Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v2.e17

Palavras-chave:

Formação de professores

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer como a relação entre educação e saúde e suas tecnologias é abordada na matriz curricular dos cursos de pedagogia no Brasil para a promoção da saúde na escola. A pesquisa, com abordagem quantitativa e qualitativa do tipo estudo de caso, analisou como fonte as informações disponíveis no e-MEC, sistema criado para gerenciar os processos regulatórios das universidades no credenciamento e recredenciamento de cursos. Em relação ao uso da tecnologia para promoção da saúde na escola, foi feita uma busca em repositórios de recursos educacionais digitais disponíveis na web. Os resultados mostram que há necessidade de investir na formação inicial relacionada à educação e saúde, pois os professores também precisam conhecer, planejar e desenvolver estratégias de ensino voltadas para os aspectos saudáveis ​​das crianças do ensino fundamental. O uso de tecnologias que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem sobre saúde na escola, também foi debatido. O estudo mostrou que os recursos existem, mas precisam ser estudados e analisados ​​pelos professores. Por fim, a autoeducação é insuficiente para a promoção da saúde na escola, bem como para o uso de tecnologias voltadas à mediação didática neste campo de estudo. Portanto, há necessidade de proporcionar momentos de formação coletiva para formação inicial e contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Angelica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutoranda pela Universidade Estadual do Ceará (2019); Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2016); Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atua como professora em cursos a distância e presenciais, de modo respectivo, nos níveis de graduação e pós-graduação da Unichristus.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Da Visão de Ciência à Organização Curricular. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Orgs). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006.

BRASIL. Decreto nº. 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 dez. 2007. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dec_6286_05122007.pdf Acesso em: 04 mar. 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23/12/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 04 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 21 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Saúde nas Escolas. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14578-programa-saude-nas-escolas Acesso em: 04 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos e Transversais na BNCC. Proposta de Práticas de Implementação. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf Acesso em: 04 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Saúde prorroga prazo para adesão de municípios ao Saúde na Escola. 2021a. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/noticia/11276#:~:text=Na%20ades%C3%A3o%20ao%20ciclo%202019,estudantes%20brasileiros%20em%205.289%20munic%C3%ADpios Acesso em: 04 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Painel de Adesões. Programa Saúde na Escola Ciclo 2021-2022. 2021b. Disponível em: https://sisaps.saude.gov.br/pse/relatorio Acesso em: 04 mar. 2022.

CARVALHO, Tássia Lorene et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na interface saúde e educação: uma experiência com educadores. Pedagógica: Revista do programa de Pós-graduaçao em Educaçao-PPGE, v. 11, n. 23, p. 284-295, 2009. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/484 Acesso em: 09 mar. 2022.

COSTA, Sueli; GOMES, Paulo Henrique Mendes; ZANCUL, Mariana de Senzi. Educação em Saúde na escola na concepção de professores de Ciências e de Biologia. VIII Encontro Nacional de Pesquisa. 2011. Universidade Estadual de Campinas. ABRAPEC. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0922-1.pdf Acesso em: 04 mar. 2022.

FERNANDES, Marcos Henrique; ROCHA, Vera Maria; SOUZA, Djanira Brasilino de. A concepção sobre saúde do escolar entre professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries). Hist. cienc. saude-Manguinhos, v. 12 n. 2, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-59702005000200004&script=sci_arttext Acesso em: 04 mar. 2022.

GAVIDIA, V. El profesorado ante la educación y promoción de la salud em la escuela. Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales. n. 23, p. 171-180, 2009. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3082143 Acesso em: 04 mar. 2022.

KENSKI, Vani Moreira; MEDEIROS, Rosangela Araújo; ORDÉAS, Jean. Ensino superior em tempos mediados pelas tecnologias digitais. Trabalho & Educação, v. 28, n. 1, p. 141-152, 2019.

LEMOS, André. A tecnologia é um vírus: Pandemia e cultura digital. Editora Sulina, 2021.

LEONELLO, Valéria Marli; L'ABBATE, Solange. Educação em saúde na escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em pedagogia. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 10, n. 19, p. 149-166, 2006.

LERVOLINO, S. A. Escola promotora da saúde: um projeto de qualidade de vida. 2000, 167f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-01072006-211720/publico/EscolaPromotoradaSaudeumProjetodeQualidadedeVida.pdf Acesso em: 04 mar. 2022.

MOHR, Adriana. A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. 2002. Tese (Doutorado) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2002.

NASCIMENTO, Karla Angélica Silva; CASTRO NETO, Deodato Narciso de Oliveira; TELLES, Julio César Couto Bem Siqueira. The virtualization of Health Education in times of COVID-19. Reflexão e Ação, v. 29, n. 1, p. 08-19, 2021. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/15748 Acesso em: 04 mar. 2022.

NASCIMENTO, Karla Angélica Silva. Uma revisão sistematizada sobre tecnologias móveis no ensino na saúde apresentados no CIAED. Revista EDaPECI, v. 21, n. 1, p. 85-96, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8055689 Acesso em: 04 mar. 2022.

NASCIMENTO, Karla Angélica Silva; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Integração das Tecnologias Móveis em Aulas de Cursos Superiores da Área da Saúde. EAD em Foco, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/989 Acesso em: 04 mar. 2022.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3 e 4, p 5-24, 2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542 Acesso em: 04 mar. 2022.

SOUZA, Alcione Aguiar; CADETE, Matilde Meire Miranda. O papel das famílias e da escola na formação de hábitos alimentares saudáveis de crianças escolares. Revista Pedagógica, v. 19, n. 40, p. 136-154, 2017. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3747 Acesso em: 09 mar. 2022.

UNESCO. Strategy on education for health and well-being: contributing to the Sustainable Development Goals. 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246453 Acesso em: 04 mar. 2022.

VALENTE, José Armando. Aspectos críticos das tecnologias nos ambientes educacionais e nas escolas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 2, n. 3, p. 11-28, 2018.

Downloads

Publicado

2017-07-01

Como Citar

NASCIMENTO, K. A. S. do. Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 5, p. e8682, 2017. DOI: 10.25053/redufor.v2.e17. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8682. Acesso em: 22 dez. 2024.