Entre limites geográficos e pedagógicos: organização do trabalho escolar nas escolas isoladas e nos grupos escolares (São Paulo, 1892-1950)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.174

Palavras-chave:

História da educação. Escolas primárias. Escola isolada. Grupo escolar

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar as diferenciações operadas no âmbito das políticas educacionais paulistas entre escolas isoladas e grupos escolares. Para tal, analisa-se a organização do trabalho escolar considerando as orientações oficiais a respeito das ordenações espaço- -temporais e das matérias dos programas de ensino para essas instituições. A delimitação cronológica compreende o período entre 1892, ano de publicação da primeira prescrição oficial sobre a ordenação temporal escolar, e 1950, ano de publicação do último programa de ensino destinado às escolas de ensino primário. Constatou-se que os processos de institucionalização e de expansão da escola primária desenvolveram-se distinguindo essas instituições a partir de critérios geográficos e pedagógicos, os quais separavam a escola multisseriada rural da escola graduada urbana e que, por essa razão, diferentes grupos sociais puderam se apropriar de distintas formas de escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ÁVILA, V. P. S. História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada. 2013. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013.

BUFFA, E.; PINTO, G. A. Arquitetura e educação: organização dos espaços e propostas pedagógicas dos grupos escolares paulistas, 1893/1971. São Carlos: UFSCar; Brasília, DF: Inep, 2002.

CARDOSO, M. A. A organização do trabalho didático nas escolas isoladas paulistas: 1893 a 1932. 2013. 280 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

DOURADO, B. B. A educação primária no Tocantins: das escolas isoladas aos grupos escolares. Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”. 9., 2012, Paraíba. Anais... Paraíba: UFPB, 2012. p. 1258-1274.

GALLEGO, R. C. Tempo, temporalidades e ritmos nas escolas primárias públicas em São Paulo: heranças e negociações (1846-1890). 2008. 387 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

ORIANI, A. P. “A céllula viva do bom apparelho escolar”: expansão das escolas isoladas pelo estado de São Paulo (1917-1945). 2015. 277 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2015.

PINHEIRO, A. C. F. Da Era das cadeiras isoladas à Era dos Grupos Escolares na Paraíba. 2001. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

REIS, R. M. A escola isolada à meia luz (1891-1927). 2011. 310f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

RITT, C. I. Da escola isolada ao Grupo Escolar Marechal Rondon de Campo Mourão, PR – 1947 a 1971. 2009. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2009.

SÃO PAULO (Estado). Ato nº 24, de 7 de abril de 1949. Programa para o ensino primário fundamental. 1º e 2º anos, 1949a.

SÃO PAULO (Estado). Ato nº 46, de 26 de julho de 1949. Programa para o ensino primário fundamental. 3º ano, 1949b.

SÃO PAULO (Estado). Ato nº 5, de 9 de janeiro de 1950. Programa para o ensino primário fundamental. 4º ano, 1950a.

SÃO PAULO (Estado). Ato nº 65, de 29 de agosto de 1950. Programa para o ensino primário fundamental. 1º ao 5º ano, 1950b.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 1.239, de 30 de setembro de 1904. Dá regulamento para execução da Lei nº 930 de 13 de agosto de 1904, que modificou várias disposições das leis em vigor sobre instrucção publica. 1904.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 1.281, de 24 de abril de 1905. Aprova e manda observar o programa de ensino para a escola modelo e para os grupos escolares. 1905.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 144-B, de 30 de dezembro de 1892. Reforma a instrução pública do estado de São Paulo. 1892.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 2005, de 13 de fevereiro de 1911. Aprova e manda observar o programa de ensino para as escolas isoladas do Estado. 1911.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 2.225, de 16 de abril de 1912. Manda observar a Consolidação das leis, decretos e decisões sobre o ensino primario e as escolas normaes. 1912.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 2.368, de 14 de abril de 1913. Approva o regulamento das escolas de bairros. 1913.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 2.944, de 8 de agosto de 1918. Regulamenta a Lei nº 1.579, de 19 de dezembro de 1917. 1918.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 3.356, de 31 de maio de 1921. Regulamenta a Lei nº 1750, de 8 de dezembro de 1920, que reforma a Instrucção Publica. 1921.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 4.101, de 14 de dezembro de 1926. Regulamenta a Lei nº 2.095, de 24 de dezembro de 1925. 1926.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 4.600, de 30 de maio de 1929. Regulamenta a Lei nº 2.269, de 31 de dezembro de 1927 e a Lei nº 2.315, de 21 de dezembro de 1928. 1929.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 5.884, de 21 de abril de 1933. Institue o Codigo de Educação do Estado de São Paulo. 1933.

SÃO PAULO (Estado). Lei nº 1.579, de 19 de dezembro de 1917. Estabelece diversas disposições sobre a instrucção publica. 1917.

SÃO PAULO (Estado). Lei nº 88, de 8 de setembro de 1892. Reforma a instrucção publica do Estado. 1892.

SÃO PAULO (Estado). Lei nº 930 de 13 de agosto de 1904. Modifica várias disposições das leis em vigor sobre instrucção publica. 1904.

SHIEH, C. L. O que ensinar nas diferentes escolas públicas primárias paulistas: um estudo sobre os programas de ensino (1887-1929). 2010. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

SOUTO, R. Recrutamento e qualificação de professores primários na instrução pública paulista (1892-1933): um estudo das tecnologias de estado. 2005. 258 f. Tese (Doutorado em Educação, História, Política e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Educação, História, Política e Sociedade, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2005.

SOUZA, R. F. Alicerces da pátria: história da escola primária no estado de São Paulo. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

SOUZA, R. F. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX: ensino primário e secundário no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008.

SOUZA, R. F. Tempos de infância, tempos e escola: a ordenação do tempo escolar no ensino público paulista (1892-1933). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 127-143, 1999.

SOUZA, R. F. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Unesp, 1998.

SOUZA, R. F.; ÁVILA, V. P. S. As disputas em torno do ensino primário rural (São Paulo, 1931-1947). História da Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 43, p. 13-32, 2014.

SOUZA, R. F.; ÁVILA, V. P. S. Para uma genealogia da escola primária rural: entre o espaço e a configuração pedagógica (São Paulo, 1889-1947). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 7., 2013, Mato Grosso. Anais... Mato Grosso: SBHE, 2013. p. 1-17.

VIEIRA, L. C. Das escolas isoladas ao grupo escolar: a instrução pública primária em Mariana-MG (1890-1915). 2011. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

ORIANI, A. P. Entre limites geográficos e pedagógicos: organização do trabalho escolar nas escolas isoladas e nos grupos escolares (São Paulo, 1892-1950). Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 7, p. 104–123, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i7.174. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/174. Acesso em: 22 nov. 2024.