Produção de sentidos acerca da experiência professor-aluno contexto da classe hospitalar (escola móvel) e suas contribuições para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8573

Palavras-chave:

Classe hospitalar, Adolescente, Escola, Formação de professores

Resumo

Discute-se neste artigo a articulação entre a vida e a experiência da continuidade escolar em adolescentes durante a fase de tratamento por motivo de doença de origem neoplásica. Aborda-se a questão a partir da experiência da escola móvel, do Instituto de Oncologia Pediátrica – Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer / Universidade Federal de São Paulo. Entrevistaram-se seis alunos/adolescentes e quatro professores. O objetivo deste estudo consistiu em subsidiar elementos para o debate acerca da formação de professores a partir de uma problematização da experiência professor-aluno no contexto da classe hospitalar. Os resultados apontam uma vasta possibilidade interpretativa à luz do pensamento das sociedades contemporâneas. Destacam-se, especialmente, os sentidos que se depreendem da escola regular em contraste ao modelo da escola móvel. Conclui-se que a experiência da escola móvel contribui para restituir o sentido essencial da escolarização: um sentido da aprendizagem que se vincula ao da vitalidade.

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Biografia do Autor

Fernando Lionel Quiroga, Universidade Estadual de Goiás

Doutor e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), vinculado ao Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas.

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Publicado

2022-11-14

Como Citar

QUIROGA, F. L. Produção de sentidos acerca da experiência professor-aluno contexto da classe hospitalar (escola móvel) e suas contribuições para a formação de professores. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8573, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8573. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8573. Acesso em: 21 nov. 2024.