da presença de conteúdos históricos e de sua influência para com as aulas ministradas pelos professores do Ensino Básico. Discute-se ainda, a presença de disciplinas nas licenciaturas em Matemática das quais possam contribuir na formação docente de forma a possibilitar que esses futuros profissionais se sintam confortáveis ao lecionar utilizando esta Tendência da Educação Matemática. Para finalizar, o documento propõe uma atividade pedagógica para auxiliar o educador na introdução histórica desse tema, implicando aos alunos a terem uma nova perspectiva da importância do número π ao longo da história.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
630
Aug 25 '18Aug 28 '18Aug 31 '18Sep 01 '18Sep 04 '18Sep 07 '18Sep 10 '18Sep 13 '18Sep 16 '18Sep 19 '18Sep 22 '187.0
| |

Downloads

Publicado

2018-08-25

Como Citar

SANTOS, A. da S.; OLIVEIRA, A. S. de; SILVEIRA, K. L. B. da; BEZERRA, P. H. do M. NÚMERO Π: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PEDAGÓGICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 223–230, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.219. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/219. Acesso em: 28 abr. 2025.