Representações sociais de licenciandos acerca da Prática como Componente Curricular na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7462Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Formação de Professores, Prática DocenteResumo
O texto investiga as representações sociais de acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas acerca das atividades integradoras (AI), desenvolvidas em disciplinas de prática como componente curricular. O referencial teórico é a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2012) e colaboradores. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário para 99 acadêmicos. As informações foram analisadas com o auxílio do software EVOC e com os pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2004). Os resultados apontam uma representação social ambivalente. Ao mesmo tempo em que os acadêmicos reconhecem a importância das AI para a sua formação e aperfeiçoamento profissional eles expressam atitudes e imagens negativas frente a forma como elas são construídas e organizadas durante o curso.
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