O processo de formação de professores/as de Educação Física e a Política de Assistência Estudantil: estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e9522Palavras-chave:
Política de Assistência Estudantil, Formação de Professores, Educação FísicaResumo
Esta investigação visa analisar o estado do conhecimento das Políticas de Assistência Estudantil brasileiras durante o processo de formação de professores/as de Educação Física sob a perspectiva da produção em Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Por meio da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, procedeu-se à busca de teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação vinculados às áreas de Educação, Educação Física e Serviço Social publicadas entre 2011 e 2021. Os materiais selecionados foram problematizados à luz do materialismo histórico-dialético. Os resultados revelaram a ausência de teses e/ou dissertações na área da Educação Física que contemplem a Política de Assistência Estudantil no processo de formação de professores/as. Por outro lado, as investigações reforçam a Assistência Estudantil como um mecanismo garantidor da permanência de estudantes economicamente menos
favorecidos/as, além de figurar como elemento protagonista na valorização da profissão docente.
Downloads
Referências
ANDRADE, F. R. B.; LOPES, L. F. Assistência estudantil e formação de professores no IFCE: um elo possível?. Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 50, p. 293-305, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/29383/21625. Acesso em: 12 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.29383
ASSIS, A. C. L. et al. As políticas de assistência estudantil: experiências comparadas em universidades públicas brasileiras. Revista GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 4, p. 125-146, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2013v6n4p125. Acesso em: 11 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p125
BETZEK, S. B. F. Avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES na UTFPR Câmpus Medianeira Marília. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2015.
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 25 abr. 2007.
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - Pnaes. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 jul. 2010.
BRASIL. Lei nº 13.467, de 14 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis nºs 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho
de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 jul. 2017.
CARVALHO, E. F. C. A expansão da educação superior na UFMA (2010-2014) no contexto do Reuni. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.
CASTRO, L. P. V. Evasão escolar no ensino superior: um estudo nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus Cascavel. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2013.
CHAVES, H. L. A.; GEHLEN, V. R. F. Estado, políticas sociais e direitos sociais: descompasso do tempo atual. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 135, p. 290-307, 2019. DOI https://doi.org/10.1590/0101-6628.179. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-6628.179
COSTA, G. B. A. Cartografias do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Geografia no Brasil: o desenho da política pública e seus saberes. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.
FERREIRA, L.; BARROS, R. M. O. Uma análise do discurso do aluno trabalhador acerca de sua evasão: caso específico do curso de Matemática da UEM. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, p. 1-26, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e171043.pdf. Acesso em: 11 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698171043
FRANCISCO, M. V. Descompasso na formação de professores em Educação Física no contexto brasileiro. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 195-214, 2013. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2706. Acesso em: 27 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2706
GIMENES, C. I. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e a formação de professores de Ciências Naturais: possibilidade para a práxis na formação inicial?. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
GÓMEZ, M. R. F. Políticas de permanência estudantil na educação superior contemporânea: a experiência da UTFPR – Câmpus Medianeira. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019.
GONÇALVES, M. S. N. Gênero e formação docente: análise da formação das mulheres do campo do curso de licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2019.
JESUS, J. M. Efeitos do Pibid nos cursos de licenciatura do Campus Professor Alberto Carvalho/UFS: estudo comparativo entre egressos participantes e não participantes do programa durante e depois da formação inicial. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.
KOWALSKI, A. V. Os (des)caminhos da Política de Assistência Estudantil e o desafio na garantia de direitos. 2012. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
KUSSUDA, S. R. Um estudo sobre a evasão em um curso de licenciatura em Física: discursos de ex-alunos e professores. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriela da Silva Viana, Marcos Vinicius Francisco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.