Formação de professores nos debates da I Conferência Nacional de Educação (ICNE - 1927)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.391

Palavras-chave:

I Conferência Nacional de Educação; Associação Brasileira de Educação; Formação de Professores; Conceitos Antitéticos Assimétricos; Jogo de Linguagem.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os sentidos associados às discussões sobre os processos de formação de professores, no contexto da I Conferência Nacional de Educação (ICNE), promovida pela Associação Brasileira de Educação (ABE). A ICNE representou o início de uma sequência de encontros nacionais da ABE, que delinearam um campo de disputas políticas, teóricas e institucionais. Este evento, ocorrido em 1927, teve como tema o ensino primário e gerou uma expressiva documentação, com destaque para as cento e treze teses apresentadas. Estas e outros documentos da ABE compõem as fontes que sustentam essa análise que, apoiada na perspectiva da história dos conceitos, busca identificar, nas conclusões desse estudo, conceitos normativos e antitéticos assimétricos presentes no jogo de linguagem que estruturou os debates na ICNE. A análise dessa linguagem possibilitou a compreensão do lugar e do significado do professor no discurso abeano.

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Publicado

2019-01-09

Como Citar

VIEIRA, C. E.; FARIA, M. C. N. de. Formação de professores nos debates da I Conferência Nacional de Educação (ICNE - 1927). Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 10, p. 95–111, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i10.391. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/391. Acesso em: 19 abr. 2024.