O processo de formação de professores/as de Educação Física e a Política de Assistência Estudantil: estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e9522Palavras-chave:
Política de Assistência Estudantil, Formação de Professores, Educação FísicaResumo
Esta investigação visa analisar o estado do conhecimento das Políticas de Assistência Estudantil brasileiras durante o processo de formação de professores/as de Educação Física sob a perspectiva da produção em Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Por meio da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, procedeu-se à busca de teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação vinculados às áreas de Educação, Educação Física e Serviço Social publicadas entre 2011 e 2021. Os materiais selecionados foram problematizados à luz do materialismo histórico-dialético. Os resultados revelaram a ausência de teses e/ou dissertações na área da Educação Física que contemplem a Política de Assistência Estudantil no processo de formação de professores/as. Por outro lado, as investigações reforçam a Assistência Estudantil como um mecanismo garantidor da permanência de estudantes economicamente menos
favorecidos/as, além de figurar como elemento protagonista na valorização da profissão docente.
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Referências
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