A didática na formação do professor que ensina Matemática: construções e perspectivas vislumbradas em anais do ENDIPE e da ANPED (2010-2019)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i27.7947Palavras-chave:
Didática, Formação Inicial Docente, Educação Matemática, AprendizagemResumo
Este estudo consistiu na sistematização da primeira parte de um projeto de pesquisa, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC) 2020/2021, “O lugar curricular da Didática na formação inicial de professores: concepções, saberes e práticas”, e teve por finalidade identificar a produção de pesquisas que enfatizam a importância da Didática na formação de professores. Ancorado em pressupostos da abordagem qualitativa e de natureza básica, o trabalho caracterizou-se como descritivo. Quanto aos procedimentos, tratou-se de estudo do tipo Estado do Conhecimento, no qual o foco foi a análise de Anais do Encontro Nacional de Didática e Prática e Ensino (ENDIPE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), com o recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 a 2019. A análise dos dados permitiu observar que o campo da Educação Matemática apresenta especificidades de duas áreas do conhecimento: Matemática e Educação, e aborda pressupostos para o ensino de Matemática na perspectiva de desenvolvimento cognitivo do aluno. Além disso, verificou-se que o percurso da formação inicial de professores é composto por obstáculos, aprendizagens, desafios e insegurança. Esse percurso proporciona aos futuros professores adquirir habilidades e conhecimentos em virtude de sua profissão, bem como compreender de maneira profunda seu campo de atuação. Ademais, a Didática é um componente curricular norteador para/na formação inicial docente, por estudar os processos de ensino e aprendizagem, com o propósito de orientar o trabalho pedagógico em sala de aula, as estratégias de ensino, o planejamento e execução de aulas.
[1] O lugar curricular da Didática na formação inicial de professores: concepções, saberes e práticas
Downloads
Métricas
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BAIRRAL, Marcelo Almeida. Licenciandos em matemática analisando o comportamento de pontos notáveis de um triângulo em um ambiente virtual com Geogebra. Anais 37ª Reunião Nacional da ANPEd. Disponível em: Erro! A referência de hiperlink não é válida.. Acesso em: 14 nov. 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 08 jul. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 jul. 2021.
BERTANI, Januária Araújo. Algumas discussões sobre a formação docente em matemática e a história da didática nas licenciaturas em matemática da Bahia (1940-1960). Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/ modulos/consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=100058.pdf >. Acesso em: 07 jun. 2021.
BICUDO, M. A. V. Educação Matemática: um ensaio sobre concepções a sustentarem sua prática pedagógica e produção de conhecimento. In: FLORES, R. F.; CASSIANI, S. (Org.) Tendências Contemporâneas nas Pesquisas em Educação Matemática e Científica: sobre linguagens e práticas culturais. Campinas: Mercado das Letras, 2013, p. 17-40.
DUARTE, Joaquina Roger Gonçalves. Uma experiência de formação continuada de professores: a formação de rede. Anais 35ª Reunião ANPEd, 2012. Disponível em: <https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08-1916_int.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2021.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”, Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 23, n. 79, 2002, p. 257.
COSTA, Angelina Carlos. O contexto histórico da didática. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/modulos/consulta& relatorio/rel_download.asp?nome=96780.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2020.
CRUZ, Lorames Bispo dos Santos. Contribuições da prática docente para a autonomia do educando na educação infantil. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/modulos/consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=99900.pdf >. Acesso em: 11 jan. 2021.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
FREITAS, Erika Rodrigues de; DANTAS, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto. A importância do Pedagogo da equipe especializada de apoio à aprendizagem (EEAA) na didática e na Prática Pedagógica das escolas da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/ modulos/consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=97794.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2021.
GOMES, Suzana dos Santos. Didática, práticas docentes e o uso das tecnologias no ensino superior: saberes em construção. Anais 37ª Reunião ANPEd, 2015. Disponível em: <https://anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt04-3905.pdf >. Acesso em: 08 jan.2021.
JESUS, Cristina Cirino de; CYRINO Márcia Cristina de Costa Trindade. Formação de professores que ensinam matemática: um repensar da prática pedagógica por meio da análise de tarefas matemáticas. Anais 37ª Reunião ANPEd. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2021.
KNIJNIK, Gelsa; JUNGES, Débora de Lima Velho. Educação matemática e relação família-escola: um estudo no âmbito do “dever de casa”. Anais 36ª Reunião ANPEd, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt19_ trabalhos_pdfs/gt19_2763_texto.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2021.
LIMA, Francisco José; GONÇALVES, Brenda MariaVieira. Abordagens e reflexões sobre o PIBID Matemática em produções publicadas em periódicos do campo educacional. RIPEM, v. 10, n. 3, 2020 pp.84-98. Disponível em: http://sbem.iuri0094. hospedagemdesites.ws/revista/index.php/ripem/issue/view/174. Acesso em: 10 jul. 2021.
LIMA, Francisco José; SILVA, Patrícia Alves da. Interlocuções formativas no contexto da licenciatura em matemática: reflexões sobre os componentes curriculares para a formação e o desenvolvimento profissional docente. Revista Cocar. v.14 n.30 set./dez./ 2020 p. 1-20. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/ 3002. Acesso em: 02 jun. 2021.
LOSS, Adriana Salete. Didática e formação de professores: entre as distorções de conceito. Anais 38ª Reunião ANPEd, 2017. Disponível em: . Acesso em: 07 jun. 2021.
MALLAT, Juliana Domit; GEHRKE, Marcos. Formação de professores no/do campo e a didática por área do Conhecimento. Anais do XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/ modulos/consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=97032.pdf>. Acesso: 07 jun.2021.
MOREIRA, Geraldo Eustáquio; MANRIQUE, Ana Lúcia. Que representações professores que ensinam matemática possuem sobre o fenômeno da deficiência? Anais 36ª Reunião ANPEd, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/ pdfs_ trabalhos_aprovados/gt19_trabalhos_pdfs/gt19_3046_texto.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2021.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014.
OLIVEIRA, Ana Tereza de; FIORENTINI, Dario. O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática. Anais 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt19-4183.pdf. Acesso em: 11 nov. 2020
OLIVEIRA, Cláudio José de. As contribuições do PIBID para a formação docente de professores que ensinam matemática. Anais 36ª Reunião ANPEd, 2013. Disponível em:<https://anped.org.br/sites/default/files/gt19_2735_texto.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2021.
PONTE, João Pedro. Investigar, ensinar e aprender. In: Actas. ProfMat, CD-ROM, p. 01-23, Lisboa: APM, 2003.
PIRES, Nair; FREITAS, Gleiciara Magalhães. Os trabalhos em grupos como estratégia de ensino na prática docente. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível: . Acesso em: 11 mar. 2021.
RODRIGUES, Amanda de Sousa Alves. A importância da didática para a educação Domiciliar: realidades e perspectivas. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/modulos/consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=100072.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2021.
ROTONDO, Margareth A. Sacramento. Matemática: tensão entre pensamento e formação. Anais 37ª Reunião ANPEd, 2015. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2021.
SANTANA, Vaniza Sezinando, OLIVEIRA, Tatiana Laiz Freitas Fonseca, FEDEL Thiago. Formação continuada da docência e mudança nas concepções paradigmáticas na educação. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: . Acesso em: 07 jun. 2021
SANTOS, Daniele Santana; ARAÚJO, Ginaldo Cardoso de. Didática e desenvolvimento profissional: percepções de professores iniciantes sobre o percurso formativo na licenciatura. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2021.
SANTOS, Solange Mary Moreira; BORGES, Heloísa Barretto. Formação de professores em contextos de diversidade: perspectivas. Anais do XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, ENDIPE, 2018. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2021.
SILVA, Anne Patrícia Pimentel Nascimento da; SOUZA, Roberta Teixeira de; VASCONCELOS, Vera Maria Ramos de. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set.-dez. 2020.
SILVA, Tânia Maria da; BOSCO, Cláudia Starling. Narrativas docentes acerca da escolha de materiais didáticos. Anais do XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, ENDIPE, 2018. Disponível em: http://www.xixendipe.ufba.br/modulos/ consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=99757.pdf. Acesso: 30 mar. 2022.
SILVA, Edileuza Fernandes da. A didática nas perspectivas de licenciandos: da fórmula mágica à mediação entre teoria-prática. Anais 38ª Reunião ANPEd, 2017. Disponível em: <http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho _38anped_2017_ GT04_86.pdf>. Acesso em 06 jan. 2021.
SILVA, Kátia Maria Abreu da; SOUSA, Janaene Leandro de. A formação dos pedagogos para o ensino de matemática no método do IAB no município de boa vista-RR. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/ modulos/consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=96977.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2021.
SILVA. Sandra Regina T. de Freitas; MACHADO, Enéas Machado, SANTOS, Marli dos Reis dos Santos. Implicações da didática nas práticas pedagógicas com projetos: ressignificando o ensinar e o aprender. Anais do XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/ modulos/consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=99915.pdf>. Acesso: 30 mar. 2022.
SOARES, Adriany Thachter Castro. Didática e educação inclusiva no if baiano. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/modulos/ consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=100277.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2021.
SOUZA, Géssica Bruna Bahia de; SANTOS, Claudiene dos. O jogo no ensino e na aprendizagem da matemática. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: . Acesso em: 07 jun. 2021.
STANO, Rita de Cássia M. T. A inserção do compartilhamento de saberes-fazeres docentes na didática ampliando a formação pedagógica. Anais do XIX ENDIPE, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/modulos/consulta&relatorio/ rel_download.asp?nome=97158.pdf>. Acesso em 07 jun. 2021.