Satisfação acadêmica no contexto da pandemia da Covid-19 em estudantes do Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8477

Palavras-chave:

Ensino Superior, Covid-19, Ensino Remoto Emergencial, Satisfação Acadêmica

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da investigação sobre os fatores psicossociais que impactaram a satisfação acadêmica dos estudantes do Ensino Superior relacionados ao seu desempenho acadêmico durante o Ensino Remoto Emergencial. Por meio da aplicação do Questionário de Satisfação com a Experiência Acadêmica Remota, objetivou-se avaliar o nível de satisfação acadêmica de uma amostra de 365 estudantes matriculados nos cursos superiores do Instituto Federal de Alagoas. A satisfação acadêmica foi diretamente impactada pela vulnerabilidade social e digital dos estudantes, especialmente entre os de maior idade quanto à satisfação com os recursos econômicos, à perspectiva de realização profissional futura e à empregabilidade. Mesmo não possuindo uma infraestrutura digital satisfatória para o acompanhamento das atividades remotas, a maior parte dos estudantes mostraram-se motivados para a continuidade dos estudos, pois acreditavam que só com o investimento na própria formação acadêmica iriam garantir a mobilidade social ascendente tão almejada.

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Biografia do Autor

Lauro Lopes Pereira Neto, Instituto Federal de Alagoas

Professor EBTT do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorando em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho (UM).

Ana Amália Gomes de Barros Torres Faria, Instituto Federal de Alagoas

Psicóloga no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e doutoranda em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho (UM).

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho

Professor catedrático do Instituto de Educação. Doutorado em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educação, pela Universidade do Porto (UP).

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Publicado

2022-12-06

Como Citar

PEREIRA NETO, L. L.; FARIA, A. A. G. de B. T.; ALMEIDA, L. S. Satisfação acadêmica no contexto da pandemia da Covid-19 em estudantes do Ensino Superior. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8477, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8477. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8477. Acesso em: 22 dez. 2024.