Una mirada a la trayectoria histórica de la formación de maestros en España durante los siglos XIX y XX.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.894

Palavras-chave:

Formação de professores, magistério, currículo, Escola Normal, segregação

Resumo

Ao longo deste artigo, fizemos um tour pelos processos de formação, pelas instituições e pela legislação que regulamentou o acesso e a atividade de trabalho dos “maestros” (professores de Educação Primária) na Espanha, durante os séculos XIX e XX. Apesar de ser um período amplo, só nos detivemos nos elementos mais significativos de cada plano de estudo, nas diferentes disciplinas do curriculum ou nas avaliações que, em cada caso, os aspirantes ao ensino tiveram que superar. As mudanças arbitradas na sociedade e na vida econômica e política da época marcaram, sem dúvida, o treinamento recebido e os estilos educativos do corpo docente. Para dar à luz a cada etapa temos navegado, principalmente, através da Gazeta de Madrid, do Boletim do Estado e das Constituições de cada momento, que nos permitiram dar uma olhada na história e na realidade vivida pelos “maestros” e “maestras” da época.

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Publicado

2019-01-09

Como Citar

LISSEN, E. S.; FRANCO, M. S. Una mirada a la trayectoria histórica de la formación de maestros en España durante los siglos XIX y XX. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 10, p. 18–49, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i10.894. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/894. Acesso em: 29 abr. 2024.