Reações familiares diante da criança em situação de deficiência
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.912Palavras-chave:
Família. Deficiência. História de Vida.Resumo
Este estudo teve por finalidade apreender a complexidade vivida pela família da criança em situação de deficiência a partir do seu próprio ponto de vista. Foram realizadas entrevistas na linha não-diretiva e de ajuda, com seis mães de crianças em situação de deficiência, que descreveram suas histórias de vida. A partir dos relatos, construiu-se a discussão sobre diferentes tópicos e neste texto trataremos especificamente das reações familiares diante do nascimento de uma criança em situação de deficiência na família. Negar, rejeitar, buscar um culpado para a situação, refugiar-se no seu sofrimento são algumas reações perfeitamente possíveis nos pais de crianças em situação de deficiência. Todavia, a busca do equilíbrio e o encaminhamento das questões afetas ao ser desviante tendem a surgir com o tempo e o filho em situação de deficiência é quase sempre incorporado à dinâmica familiar.
Downloads
Referências
BENJAMIN, A. A entrevista de ajuda. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
LEFÈVRE, B. H. Mongolismo: orientação para famílias. 2. ed. São Paulo: Almed, 1985.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MANNONI, M. A criança retardada e a mãe. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
MOURA, M. D. Nascimento do concepto mal-formado: aspectos psicológicos. Belo Horizonte: Hospital Mater Dei, s.d. (Mimeo).
MARQUES, L. P. Em busca da compreensão da problemática da família do excepcional. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1992.
QUEIROZ, M. I. P. Relatos orais: do “indizível” ao “dizível”. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 272-286, 1987.
SILVA, S. F. Experiências e necessidades de mães após o diagnóstico de deficiência mental do filho. Dissertação de Mestrado. São Carlos: UFSCar, 1988.
TELFORD, C.; SAWREY, J. M. O indivíduo excepcional. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
THIOLLENT, M. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Luciana Pacheco Marques
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.