Formação de professores nos debates da I Conferência Nacional de Educação (ICNE - 1927)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.391

Palavras-chave:

I Conferência Nacional de Educação; Associação Brasileira de Educação; Formação de Professores; Conceitos Antitéticos Assimétricos; Jogo de Linguagem.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os sentidos associados às discussões sobre os processos de formação de professores, no contexto da I Conferência Nacional de Educação (ICNE), promovida pela Associação Brasileira de Educação (ABE). A ICNE representou o início de uma sequência de encontros nacionais da ABE, que delinearam um campo de disputas políticas, teóricas e institucionais. Este evento, ocorrido em 1927, teve como tema o ensino primário e gerou uma expressiva documentação, com destaque para as cento e treze teses apresentadas. Estas e outros documentos da ABE compõem as fontes que sustentam essa análise que, apoiada na perspectiva da história dos conceitos, busca identificar, nas conclusões desse estudo, conceitos normativos e antitéticos assimétricos presentes no jogo de linguagem que estruturou os debates na ICNE. A análise dessa linguagem possibilitou a compreensão do lugar e do significado do professor no discurso abeano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONA JÚNIOR, A. Educação e modernidade nas conferências educacionais da década de 1920 no Paraná.2005. Dissertação (Mestrado em Educação) –Programa de Pós--Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.

BONA JÚNIOR, A.; VIEIRA, C. E.O discurso da modernidade nas conferências educacionais na década de 1920 no Paraná. In: VIEIRA, C. E.(Org.). Intelectuais, educação e modernidade no Paraná (1886-1964).Curitiba: UFPR, 2007. p. 13-40.

CARVALHO, M. M. C. Molde nacional e fôrma cívica: higiene, moral e trabalho no projeto da Associação Brasileira de Educação (1924-1931).Bragança Paulista: USF, 1998.

FARIA, M. C. N.Primeira Conferência Nacional de Educação: intelectuais, educação e modernidade (Curitiba –1927). 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Pedagogia) –Programa de Graduação em Pedagogia,Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

HOELLER, S. A. O. As conferências educacionais: projetos para a nação e modernização pedagógica nos anos de 1920 –Brasil.2014. 480 f. Tese (Doutorado em Educação) –Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC, 2006.

LAHUERTA,M. Os intelectuais e os anos 20: moderno, modernista e modernização. In:LORENZO, H. C.; COSTA, W. P. (Org.). A década de 1920 e as origens do Brasil moderno. São Paulo: Unesp, 1997. p. 93-114.

VALÉRIO, T. F.Associação Brasileira de Educação: as Conferências Nacionais de Educação como estratégias de intervenção da intelectualidade abeana na política educacional do ensino secundário no Brasil (1928−1942).2013. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) –Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

VIEIRA, C. E.Conferências Nacionais de Educação: intelectuais, Estado e discurso educacional (1927-1967).Educar em Revista, Curitiba,n.65, p.19-34, 2017a.

VIEIRA, C.E. Contextualismo linguístico: contexto histórico, pressupostos teóricos e contribuições para a escrita da história da educação. Revista Brasileira de História da Educação,Maringá,v. 17, p. 31-55, 2017b.

VIEIRA, C. E. Erasmo Pilotto: identidade, engajamento político e crença dos intelectuais vinculados ao campo educacional no Brasil. In: LEITE, J. L.; ALVES, C. (Org.). Intelectuais e História da Educação no Brasil: poder, cultura e política.Vitória: UFES, 2011.p. 25-54.

VIEIRA, C. E. Intelectuais e o discurso da modernidade na I Conferência Nacional de Educação (Curitiba –1927).In: BENCOSTTA, M. L. A. Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerário histórico.São Paulo: Cortez, 2007a. p. 379-400.

VIEIRA, C. E. Jornal Diário como fonte e como tema para a pesquisa em História da Educação: um estudo da relação entre intelectuais, educação e modernidade. In: OLIVEIRA, M.A.T. (Org.). Cinco estudos em História e Historiografia da Educação.Belo Horizonte: Autêntica, 2007b.p. 11-40.

VIEIRA,C. E.; DANIEL,L. S.Lysímaco Ferreira da Costa e a formação de professores no Paraná na década de 1920. In: VIEIRA, C. E.; OSININSKI, D.; BENCOSTTA, M. L. (Org.). Intelectuais, modernidade e formação de professores no Paraná: 1910-1980.Curitiba: UFPR, 2015. p.45-76.

Downloads

Publicado

2019-01-09

Como Citar

VIEIRA, C. E.; FARIA, M. C. N. de. Formação de professores nos debates da I Conferência Nacional de Educação (ICNE - 1927). Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 10, p. 95–111, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i10.391. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/391. Acesso em: 21 nov. 2024.