Satisfação acadêmica no contexto da pandemia da Covid-19 em estudantes do Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8477

Palavras-chave:

Ensino Superior, Covid-19, Ensino Remoto Emergencial, Satisfação Acadêmica

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da investigação sobre os fatores psicossociais que impactaram a satisfação acadêmica dos estudantes do Ensino Superior relacionados ao seu desempenho acadêmico durante o Ensino Remoto Emergencial. Por meio da aplicação do Questionário de Satisfação com a Experiência Acadêmica Remota, objetivou-se avaliar o nível de satisfação acadêmica de uma amostra de 365 estudantes matriculados nos cursos superiores do Instituto Federal de Alagoas. A satisfação acadêmica foi diretamente impactada pela vulnerabilidade social e digital dos estudantes, especialmente entre os de maior idade quanto à satisfação com os recursos econômicos, à perspectiva de realização profissional futura e à empregabilidade. Mesmo não possuindo uma infraestrutura digital satisfatória para o acompanhamento das atividades remotas, a maior parte dos estudantes mostraram-se motivados para a continuidade dos estudos, pois acreditavam que só com o investimento na própria formação acadêmica iriam garantir a mobilidade social ascendente tão almejada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauro Lopes Pereira Neto, Instituto Federal de Alagoas

Professor EBTT do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorando em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho (UM).

Ana Amália Gomes de Barros Torres Faria, Instituto Federal de Alagoas

Psicóloga no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e doutoranda em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho (UM).

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho

Professor catedrático do Instituto de Educação. Doutorado em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educação, pela Universidade do Porto (UP).

Referências

ALMEIDA, L. et al. Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 17, n. 3, p. 899-920, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000300014

AMARAL, E.; POLYDORO, S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp - Brasil. Linha Mestra, Campinas, n. 41a, p. 52-62, 2020. DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41ap52-62

AMBIEL, R. A. M. et al. Adaptação e permanência no Ensino Superior em tempos de pandemia. Porto Alegre: Psicovida, 2020.

AMBIEL, R. A. M.; BARROS, L. O. Relações entre evasão, satisfação com escolha profissional, renda e adaptação de universitários. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 254-267, 2018. DOI: https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p254-267

ANDRIOLA, W. B.; ARAÚJO, A. C. Adaptação de alunos ao ambiente universitário: estudo de caso em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 29, n. 110, p. 135-159, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802251

BAPTISTA, A. V. Motivação para o ingresso e aprendizagem no Ensino Superior: o caso dos estudantes maiores de 23 da Universidade de Aveiro. In: CONGRESSO LUSO- -AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 10., 2009, Braga. Atas [...]. Braga: Universidade do Minho, 2009.

BAPTISTA, A. V. O concurso para maiores de 23 anos: uma nova porta de acesso ao ensino superior para estudantes não-tradicionais. In: CONGRESSO GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 9., 2007, A Corunha. Atas [...]. A Corunha: Universidade da Corunha, 2007.

BARBOSA, M. L. O. Democratização ou massificação do Ensino Superior no Brasil?. Revista de Educação, Campinas, v. 24, n. 2, p. 240-253, 2019. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4324

BRASIL. Deliberação no 55/Cepe, de 25 de outubro de 2016. IFAL-Cepe: Plano Estratégico Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFAL, 2016. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/o-ifal/ensino/legislacao-e-normas/arquivos-legislacao/pro-reitoria-de-ensino/plano-estrategico-institucional-de-permanencia-e-exito-dos-estudantes-do-ifal-deliberacao-no-55-cepe-2016-ifal.pdf/view. Acesso em: 10 ago. 2022.

BRASIL. Instrução normativa nº 2 / 2020. IFAL-Proen-DPE: Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados para o reestabelecimento do vínculo entre os/as estudantes e a Instituição por meio da sua inserção em políticas de conectividade, a saber: Auxílio Conectividade e Projeto Alunos Conectados, 2020a. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/noticias/proen-publica-instrucao-normativa-sobre-politica-institucional-de-conectividade/instrucao-normativa-2-proen-dpe-assinada.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

BRASIL. Portaria nº 2984, de 1º de setembro de 2020. IFAL-REITORIA: Estabelece as condições, os valores e as etapas dos procedimentos para regulamentação dos editais para concessão de Auxílio Conectividade, no âmbito Instituto Federal de Alagoas (IFAL), 2020b.

CAMPIRA, F. P et al. Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação & Formação, v. 6, n. 3, p. 1-16, 2021. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i3.4913

CASANOVA, J.; BERNARDO, A. B.; ALMEIDA, L. S. Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do 1º ano do Ensino Superior. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, A Coruña, v. 8, n. 2, p. 211-228, 2021. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.2.8705

CERDEIRA, L.; CABRITO, B. G.; GEMELLI, C. E. Mercantilização e democratização da educação superior portuguesa: perspectivas de impactos pós-pandemia. Humanidades e Inovação, Palmas, v. 8, n. 62, p. 113-122, 2021.

COBO-RENDÓN, R. et al. Aceptación tecnológica, autorregulación del aprendizaje y satisfacción académica en universitarios durante la pandemia por Covid-19. Revista E-Psi, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 28-45, 2022.

DIAS, D. et al. The democratisation of access and success in higher education. Higher Education Management and Policy, [S.l.], v. 23, n. 1, p. 1-20, 2011. DOI: https://doi.org/10.1787/hemp-23-5kgglbdlrptg

EGITO, N. B.; SILVEIRA, M. I. M. O letramento acadêmico de estudantes “não tradicionais” em cursos superiores tecnológicos: avaliando uma experiência de mediação pedagógica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 18, n. 4, p. 799-819, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201812983

ESTRADA ARAOZ, E. G.; GALLEGOS RAMOS, N. A. Cansancio emocional en estudiantes universitarios peruanos en el contexto de la pandemia de Covid-19. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. e6759, 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.6759

FARIA, A. A. G.B. T.; PEREIRA-NETO, L. L.; ALMEIDA, L. S. Efeitos da aprendizagem remota em estudantes do Ensino Superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 43, n. 86, p. 136-150, 2021. DOI: https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77985

FARIAS, R. V.; ALMEIDA, L. S. Expectativas académicas no Ensino Superior: uma revisão sistemática de literatura. Revista E-Psi, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 68-93, 2020.

FERRÃO, M. E.; ALMEIDA, L. S. Student’s access and performance in the Portuguese Higher Education: Issues of gender, age, socio-cultural background, expectations, and program choice. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 24, n. 2, p. 434-450, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000200006

FERRAZ, A. S. et al. Questionário de Adaptação ao Ensino Superior - Ensino Remoto. Campinas: [s.n.], 2020. Relatório técnico não publicado.

FIOR, C. A. Evasão do Ensino Superior e papel preditivo do envolvimento acadêmico. Amazônica: Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação, Humaitá, v. 13, n. 1, p. 9-32, 2021.

FIOR, C. A.; MERCURI, E. Envolvimento acadêmico no Ensino Superior e características do estudante. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, v. 19, n. 1, p. 85-95, 2018. DOI: https://doi.org/10.26707/1984-7270/2019v19n1p85

FRAGOSO, A.; VALADAS, S. T. Dos “novos públicos” do Ensino Superior aos estudantes “não tradicionais” no Ensino Superior: contribuições para a construção de um breve mapa do campo. In: FRAGOSO, A.; VALADAS, S. T. (coord.). Estudantes não tradicionais no Ensino Superior. Coimbra: [s.n.], 2018a. p. 19-38.

FRAGOSO, A.; VALADAS, S. T. Estudantes não tradicionais no Ensino Superior. Coimbra: [s.n.], 2018b.

GONÇALVES, P. F. D. et al. Os novos públicos no Ensino Superior: vivências académicas dos maiores de 23 anos na Universidade do Minho. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE PSICOPEDAGOXÍA, 11., 2011, A Coruña. Atas [...]. A Coruña: Universidad de A Coruña, 2011.

GONÇALVES, P. F. D. Transição e adaptação dos novos públicos ao Ensino Superior: o caso dos maiores de 23 na Universidade do Minho. 2014. Tese Doutorado em Ciências da Educação – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação, Universidade do Minho, Braga, 2014.

GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, J.; HERRERA-PASTOR, D.; PADILLA-CARMONA, M. T. Abordagens biográfico-narrativas com estudantes universitários não tradicionais. FRAGOSO, A.; VALADAS, S. T. (coord.). Estudantes não tradicionais no Ensino Superior. Coimbra: [s.n.], 2018. p. 59-77.

HASSAN, S. U. N. et al. Academic self-perception and course satisfaction among university students taking virtual classes during the Covid-19 pandemic in the kingdom of saudi-arabia (Ksa). Education Sciences, [S.l.], v. 11, n. 3, p. 1-14, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci11030134

HERINGER, R. Democratização da Educação Superior no Brasil: das metas de inclusão ao sucesso acadêmico. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, v. 19, n. 1, p. 7-17, 2018. DOI: https://doi.org/10.26707/1984-7270/2019v19n1p7

KANASHIRO, P. R. Exclusão digital, desigualdade e iniquidade: ensaio sobre a educação pública em tempo de isolamento social. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 24, n. 1, p. 1-9, 2021. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24.16145.054

MARTINS, M. Univers(al)lidade - estudantes “não tradicionais” no Ensino Superior: transições, obstáculos e conquistas. [S.l.: s.n.], 2016.

NONATO, E. R. S.; CONTRERAS-ESPINOSA, R. S. Educação, Ensino Remoto Emergencial e tecnologias. Revista da Faeeba: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 31, n. 65, p. 13-18, 2022. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p13-18

OLIVEIRA, S. S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M. J. O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas: Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 25-40, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p25-40

OSTI, A. et al. Satisfação acadêmica de estudantes universitários: construção de uma escala de avaliação. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 30, n. 63, p. 1-13, 2020a. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14704

OSTI, A. et al. Satisfação académica: pesquisa com estudantes brasileiros de uma universidade pública. Revista E-Psi, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 94-106, 2020b.

OSTI, A.; PONTES JÚNIOR, J. A. F. P.; ALMEIDA, L. D. S. O comprometimento acadêmico no contexto da pandemia da Covid-19 em estudantes brasileiros do Ensino Superior. Praksis, Novo Hamburgo, v. 3, p. 275-292, 2021. DOI: https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2676

PASCUEIRO, L. Breve contextualização ao tema da democratização do acesso ao Ensino Superior: a presença de novos públicos em contexto universitário. Educação, Sociedade e Culturas, Porto, v. 28, p. 31-52, 2009.

PAULA, M. F. C. Políticas de democratização da educação superior brasileira: limites e desafios para a próxima década. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 22, n. 2, p. 301-315, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000200002

PEREIRA-NETO, L. L.; ALMEIDA, L. S. Estudantes adultos no Ensino Superior: estudo no IFAL-Maceió tomando as expectativas e dificuldades do regresso à vida acadêmica. Amazônica: Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação, Humaitá, v. 13, n. 1, p. 152-172, 2021.

PEREIRA-NETO, L. L.; FARIA, A. A. G. B. T.; ALMEIDA, L. S. Adaptação e evidências de validação do questionário de satisfação com a experiência acadêmica remota (QSEA-R). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, v. no prelo.

PELLISSON, S.; BORUCHOVITCH, E. Estratégias de regulação emocional de estudantes universitários: uma revisão sistemática da literatura. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, n.1, e7152, 2021. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.7152

PINTO, J. R. C. O abandono de estudantes do Ensino Superior: estudo de variáveis pessoais e contextuais. 2020. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação, Universidade do Minho, Braga, 2020.

PINTO, M.; LEITE, C. As tecnologias digitais nos percursos de sucesso acadêmico de estudantes não tradicionais do Ensino Superior. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. e216818, p. 1-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046216818

SANTOS, G. M. T.; REIS, J. P. C. Aprendizagem e o Ensino Remoto Emergencial: reflexões em tempos de Covid-19. In: IOLE (org.). Ensino Remoto e a pandemia de Covid-19. Boa Vista: IOLE, 2021. p. 71-97.

SEABRA, F.; AIRES, L.; TEIXEIRA, A. Transição para o Ensino Remoto de Emergência no Ensino Superior em Portugal – um estudo exploratório. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 316-334, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18545

SILVA, G.; SANTOS FILHO, J. D.; SILVA, M. V. A realização de atividades acadêmicas no ensino superior em tempos de pandemia: até que ponto é possível?. Dialogia, São Paulo, n. 38, p. 1-18, 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.19384

SMANIOTTO, S. R. U. Alunos adultos e a vivência no Ensino Superior. Momentum, Atibaia, v. 1, n. 9, p. 95-120, 2011.

TREVIZAN, E. Programa de apoio a planos de reestruturação e expansão das universidades federais (Reuni): contextos, condicionantes e resultados de sua implementação. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019.

VALADAS, S. T.; FRAGOSO, A. As desigualdades no acesso e na transição para o mercado de trabalho de estudantes não tradicionais. Revista E-Psi, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 208-225, 2022.

Publicado

2022-12-06

Como Citar

PEREIRA NETO, L. L.; FARIA, A. A. G. de B. T.; ALMEIDA, L. S. Satisfação acadêmica no contexto da pandemia da Covid-19 em estudantes do Ensino Superior. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8477, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8477. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8477. Acesso em: 4 maio. 2024.