Intolerância religiosa, educação e diálogo: Geografia escolar e os dilemas do cotidiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.179

Palavras-chave:

Geografia, Intolerância religiosa, Educação, Ensino médio

Resumo

É sabendo como a intolerância religiosa consiste em uma problemática pulsante na sociedade atual e tendo conhecimento também do papel da escola frente a resolução de conflitos que o presente trabalho visa pontuar os resultados da discussão sobre a intolerância religiosa em uma escola de ensino médio. Para isso, dialogamos com textos clássicos sobre tolerância como a Carta sobre Tolerância, de Locke (2010), a Declaração de Princípios sobre a Tolerância, da Unesco (1995) e o trabalho acerca da Teologia da Tolerância, de Debiasi (2011). Além disso, partimos também da noção de que o aluno é indivíduo religioso (ou não religioso) e vive em um bairro onde também irão existir casos de intolerância religiosa. A metodologia proposta se baseia na triangulação dos dados obtidos com questionários aplicados com os estudantes, a leitura do Projeto Político--Pedagógico da Escola e os resultados de uma atividade mediada sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, D.A.; MORAIS, M.A.Ensino de Geografia: novos temas para a Geografia Escolar. Rio de Janeiro: Consequência, 2014.

BRABANT, J.-M. Crise da Geografia, crise da escola. In: OLIVEIRA, A.U. (Org.).Para onde vai o ensino de Geografia?9.ed.São Paulo: Contexto, 2010. p. 24-29.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Institui o Código Penal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Rio de Janeiro, 31 dez. 1940.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio).Brasília, DF: MEC, 2000.

CAVALCANTI, L. S.O ensino de Geografia na escola.Campinas: Papirus, 2012. DEBIASI, M. Teologia da tolerância: um modus vivendicristão. Porto Alegre: PUCRS, 2011.

FELDENS, P.F. Preconceito religioso:um desafio à liberdade religiosa, inclusive expressiva. Justiça & História,Porto Alegre,v. 6, p. 101-127, 2008.

GAARDE, J.; HELLERN, V.; NOTAKER, H. O livro das religiões.São Paulo: Companhia das Letras, 2000.LOCKE, J. Carta sobre a tolerância. São Paulo: Hedra, 2010.

MORAES, A.C.R. Renovação da Geografia e filosofia da educação. In: OLIVEIRA, A.U. (Org.).Para onde vai o ensino de Geografia? 9.ed. São Paulo: Contexto, 2010.p. 118-124.

OLIVEIRA, C.D. M. Sentidos daGeografia Escolar.2.ed. Fortaleza: UFC, 2010.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS, A. P.Introdução à Geografia das religiões. GEOUSP:Espaço e Tempo, São Paulo, n. 11, p.21-33, 2002.

SEDUC. Governo do Estado do Ceará. Escolas Estaduais de Educação Profissional no Ceará. Disponível em: <https://goo.gl/bj57ey>. Acesso em: 7 nov.2015.

SPOSITO, E.S. Geografia e Filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Unesp, 2004.

STRAFORINI, R. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.

UNESCO. Declaração de princípios sobre a tolerância. Paris: Unesco, 1995.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

ROCHA, M. da S.; OLIVEIRA, C. D. M. de. Intolerância religiosa, educação e diálogo: Geografia escolar e os dilemas do cotidiano. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 7, p. 200–219, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i7.179. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/179. Acesso em: 22 dez. 2024.