Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v2.e17

Palavras-chave:

Formação de professores

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer como a relação entre educação e saúde e suas tecnologias é abordada na matriz curricular dos cursos de pedagogia no Brasil para a promoção da saúde na escola. A pesquisa, com abordagem quantitativa e qualitativa do tipo estudo de caso, analisou como fonte as informações disponíveis no e-MEC, sistema criado para gerenciar os processos regulatórios das universidades no credenciamento e recredenciamento de cursos. Em relação ao uso da tecnologia para promoção da saúde na escola, foi feita uma busca em repositórios de recursos educacionais digitais disponíveis na web. Os resultados mostram que há necessidade de investir na formação inicial relacionada à educação e saúde, pois os professores também precisam conhecer, planejar e desenvolver estratégias de ensino voltadas para os aspectos saudáveis ​​das crianças do ensino fundamental. O uso de tecnologias que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem sobre saúde na escola, também foi debatido. O estudo mostrou que os recursos existem, mas precisam ser estudados e analisados ​​pelos professores. Por fim, a autoeducação é insuficiente para a promoção da saúde na escola, bem como para o uso de tecnologias voltadas à mediação didática neste campo de estudo. Portanto, há necessidade de proporcionar momentos de formação coletiva para formação inicial e contínua.

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Biografia do Autor

Karla Angelica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutoranda pela Universidade Estadual do Ceará (2019); Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2016); Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atua como professora em cursos a distância e presenciais, de modo respectivo, nos níveis de graduação e pós-graduação da Unichristus.

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Publicado

2017-07-01

Como Citar

NASCIMENTO, K. A. S. do. Saúde e Educação: o que revelam os currículos dos cursos de Pedagogia. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 5, p. e8682, 2017. DOI: 10.25053/redufor.v2.e17. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8682. Acesso em: 5 maio. 2024.