Mapeamento dos programas stricto sensu da Região Norte voltados para a formação de pesquisadores(as) que ensinam matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i28.9974

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino Superior, Pós-Graduação, Stricto Senso

Resumo

Este mapeamento consiste em uma investigação no campo da Educação Matemática com o objetivo de conhecer os programas de mestrados e doutorados existentes na Região Norte e relacionados na Área de Ensino da Capes. Nesse sentido, verifica-se como estão distribuídos os Programas de Pós-Graduação (PPG) que buscam a formação de pesquisadores com foco no ensino e na aprendizagem matemática na Região Norte do Brasil. Para isso, capturaram-se e analisaram-se dados da Plataforma Sucupira em março e abril de 2022, compreendendo esses programas ‒ cujas informações foram sintetizadas em quadros e gráficos ‒ e suas modalidades de atuação, fossem eles em caráter acadêmico ou profissional. Os dados levantados foram analisados na perspectiva do mapeamento de pesquisa. A busca inicial resultou em 282 programas na Região Norte, e, posteriormente, em uma busca refinada com foco na área de ensino, reduziu-se esse número para 13 PPG ‒ dois deles com forte atuação na formação de professores na Região Norte, por estarem consolidados como programas há alguns anos em seus respectivos estados, Amazonas e Pará. O estudo apresenta o cenário atual envolvendo os programas na Região Norte, pequeno se comparado com as regiões Sul e Sudeste. Porém, é percebido um crescimento e fortalecimento desses programas desde o início das expansões das Instituições de Ensino Superior na virada do milênio e muitos deles são voltados para a Educação Matemática, principalmente na área de ensino de Ciências e Matemática, e, assim, podem atender à demanda principal de qualificação da Região Norte nos cursos de Pedagogia e Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Douglas Silva Fonseca, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2004), Mestrado em Educação pela mesma instituição (2009) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) e com período de estudos com período na modalidade sanduíche pela Rutgers University Newark (2018) como bolsistas CAPES/PDSE durante todo o doutorado, além de ser Psicoterapeuta (2019) pelo Instituto HUNUM e Pedagogo (2020) pela Claretiano Centro Universitário. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de Licenciatura em Matemática no campus de Araguaína desde 2010 e atualmente este campus está se tornando campus da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Leciona as disciplinas de Estágio Supervisionado 1, 2 e 3, Laboratório de Ensino de Matemática, Políticas Públicas, TDIC, Fundamentos da Educação Inclusiva, TCC 1 e 2 e disciplinas do Ensino Básico de Matemática em geral além da disciplina de Matemática Básica e de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática para o curso de Pedagogia de Tocantinópolis (Professor voluntário). Na Especialização em Educação Matemática, ministra a disciplina Mídias Educacionais e Redes Sociais na Educação. É docente do Mestrado Profissional de Matemática de Araguaína (ProfMat). Atualmente é Coordenador da Especialização em Educação Matemática do Campus de Araguaína, além de ser o idealizador e um dos fundadores e primeiro Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Tocantins (SBEM-TO) gestão 2019-2022. Ex-bolsista como Formador do PARFOR (2011 a 2014), da coordenação de área do PIBID (2014 a 2015 e de 2021 até 2022), e da EAD na Licenciatura em Matemática no campus de Arraias (2018 a 2021). Foi Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática de (2013 a 2015) e Coordenador Substituto (2019 a 2020). Atualmente está afastado para realizar pós doutorado na UFRRJ. 

Marcelo Almeida Bairral, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professor titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Licenciado (1990) e especialista (1992) em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1996), doutor em Educação Matemática pela Universidade de Barcelona (2002) e pós-doutor em Educação Matemática pela Rutgers University (Newark, EUA, 2007) e pela Universidade de Turin (Itália, 2012). Preside o Gepem desde 2003 e é o editor do Boletim Gepem. Fundador (em 1999) e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas da TIC em Educação Matemática (www.gepeticem.ufrrj.br). Editor associado do Journal of Research in Mathematics Education (REDIMAT). Foi coordenador e atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc). É também professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT). Atua em educação matemática nos seguintes temas: interações em ambientes virtuais, tecnologias e formação de professores, aprendizagem matemática em dispositivos móveis com toques em tela, inovações curriculares em geometria. Foi coordenador do GT19 (Educação Matemática) da ANPEd e membro da coordenação do GT6 (Ed. Matemática, Tecnologias Digitais e EaD) da SBEM. Desde julho de 2013 integra a Comissão internacional para melhoria do ensino e da aprendizagem de matemática (CIEAEM). Foi Presidente da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 17.jul./2019 a 17.jul./2022. Foi coordenador do grupo temático-49 (Distance Learning, E-Learning, and Blended Learning of Mathematics) do ICME-14 (Shangai (jul./2021). Membro do CA-Educação/CNPq.

Referências

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda., 2008.

GONCALVES, T. O.; SILVA, I. M. da. Mapeamento de pesquisas da Região Norte sobre o professor que ensina Matemática: principais tendências. In: FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. de. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 ‒ 2012. Campinas: FE/Unicamp, 2016. p. 293-318.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. de. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 ‒ 2012. Campinas: FE/UNICAMP, 2016.

Downloads

Publicado

2023-01-20

Como Citar

FONSECA, D. S.; BAIRRAL, M. A. Mapeamento dos programas stricto sensu da Região Norte voltados para a formação de pesquisadores(as) que ensinam matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 28, p. 1–12, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i28.9974. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9974. Acesso em: 20 abr. 2024.