História das mulheres

formação docente, lutas e conquistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8015

Palavras-chave:

Autonomia, Preconceito, Visibilidade

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender a relação entre a História, a história das mulheres e as dissertações e teses produzidas pelo Núcleo de História e Memória da Educação, vinculado à Universidade Federal do Ceará. O estudo analisa a compatibilidade das produções acadêmicas com a Escola dos Annales e suas propostas vinculadas aos processos mentais, às representações e à vida cotidiana; e com a Escola Inglesa do Marxismo e seu entusiasmo pela História Vista de Baixo. A pesquisa destaca o estudo sobre as mulheres; e revela as investigações históricas sobre as experiências e as práticas social, cultural e educacional das mulheres. A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratório-bibliográfica. Entre os trabalhos, foram encontradas 14 pesquisas que abordam o tema. Tal levantamento confirma a relação teórico-metodológica das pesquisas com as Escolas e a importância do estudo sobre as mulheres. 

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Biografia do Autor

Francisco Joel Magalhães Costa, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação, Mestre em Educação, Especialista em Gestão Escolar e Pedagogo pela Universidade
Federal do Ceará (UFC). 

Bruna Germana Nunes Mota, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação, Mestra em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do Núcleo de História e Memória da Educação – Nhime/UFC.

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutor em História da Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor associado I da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Participa do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

COSTA, F. J. M.; MOTA, B. G. N.; SANTANA, J. R. História das mulheres: formação docente, lutas e conquistas. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8015, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8015. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8015. Acesso em: 22 dez. 2024.