A importância da monitoria de ensino em Cálculo I para a constituição da identidade docente em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10020

Palavras-chave:

Identidade docente, Monitoria de Ensino, Cálculo I, Futuros Professores de Matemática

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados do processo de monitoria, na disciplina de Cálculo I, realizada por um estudante, do curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Que investigou as contribuições da monitoria de ensino em Cálculo I para a constituição da identidade docente e o desenvolvimento inicial de futuros professores de Matemática. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, em um estudo de caso. Para tanto, utilizamos a técnica de entrevista semiestruturada, com a participação de um monitor da disciplina de Cálculo I, via formato virtual, em consequência da Pandemia causada pela COVID-19 em 2021. A escolha do participante foi devido à identificação de algumas características: a sua maturidade com as operações que envolvem o Cálculo I, II, III e IV; o modo como se relaciona com os professores e estudantes; a sua habilidade para dialogar sobre suas experiências vivenciadas durante a passagem pela monitoria, a utilização do software GeoGebra para ampliar a compreensão dos conteúdos durante a monitoria. Para a análise e compreensão dos dados, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo. A análise dos dados mostrou que Arquimedes se apropriou de novos saberes da docência em sua formação inicial, adquiriu conhecimentos necessários para lidar com as dificuldades dos conteúdos, constituiu suas identidades a partir das autocompreensões de suas experiências. Portanto, é importante destacar que a monitoria de ensino colabora com a formação de saberes e conhecimentos necessários à iniciação docente, visto que permite a interlocução entre aluno e professor na sala de aula, a integração de metodologias apropriadas que favorecem a aprendizagem dos estudantes e possibilita a experimentação de conhecimentos relevantes à estruturação de novas práticas que ajudam a constituir a identidade docente em Matemática.

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Biografia do Autor

José Cirqueira Martins Júnior, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possui graduação em Matemática (UESPI - 2002), Especialização em Cálculo e Estatística (UFLA - 2005) e Mestrado em Educação Matemática (UFOP - 2015). É professor e pesquisador do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) campus IX em Barreiras (BA). Atua nas disciplinas de Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Euclidiana, Geometria Analítica, Estruturas Algébricas, Análise Real, Software Matemático, Pesquisa Qualitativa e Didática da Matemática. Desenvolve projetos de pesquisa voltados ao ensino e aprendizagem com o uso de Softwares Matemáticos, o uso da representação semiótica no ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Pesquisa Matemática e Aprendizagem de Professores.

Weberson Sousa Anjos, Professor da Secretaria Estadual do Estado da Bahia (SEC-BA).

Mestrado em Matemática em andamento pelo PROFMAT-UFOB e pós graduando em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFBA. Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia(UNEB), com especialização em Ensino de Matemática concluida pela Faculdade Venda Nova do Imigrante do grupo FAVENI. Foi integrante do programa institucional de iniciação a docência( PIBID), participou como estagiário remunerado do Instituto Euvaldo Lodi(IEL) pelo grupo Fieb, prestou serviços como monitor de extensão e ensino na UNEB em disciplinas de nível superior, atuou como monitor/professor do programa Universidade para Todos(UPT) em 2019, 2020 e 2021 na Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é professor da secretaria de educação do estado da Bahia e da rede privada de ensino em Barreiras (BA).

Simone Leal Souza Coité, Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2017); Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2011). Especialista em Gestão e Planejamento Educacional, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2007); Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2004). Professora Adjunta, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com atuação na Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática (UNEB). Membro do Conselho Editorial da Editora da UNEB (EDUNEB). Presidente da Câmara de Ensino do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UNEB). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, de março de 2014 a dezembro de 2018. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Oeste da Bahia (PPGE/UFOB), na linha de Pesquisa Ensino e Prática Pedagógica. Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFOB. Vice Coordenadora/Membro do grupo de pesquisa: EDUCATIO - Políticas Públicas e Gestão da Educação (UNEB) e do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Currículo (UNEB). Secretária Municipal de Educação, de janeiro de 2005 a maio de 2007. Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), 2010 a 2013. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo e Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo; avaliação educacional; formação docente; políticas educacionais; práticas pedagógicas; coordenação pedagógica e axiologia educacional.

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Publicado

2023-08-22

Como Citar

MARTINS JÚNIOR, J. C.; ANJOS, W. S.; COITÉ, S. L. S. A importância da monitoria de ensino em Cálculo I para a constituição da identidade docente em Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 29, p. 01–19, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i29.10020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10020. Acesso em: 3 maio. 2024.