A formação inicial e a inserção profissional dos egressos do curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e9799

Palavras-chave:

Egressos, Curso de Pedagogia, Inserção Profissional, Trabalho Docente, Formação

Resumo

Este artigo vincula-se à pesquisa intitulada A inserção profissional das egressas do curso de Pedagogia frente às demandas do mundo do trabalho, a qual buscou desvelar como vem ocorrendo a inserção profissional de egressas do curso de Pedagogia de uma Universidade Pública diante da lógica instituída no mercado de trabalho. Adota a pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa e utiliza a análise documental das regulamentações do curso e da legislação da carreira docente. Os dados empíricos foram coletados via questionários direcionados aos egressos do curso de Pedagogia e as análises foram sustentadas por referenciais crítico-dialéticos. Participaram da pesquisa 275 pessoas que concluíram o curso no período de 2011 a 2019, das quais 77,5% trabalham nos espaços educacionais. Esse dado indica que, apesar dos desafios impostos pelo mundo do trabalho, os egressos do curso de Pedagogia insistem na profissão docente.

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Biografia do Autor

Tamara Vanessa Zulcowski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão. Especialização em Alfabetização e Letramento e em Gestão Escolar: administração, orientação e supervisão, pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais - IPEMIG. Atualmente é mestranda em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão.

Ângela Maria Silveira Portelinha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Curso de Pedagogia e do PPGE da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus de Francisco Beltrão. Líder do Grupo de Pesquisa "Educação Superior, Formação e Trabalho Docente" (GESFORT). Doutora em Educação. Professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Francisco Beltrão.

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Publicado

2023-05-03

Como Citar

ZULCOWSKI, T. V.; PORTELINHA, Ângela M. S. A formação inicial e a inserção profissional dos egressos do curso de Pedagogia. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e9799, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e9799. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/9799. Acesso em: 27 abr. 2024.