Licenciatura em Matemática e aspectos históricos de construção, legitimação e processos formativos da e para a docência: Revisão Integrativa de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.10696Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino de Matemática, Formação Inicial Docente, Licenciatura em MatemáticaResumo
Este texto consiste em apresentar a sistematização de produções científicas que enfatizam o curso de Licenciatura em Matemática como espaço de construção e legitimação de processos formativos da e para a docência, aludindo a suas características, peculiaridades e relações com a formação de professores para o ensino de Matemática. O desenvolvimento do estudo tomou como ponto de partida a pesquisa do tipo exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa com inicial revisão de literatura sobre o curso de Licenciatura em Matemática no contexto educacional brasileiro. Para a construção de dados, foi realizada revisão de literatura em pesquisas publicadas no Scientific Electronic Library Online (SCIELO), que tratam sobre Formação Inicial no Ensino de Matemática, com o recorte temporal compreendido entre os anos de 2012 a 2022. Os resultados apontam para múltiplas discussões teóricas sobre processos formativos de formação inicial para o Ensino de Matemática, que foram organizadas em três eixos de análise, a saber: Licenciatura em Matemática: percursos, práticas e desafios; Formação Inicial docente: pressupostos para o desenvolvimento profissional do professor e História da Educação Matemática: elementos e interfaces formativas. As pesquisas apontam abordagens epistemológicas relacionadas à História da Educação Matemática, à Licenciatura em Matemática e à Formação Inicial em Matemática, a partir de diferentes perspectivas sobre os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula para o desenvolvimento da aprendizagem matemática. Além disso, os estudos refletem e discutem aspectos relacionados à docência, os quais caminham diretamente para o diálogo sobre a formação de professores que deve acontecer a partir da articulação teoria e prática.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Shirley Patrícia Nogueira de Castro; GOMES, Maria Laura Magalhães. O processo de formação de professores no curso de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Montes Claros-MG (1968-1978). História da Educação, v. 21, p. 284-306, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2236-3459/65905. Acesso em: 14 dez. 2022.
ARAMAN, Eliane Maria de Oliveira; BATISTA, Irinéa de Lourdes. Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática. Bolema, v. 27, p. 1-30, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-636X20 13000100002. Acesso em: 25 nov. 2022.
ARAMAN, Eliane Maria de Oliveira; BATISTA, Irinéa de Lourdes. O Processo de Construção de Abordagens Históricas na Formação Interdisciplinar do Professor de Matemática. Bolema, v. 31, p. 380-407, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ 1980-4415v31n57a19. Acesso em: 12 dez. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BITTAR, Marilena; NOGUEIRA, Renato Gomes. Um estudo da criação e desenvolvimento de Licenciaturas em Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolema, v. 29, p. 263-283, 2015. Disponível em: https://doi.org/10. 1590/1980-4415v29n51a14. Acesso em: 11 jul. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC, 2019 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 23 dez. 2022.
COSTA, Bruno José Ferreira da; TENÓRIO, Thaís; TENÓRIO, André. A Educação Matemática no Contexto da Etnomatemática Indígena Xavante: um jogo de probabilidade condicional. Bolema, v. 28, p. 1095-1116, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a05. Acesso em: 11 jul. 2023.
COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da; POLONI, Marinês Yole. Percepções de concluintes de pedagogia sobre a formação inicial do professor para a docência de matemática. Bolema, v. 26, p. 1289-1314, 2012. Disponível em: https://doi.org/ 10.1590/S0103-636X2012000400009. Acesso em: 21 nov. 2022.
FIORENTINI, D. OLIVEIRA, A. T. C. C. O lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que Matemáticas e que práticas formativas? Bolema, vol.27, nº47, Rio Claro, SP, pp. 917-938, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400011. Acesso em: 11 jul. 2023.
FIORENTINI, Dario; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. O lugar das matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, v. 27, p. 917-938, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ S0103-636X2013000400011. Acesso em: 21 nov. 2022.
FLORES, Cláudia Regina. Descaminhos: potencialidades da arte com a educação matemática. Bolema, v. 30, p. 502-514, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ 1980-4415v30n55a10. Acesso em: 21 nov. 2022.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Maria Laura Magalhães. História da Educação Matemática, Formação de Professores a Distância e Narrativas Autobiográficas: dos sofrimentos e prazeres da tabuada. Bolema, v. 28, p. 820-840, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a18. Acesso em: 12 dez. 2022.
GOMES, Maria Laura Magalhães. Os 80 anos do primeiro curso de Matemática brasileiro: sentidos possíveis de uma comemoração acerca da formação de professores no Brasil. Bolema, v. 30, p. 424-438, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ 1980-4415v30n55a06. Acesso em: 11 jul. 2023.
GONÇALVES, Bruna Maria Vieira. LIMA, Francisco José de. Aprendizagem Docente e Desenvolvimento de Estratégias Metodológicas no Contexto do PIBID: reflexões sobre o GeoGebra como recurso para o ensino de funções. Bolema, 34 (68), 1056–1076. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n68a11. Acesso em: 22 out. 2022.
JUNQUEIRA, Sonia Maria da Silva; MANRIQUE, Ana Lúcia. Reformas curriculares em cursos de licenciatura de Matemática: intenções necessárias e insuficientes. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, p. 623-635, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ 1516-731320150030007. Acesso em: 07 dez. 2022.
JUNQUEIRA, Sonia Maria Silva; MANRIQUE, Ana Lúcia. Licenciatura em Matemática no Brasil: aspectos históricos de sua constituição. Revista Electrónica e Investigación en Educación en Ciencias, v. 8, n. 1, p. 42-51, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.54343/reiec.v8i1.130. Acesso em: 09 dez. 2022.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.
MOREIRA, Plinio Cavalcanti. 3+ 1 e suas (In) Variantes (Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática). Bolema, v. 26, p. 1137-1150, 2012. Disponível em: https://doi.org/10. 1590/S0103-636X2012000400003. Acesso em: 08 dez. 2022.
MOREIRA, Plinio Cavalcanti; FERREIRA, Ana Cristina. O lugar da matemática na licenciatura em matemática. Bolema, v. 27, p. 981-1005, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400014. Acesso em: 08 dez. 2022.
PACKER, AL. Os periódicos brasileiros e a comunicação da pesquisa nacional. Revista USP, vol. 86, p. 26-61, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036. v0i89p26-61. Acesso em: 23 dez. 2022.
PAZ, Mônica Lana da; FRADE, Cristina. A História de Nair: a força da identidade institucional para a permanência na docência em Matemática. Bolema, v. 30, p. 1260-1279, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a22. Acesso em: 25 nov. 2022.
PONTE, João Pedro. Investigar, ensinar e aprender. In: Actas. ProfMat, CD-ROM, p.
-23, Lisboa: APM, 2003. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~dpdias/2012/ MAT1500-3-Ponte%28Profmat%29.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.
RODRIGUES, Carla Gonçalves; SCHWANTZ, Josimara Wikboldt. Buracos negros na formação inicial de professores de matemática. Bolema, v. 30, p. 939-953, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a05. Acesso em: 21 nov. 2022.
SACHS, Línlya; ELIAS, Henrique Rizek. A formação matemática nos cursos de licenciatura em educação do campo. Bolema, v. 30, p. 439-454, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v30n55a07. Acesso em: 09 dez. 2022.
SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação (Bauru), v. 19, p. 89-111, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ S1516-73132013000100007. Acesso em: 14 dez. 2022.
SALVADOR, Heloisa Hernandez de Fontes; VILLELA, Lucia Maria Aversa. Dividindo Histórias e Opiniões: o produto de uma pesquisa em história da educação matemática. Bolema, v. 27, p. 547-562, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300014. Acesso em: 14 dez. 2022.
SILVA, Angélica da Fontoura Garcia; SERRAZINA, Maria de Lurdes; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça. Formação Continuada de Professores que Lecionam Matemática: desenvolvendo a prática reflexiva docente. Bolema, v. 28, p. 1505-1524, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a24. Acesso em: 23 nov. 2022.
SILVA, Elivelton Serafim; ANDRADE, Silvanio de. A Ótica do Professor Formador sobre a Integração das Tecnologias à Licenciatura em Matemática. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320 210006. Acesso em: 08 dez. 2022.
SILVA, Patricia Alves da. LIMA, Francisco José de. Interlocuções formativas no contexto da licenciatura em matemática: reflexões sobre os componentes curriculares para a formação e o desenvolvimento profissional docente. Revista Cocar. v.14 n.30 Set./Dez./ 2020 p. 1-20. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3002. Acesso em: 12 jul. 2023.
SOUZA, Leandro de Oliveira et al. Uma análise de significados da matemática para ingressantes de um curso de licenciatura. Educação e Pesquisa, v. 48, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248241471por. Acesso em: 07 dez. 2022.
TEIXEIRA, Bruno Rodrigo; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Desenvolvimento da identidade profissional de futuros professores de Matemática no âmbito da orientação de estágio. Bolema, v. 29, p. 658-680, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/nhF7CnNhwVWyx9VWtQjWpSJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 nov. 2022.
THOMÉ, Vinícius Weite; DURO, Mariana Lima; ANDRADE, Carina Loureiro. História da Análise Matemática e Desenvolvimento Cognitivo. Bolema, v. 34, p. 399-420, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a03. Acesso em: 14 dez. 2022.
VALENTE, Wagner Rodrigues. O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática. Bolema, v. 27, p. 939-953, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ S0103-636X2013000400012. Acesso em: 23 nov. 2022.
VILELA, Denise Silva. Tendência Profissionalizante da Universidade: o caso da licenciatura em matemática da UFSCar. Bolema, v. 27, p. 955-980, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400013. Acesso em: 07 dez. 2022.
ZUFFI, Edna Maura et al. Narrativas na Formação do Professor de Matemática: o caso da professora Atíria. Bolema, v. 28, p. 799-819, 2014. Disponível em: https://doi.org/ 10.1590/1980-4415v28n49a17. Acesso em: 21 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Andreia Gonçalves da Silva, Francisco José de Lima, Willian Frutuoso da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.