NÚMERO Π

UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PEDAGÓGICA

Autores

  • Ayronn da Silva Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Alexandre Silva de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Kelvin Leysson Bulhões da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Paulo Henrique do Monte Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.219

Palavras-chave:

Número π, História da Matemática, Educação Matemática, Livros didáticos

Resumo

Diversos conteúdos na Matemática do Ensino Básico são abordados por alguns educadores de forma mecânica e superficial, onde o importante é o simples aprendizado de algoritmos e a utilização do que é ensinado para a resolução de problemas. Contudo, para a melhor formação do jovem cidadão, faz-se necessário uma abordagem mais reflexiva, de modo a proporcionar ao aluno uma perspectiva mais madura em relação aos conteúdos. Com relação ao número π, esta realidade não é diferente, vários educadores limitam o ensino desse tema a simples resolução de problemas, como por exemplo, os de trigonometria. Por conta disso, este documento relata um pouco do desenvolvimento do número π no decorrer da história, citando alguns matemáticos que contribuíram para a busca de uma maior precisão quanto as aproximações referentes a esse número desde os babilônios e egípcios, passando pelos estudos de Arquimedes e a popularização do símbolo π realizada por Leonhard Euler, chegando a utilização desse número nos computadores através do advento da tecnologia. Além disso, este documento busca fazer uma breve análise a respeito da abordagem histórica desse número em relação aos livros didáticos, discutindo a importância da presença de conteúdos históricos e de sua influência para com as aulas ministradas pelos professores do Ensino Básico. Discute-se ainda, a presença de disciplinas nas licenciaturas em Matemática das quais possam contribuir na formação docente de forma a possibilitar que esses futuros profissionais se sintam confortáveis ao lecionar utilizando esta Tendência da Educação Matemática. Para finalizar, o documento propõe uma atividade pedagógica para auxiliar o educador na introdução histórica desse tema, implicando aos alunos a terem uma nova perspectiva da importância do número π ao longo da história.

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Publicado

2018-08-25

Como Citar

SANTOS, A. da S.; OLIVEIRA, A. S. de; SILVEIRA, K. L. B. da; BEZERRA, P. H. do M. NÚMERO Π: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PEDAGÓGICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 223–230, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.219. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/219. Acesso em: 28 mar. 2024.