Intolerância religiosa, educação e diálogo: Geografia escolar e os dilemas do cotidiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.179

Palavras-chave:

Geografia, Intolerância religiosa, Educação, Ensino médio

Resumo

É sabendo como a intolerância religiosa consiste em uma problemática pulsante na sociedade atual e tendo conhecimento também do papel da escola frente a resolução de conflitos que o presente trabalho visa pontuar os resultados da discussão sobre a intolerância religiosa em uma escola de ensino médio. Para isso, dialogamos com textos clássicos sobre tolerância como a Carta sobre Tolerância, de Locke (2010), a Declaração de Princípios sobre a Tolerância, da Unesco (1995) e o trabalho acerca da Teologia da Tolerância, de Debiasi (2011). Além disso, partimos também da noção de que o aluno é indivíduo religioso (ou não religioso) e vive em um bairro onde também irão existir casos de intolerância religiosa. A metodologia proposta se baseia na triangulação dos dados obtidos com questionários aplicados com os estudantes, a leitura do Projeto Político--Pedagógico da Escola e os resultados de uma atividade mediada sobre o tema.

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Publicado

2018-01-02

Como Citar

ROCHA, M. da S.; OLIVEIRA, C. D. M. de. Intolerância religiosa, educação e diálogo: Geografia escolar e os dilemas do cotidiano. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 7, p. 200–219, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i7.179. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/179. Acesso em: 13 nov. 2024.