Reforma da Universidade de Coimbra e a nova ordem dos estudos na transição do antigo regime

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.865

Palavras-chave:

Universidade, Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra, Nova Ordem dos Estudos

Resumo

A história da Universidade, como instituição científica e formativa, congrega o nacional e o transversal. Desde final da Idade Média e particularmente com a revolução cultural e política do Iluminismo, a questão da Universidade tornou-se também uma questão de Estado. A revolução científica e a revolução política que assinalaram a transição da primeira Modernidade fizeram emergir um novo conceito de universidade, vinculado ao Iluminismo e ao Racionalismo como resposta àquela crise e como instância política, cumprindo objectivos no quadro do Estado-Nação em formação. Dando curso à revolução científica e ajustando-se à modernização da administração pública, a Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra, que culminou com a promulgação dos Estatutos, em 1772, insere-se numa corrente histórica de modernização fomentada e regulada pelo elemento estatal. Neste texto será apresentada uma síntese que inclui aspectos sociopedagógicos da Reforma Pombalina e Mariana da Universidade de Coimbra que assinalaram a relação entre a Universidade e a Sociedade Portuguesa, na transição do Antigo Regime. Far-se-á referência ao estatuto e à função da Universidade Reformada, na nova ordem dos estudos. Pela natureza sumária e exploratória deste texto, serão utilizadas fundamentalmente fontes secundárias, quer no que reporta aos planos de estudo, quer no que reporta à legislação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, A. C. Dirigismo cultural e formação das elites no Pombalismo. In: ARAÚJO, A. C. (Coord.). O Marquês de Pombal e a universidade. 2. ed. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2014. p. 15-48.

ARAÚJO, J. C. S. (Org.). A universidade iluminista (1798-1921): de Kant a Max Scheler. Brasília, DF: Liber, 2011.

CARVALHO, R. História do ensino em Portugal: desde a fundação da nacionalidade até o fim do regime de Salazar-Caetano. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1986.

GOMES, J. F. Dez estudos pedagógicos. Coimbra: Almedina, 1977.

MAGALHÃES, J. A Convenção de Bolonha e a Reforma do Ensino Universitário. In: ARAÚJO, J. C. S. (Org.). A universidade iluminista (1929-2009): de Alfred Whitehead a Bologna. Brasília, DF: Liber, 2011. p. 251-263.

MAGALHÃES, J. Da cadeira ao banco: escola e modernização (séculos XVIII-XX). Lisboa: Educa, 2010.

MOTA, L. C. M. A. A “Minuta para o Regimento da Livraria da Universidade de Coimbra” de António Ribeiro dos Santos. Algumas notas para o seu enquadramento históricocultural. In: COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONGRESSO “HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE”, 7., 1991, Coimbra. Actas do Congresso História da Universidade. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1991. p. 197-228.

PITA, J. R. Dispensatório farmacêutico – a botica do Hospital da Universidade. Subsídios para a sua História. In: COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONGRESSO “HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE”, 7., 1991, Coimbra. Actas do Congresso História da Universidade. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1991. p. 11-19.

PORTUGAL. Compêndio histórico do estado da Universidade de Coimbra no tempo da invasão dos denominados jesuítas e dos estragos feitos nas ciências e nos professores e directores que a regiam pelas maquinações e publicações dos novos Estatutos por eles fabricados. Lisboa: Régia Oficina Tipográfica, 1772.

Downloads

Publicado

2019-01-09

Como Citar

MAGALHÃES, J. Reforma da Universidade de Coimbra e a nova ordem dos estudos na transição do antigo regime. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 10, p. 7–17, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i10.865. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/865. Acesso em: 30 abr. 2024.