A didática na formação do professor que ensina Matemática: construções e perspectivas vislumbradas em anais do ENDIPE e da ANPED (2010-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i27.7947

Palavras-chave:

Didática, Formação Inicial Docente, Educação Matemática, Aprendizagem

Resumo

Este estudo consistiu na sistematização da primeira parte de um projeto de pesquisa, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC) 2020/2021, “O lugar curricular da Didática na formação inicial de professores: concepções, saberes e práticas”, e teve por finalidade identificar a produção de pesquisas que enfatizam a importância da Didática na formação de professores. Ancorado em pressupostos da abordagem qualitativa e de natureza básica, o trabalho caracterizou-se como descritivo. Quanto aos procedimentos, tratou-se de estudo do tipo Estado do Conhecimento, no qual o foco foi a análise de Anais do Encontro Nacional de Didática e Prática e Ensino (ENDIPE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), com o recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 a 2019. A análise dos dados permitiu observar que o campo da Educação Matemática apresenta especificidades de duas áreas do conhecimento: Matemática e Educação, e aborda pressupostos para o ensino de Matemática na perspectiva de desenvolvimento cognitivo do aluno. Além disso, verificou-se que o percurso da formação inicial de professores é composto por obstáculos, aprendizagens, desafios e insegurança. Esse percurso proporciona aos futuros professores adquirir habilidades e conhecimentos em virtude de sua profissão, bem como compreender de maneira profunda seu campo de atuação. Ademais, a Didática é um componente curricular norteador para/na formação inicial docente, por estudar os processos de ensino e aprendizagem, com o propósito de orientar o trabalho pedagógico em sala de aula, as estratégias de ensino, o planejamento e execução de aulas.

 

[1] O lugar curricular da Didática na formação inicial de professores: concepções, saberes e práticas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréia Gonçalves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro.

Francisco José de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) atuando no campus Cedro. Possui Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2000). Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina (2006). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2013) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) Núcleo: Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Educação e Gestão Escolar, atuando principalmente na área de formação inicial de professores de matemática, trabalhando com Didática Educacional; Estrutura e Funcionamento do Ensino; Estágio Supervisionado; Currículos e Programas; Metodologia da Pesquisa Educacional e tem interesse nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores; Saberes e profissão docente e Aprendizagem da docência. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem junto ao CNPq e certificado pelo IFCE. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5758-5159

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BAIRRAL, Marcelo Almeida. Licenciandos em matemática analisando o comportamento de pontos notáveis de um triângulo em um ambiente virtual com Geogebra. Anais 37ª Reunião Nacional da ANPEd. Disponível em: Erro! A referência de hiperlink não é válida.. Acesso em: 14 nov. 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 08 jul. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 jul. 2021.

BERTANI, Januária Araújo. Algumas discussões sobre a formação docente em matemática e a história da didática nas licenciaturas em matemática da Bahia (1940-1960). Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/ modulos/consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=100058.pdf >. Acesso em: 07 jun. 2021.

BICUDO, M. A. V. Educação Matemática: um ensaio sobre concepções a sustentarem sua prática pedagógica e produção de conhecimento. In: FLORES, R. F.; CASSIANI, S. (Org.) Tendências Contemporâneas nas Pesquisas em Educação Matemática e Científica: sobre linguagens e práticas culturais. Campinas: Mercado das Letras, 2013, p. 17-40.

DUARTE, Joaquina Roger Gonçalves. Uma experiência de formação continuada de professores: a formação de rede. Anais 35ª Reunião ANPEd, 2012. Disponível em: <https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08-1916_int.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2021.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”, Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 23, n. 79, 2002, p. 257.

COSTA, Angelina Carlos. O contexto histórico da didática. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/modulos/consulta& relatorio/rel_download.asp?nome=96780.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2020.

CRUZ, Lorames Bispo dos Santos. Contribuições da prática docente para a autonomia do educando na educação infantil. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/modulos/consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=99900.pdf >. Acesso em: 11 jan. 2021.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

FREITAS, Erika Rodrigues de; DANTAS, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto. A importância do Pedagogo da equipe especializada de apoio à aprendizagem (EEAA) na didática e na Prática Pedagógica das escolas da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/ modulos/consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=97794.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2021.

GOMES, Suzana dos Santos. Didática, práticas docentes e o uso das tecnologias no ensino superior: saberes em construção. Anais 37ª Reunião ANPEd, 2015. Disponível em: <https://anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt04-3905.pdf >. Acesso em: 08 jan.2021.

JESUS, Cristina Cirino de; CYRINO Márcia Cristina de Costa Trindade. Formação de professores que ensinam matemática: um repensar da prática pedagógica por meio da análise de tarefas matemáticas. Anais 37ª Reunião ANPEd. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2021.

KNIJNIK, Gelsa; JUNGES, Débora de Lima Velho. Educação matemática e relação família-escola: um estudo no âmbito do “dever de casa”. Anais 36ª Reunião ANPEd, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt19_ trabalhos_pdfs/gt19_2763_texto.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2021.

LIMA, Francisco José; GONÇALVES, Brenda MariaVieira. Abordagens e reflexões sobre o PIBID Matemática em produções publicadas em periódicos do campo educacional. RIPEM, v. 10, n. 3, 2020 pp.84-98. Disponível em: http://sbem.iuri0094. hospedagemdesites.ws/revista/index.php/ripem/issue/view/174. Acesso em: 10 jul. 2021.

LIMA, Francisco José; SILVA, Patrícia Alves da. Interlocuções formativas no contexto da licenciatura em matemática: reflexões sobre os componentes curriculares para a formação e o desenvolvimento profissional docente. Revista Cocar. v.14 n.30 set./dez./ 2020 p. 1-20. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/ 3002. Acesso em: 02 jun. 2021.

LOSS, Adriana Salete. Didática e formação de professores: entre as distorções de conceito. Anais 38ª Reunião ANPEd, 2017. Disponível em: . Acesso em: 07 jun. 2021.

MALLAT, Juliana Domit; GEHRKE, Marcos. Formação de professores no/do campo e a didática por área do Conhecimento. Anais do XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/ modulos/consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=97032.pdf>. Acesso: 07 jun.2021.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; MANRIQUE, Ana Lúcia. Que representações professores que ensinam matemática possuem sobre o fenômeno da deficiência? Anais 36ª Reunião ANPEd, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/ pdfs_ trabalhos_aprovados/gt19_trabalhos_pdfs/gt19_3046_texto.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2021.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014.

OLIVEIRA, Ana Tereza de; FIORENTINI, Dario. O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática. Anais 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt19-4183.pdf. Acesso em: 11 nov. 2020

OLIVEIRA, Cláudio José de. As contribuições do PIBID para a formação docente de professores que ensinam matemática. Anais 36ª Reunião ANPEd, 2013. Disponível em:<https://anped.org.br/sites/default/files/gt19_2735_texto.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2021.

PONTE, João Pedro. Investigar, ensinar e aprender. In: Actas. ProfMat, CD-ROM, p. 01-23, Lisboa: APM, 2003.

PIRES, Nair; FREITAS, Gleiciara Magalhães. Os trabalhos em grupos como estratégia de ensino na prática docente. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível: . Acesso em: 11 mar. 2021.

RODRIGUES, Amanda de Sousa Alves. A importância da didática para a educação Domiciliar: realidades e perspectivas. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/modulos/consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=100072.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2021.

ROTONDO, Margareth A. Sacramento. Matemática: tensão entre pensamento e formação. Anais 37ª Reunião ANPEd, 2015. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2021.

SANTANA, Vaniza Sezinando, OLIVEIRA, Tatiana Laiz Freitas Fonseca, FEDEL Thiago. Formação continuada da docência e mudança nas concepções paradigmáticas na educação. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: . Acesso em: 07 jun. 2021

SANTOS, Daniele Santana; ARAÚJO, Ginaldo Cardoso de. Didática e desenvolvimento profissional: percepções de professores iniciantes sobre o percurso formativo na licenciatura. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2021.

SANTOS, Solange Mary Moreira; BORGES, Heloísa Barretto. Formação de professores em contextos de diversidade: perspectivas. Anais do XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, ENDIPE, 2018. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2021.

SILVA, Anne Patrícia Pimentel Nascimento da; SOUZA, Roberta Teixeira de; VASCONCELOS, Vera Maria Ramos de. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set.-dez. 2020.

SILVA, Tânia Maria da; BOSCO, Cláudia Starling. Narrativas docentes acerca da escolha de materiais didáticos. Anais do XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, ENDIPE, 2018. Disponível em: http://www.xixendipe.ufba.br/modulos/ consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=99757.pdf. Acesso: 30 mar. 2022.

SILVA, Edileuza Fernandes da. A didática nas perspectivas de licenciandos: da fórmula mágica à mediação entre teoria-prática. Anais 38ª Reunião ANPEd, 2017. Disponível em: <http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho _38anped_2017_ GT04_86.pdf>. Acesso em 06 jan. 2021.

SILVA, Kátia Maria Abreu da; SOUSA, Janaene Leandro de. A formação dos pedagogos para o ensino de matemática no método do IAB no município de boa vista-RR. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/ modulos/consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=96977.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2021.

SILVA. Sandra Regina T. de Freitas; MACHADO, Enéas Machado, SANTOS, Marli dos Reis dos Santos. Implicações da didática nas práticas pedagógicas com projetos: ressignificando o ensinar e o aprender. Anais do XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/ modulos/consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=99915.pdf>. Acesso: 30 mar. 2022.

SOARES, Adriany Thachter Castro. Didática e educação inclusiva no if baiano. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/modulos/ consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=100277.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2021.

SOUZA, Géssica Bruna Bahia de; SANTOS, Claudiene dos. O jogo no ensino e na aprendizagem da matemática. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: . Acesso em: 07 jun. 2021.

STANO, Rita de Cássia M. T. A inserção do compartilhamento de saberes-fazeres docentes na didática ampliando a formação pedagógica. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/modulos/consulta&relatorio/ rel_download.asp?nome=97158.pdf>. Acesso em 07 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

SILVA, A. G. da; LIMA, F. J. de. A didática na formação do professor que ensina Matemática: construções e perspectivas vislumbradas em anais do ENDIPE e da ANPED (2010-2019). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 27, p. 1–19, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i27.7947. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7947. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.