Ensino híbrido na educação de surdos durante a pandemia: desafios da formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8312

Palavras-chave:

Educação de Surdos, Educação Inclusiva, Tecnologias, Formação educacional

Resumo

O ano de 2020 foi muito importante para (re)pensar a educação no Brasil, por ser aquele em que a comunidade educacional precisou se ressignificar perante os novos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, necessitando de formações para a capacitação dos docentes na chamada “nova” modalidade de ensino. Nesse sentido, este trabalho
tem por objetivo fazer um recorte sobre o que aconteceu e vem acontecendo no meio acadêmico após ser decretada a pandemia. A pesquisa em comento investiga, sob o viés da análise qualitativa, utilizando-se de questionários, as principais dificuldades encontradas pelos docentes de salas inclusivas do ensino médio e profissionais de salas
de recursos multifuncionais, no processo da aprendizagem de estudantes surdos, com o uso das tecnologias, e a real necessidade de formação desses docentes frente ao ensino híbrido. Tem como bases teóricas norteando este constructo textual: Giroto (2012), Moran (2015), Moreira (2020) e Quadros (2003). Os resultados apontam esforços no contexto do ensino de estudantes surdos, visto que as mudanças de paradigmas educacionais ressignificaram e estão ressignificando os agentes, os modos/meios, os instrumentos e as finalidades educacionais, além de apontarem necessidades de inovações das práticas educativas.

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Biografia do Autor

Andrea Pestana Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão, Especialista em Letras e Libras pela FAVENI, Bacharel em Letra-Libras UFSC, Licenciada em História UEMA, Professora Intérprete de Libras pela Secretaria Estadual de Educação do Maranhão e pela Secretaria Municipal de Educação de São Luís.

Lílian de Sousa Sena, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA / Linha de Pesquisa: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva , Graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí (2004); Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Libras e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Meio Norte - FAEME (2019); Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Santo Agostinho - FSA (2008). Professora efetiva - Secretaria Estadual de Educação do Maranhão. Tem concentrado pesquisas em Educação Inclusiva e Tecnologias Digitais na Educação. Participa da rede de educação OnLIFE: ConectaKaT / UNISINOS-CNPq.

Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão

Pós Doutorado pela Universidade de Coimbra, em Tecnologias Digitais. Professora Adjunto IV de Microbiologia do Departamento de Química e Biologia-UEMA. Professora permanente do Programa Pos gradução em Recursos Aquático e Pesca - PPGRAP e Programa Profissional de Pós Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI Cumulativamente, exerce a Coordenação Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão, representando-a junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB e à Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação. Editora chefe da Revista cientifica TICs e EaD em Foco - UEMA.

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

PINHEIRO, A. P.; SENA, L. de S.; SERRA, I. M. R. de S. Ensino híbrido na educação de surdos durante a pandemia: desafios da formação. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8312, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8312. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8312. Acesso em: 4 maio. 2024.