Intolerância religiosa, educação e diálogo: Geografia escolar e os dilemas do cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.179Palavras-chave:
Geografia, Intolerância religiosa, Educação, Ensino médioResumo
É sabendo como a intolerância religiosa consiste em uma problemática pulsante na sociedade atual e tendo conhecimento também do papel da escola frente a resolução de conflitos que o presente trabalho visa pontuar os resultados da discussão sobre a intolerância religiosa em uma escola de ensino médio. Para isso, dialogamos com textos clássicos sobre tolerância como a Carta sobre Tolerância, de Locke (2010), a Declaração de Princípios sobre a Tolerância, da Unesco (1995) e o trabalho acerca da Teologia da Tolerância, de Debiasi (2011). Além disso, partimos também da noção de que o aluno é indivíduo religioso (ou não religioso) e vive em um bairro onde também irão existir casos de intolerância religiosa. A metodologia proposta se baseia na triangulação dos dados obtidos com questionários aplicados com os estudantes, a leitura do Projeto Político--Pedagógico da Escola e os resultados de uma atividade mediada sobre o tema.
Downloads
Referências
AZEVEDO, D.A.; MORAIS, M.A.Ensino de Geografia: novos temas para a Geografia Escolar. Rio de Janeiro: Consequência, 2014.
BRABANT, J.-M. Crise da Geografia, crise da escola. In: OLIVEIRA, A.U. (Org.).Para onde vai o ensino de Geografia?9.ed.São Paulo: Contexto, 2010. p. 24-29.
BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988.
BRASIL. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Institui o Código Penal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Rio de Janeiro, 31 dez. 1940.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio).Brasília, DF: MEC, 2000.
CAVALCANTI, L. S.O ensino de Geografia na escola.Campinas: Papirus, 2012. DEBIASI, M. Teologia da tolerância: um modus vivendicristão. Porto Alegre: PUCRS, 2011.
FELDENS, P.F. Preconceito religioso:um desafio à liberdade religiosa, inclusive expressiva. Justiça & História,Porto Alegre,v. 6, p. 101-127, 2008.
GAARDE, J.; HELLERN, V.; NOTAKER, H. O livro das religiões.São Paulo: Companhia das Letras, 2000.LOCKE, J. Carta sobre a tolerância. São Paulo: Hedra, 2010.
MORAES, A.C.R. Renovação da Geografia e filosofia da educação. In: OLIVEIRA, A.U. (Org.).Para onde vai o ensino de Geografia? 9.ed. São Paulo: Contexto, 2010.p. 118-124.
OLIVEIRA, C.D. M. Sentidos daGeografia Escolar.2.ed. Fortaleza: UFC, 2010.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SANTOS, A. P.Introdução à Geografia das religiões. GEOUSP:Espaço e Tempo, São Paulo, n. 11, p.21-33, 2002.
SEDUC. Governo do Estado do Ceará. Escolas Estaduais de Educação Profissional no Ceará. Disponível em: <https://goo.gl/bj57ey>. Acesso em: 7 nov.2015.
SPOSITO, E.S. Geografia e Filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Unesp, 2004.
STRAFORINI, R. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.
UNESCO. Declaração de princípios sobre a tolerância. Paris: Unesco, 1995.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Marcos da Silva Rocha, Christian Dennys Monteiro de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.