Aspectos históricos e formativos da primeira Licenciatura em Química do Ceará (1962-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8652

Palavras-chave:

Docência, Formação de professores, Licenciatura em Química

Resumo

Esta pesquisa investigou as origens e o desenvolvimento do primeiro curso de licenciatura em Química do estado do Ceará, ofertado pela Universidade Federal do Ceará, identificando avanços e obstáculos em relação à formação docente ao longo de sua existência. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido a partir da pesquisa documental e da História Oral com a realização de entrevistas reflexivas. Como interlocutoras, participaram três professoras que vivenciaram a criação e/ou as reformulações do curso. Os dados revelam que a licenciatura surgiu como apêndice do bacharelado, havendo poucas preocupações em formar professores, pois o que se buscava era atender aos interesses da indústria. Com a dissociação dos cursos diurnos e a criação da licenciatura noturna, que tentou firmar uma identidade profissional docente própria, poucos foram os avanços alcançados, visto que o curso ainda se encontra influenciado pela racionalidade técnica.

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Biografia do Autor

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Regional do Cariri

Doutorando em Educação (UFMG), Mestre em Educação (UFC) e Licenciado em Química (IFCE). Professor substituto do Departamento de Química Biológica da Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro, Universidade Federal do Ceará

Química industrial, Engenheira química, Mestra em Química Inorgânica e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pós-doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (UFC).

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

SILVA, W. D. A. da; CARNEIRO, C. C. B. e S. Aspectos históricos e formativos da primeira Licenciatura em Química do Ceará (1962-2019). Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8652, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8652. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8652. Acesso em: 24 nov. 2024.