A poesia como cuidado de si: formação e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.173

Palavras-chave:

Poesia.Formação. Cuidado de si. Educação

Resumo

Articula-se neste artigo uma reflexão sobre a potência do pensamento e do cuidado de si, tendo por objetivo apresentar a poesia como instrumento de articulação, agenciada com experiências de trabalho no fazer educação em sala de aula. Escolhe-se, para ajudar neste processo, um suporte metodológico histórico-hermenêutico, com o qual se almeja dialogar e triangular autores e experiências pedagógicas. Para problematizar tal temática, divide-se o texto em três partes, sendo que na primeira se utilizará uma análise do papel da estética na Grécia antiga. Em um segundo momento, abordar-se-á o cuidado de si como alternativa para enfrentar as consequências dos modos de vida na sociedade contemporânea, e pressupostos de Foucault serão bases fundamentais para tais apontamentos. Por fim, há uma tentativa de montagem entre expressão poética e cuidado de si mediante experiências práticas desenvolvidas em zonas de aproximação entre a educação básica e a educação superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Porto Alegre: Globo, 1966.

BROSSA, J. Poesia vista. São Paulo: Amauta, 2005.

DELEUZE, G. Foucault. Lisboa: 70, 2005.

DELEUZE, G. Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

DIDI-HUBERMAN, G. A sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

FOUCAULT, M. Ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

FOUCAULT, M. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

FOUCAULT, M. História e Sexualidade 3: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

FOUCAULT, M. Tecnologías del yo y otros textos. Barcelona: Paidós Ibérica, 1990.

GALLO, S. Cuidar de si e cuidar do outro: implicações éticas para a educação dos últimos escritos de Foucault. In: KOHAN, W. (Ed.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 177-189.

GOETHE, J. W. Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister. São Paulo: 34, 2006.

GROS, F. O cuidado de si em Michel Foucault. In: RAGO, M.; VEIGA-NETO, A. (Ed.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 127-138.

HAVELOCK, E. A. A revolução da escrita na Grécia e suas consequências culturais. São Paulo: Unesp: Paz e Terra, 1996.

HENZ, C. I.; ROSSATO, R. (Coord.). Educação humanizadora na sociedade globalizada. Santa Maria: Biblos, 2007.

JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

MARANGON, M. L. Goethe e a educação: princípios formação a partir da obra os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister. In: SIMPÓSIO DE ESTÉTICA E FILOSOFIA DA MÚSICA. 2., 2016, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Sefim, 2016. p. 452-453.

MARCELLO, F. A.; FISCHER, R. M. B. Cuidar de si, dizer a verdade: arte, pensamento e ética do sujeito. Pró-Posições, Caminas, v. 25, n. 2, p. 157-175, 2014.

MARCONDES FILHO, C. Televisão: a vida pelo vídeo. São Paulo: Moderna, 1988.

MOREY, M. La cuestión del método. In: FOUCAULT, F. Tecnologías del yo y otros textos. Barcelona: Paidós Ibérica, 1990. p. 9-44.

PLATÃO. A república. 11. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2008.

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

RODRIGUES, E.; MARANGON, M. L.; DAMICO, J. G. S. A poesia como cuidado de si: formação e educação. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 7, p. 85–103, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i7.173. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/173. Acesso em: 21 nov. 2024.