A poesia como cuidado de si: formação e educação
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.173Palavras-chave:
Poesia.Formação. Cuidado de si. EducaçãoResumo
Articula-se neste artigo uma reflexão sobre a potência do pensamento e do cuidado de si, tendo por objetivo apresentar a poesia como instrumento de articulação, agenciada com experiências de trabalho no fazer educação em sala de aula. Escolhe-se, para ajudar neste processo, um suporte metodológico histórico-hermenêutico, com o qual se almeja dialogar e triangular autores e experiências pedagógicas. Para problematizar tal temática, divide-se o texto em três partes, sendo que na primeira se utilizará uma análise do papel da estética na Grécia antiga. Em um segundo momento, abordar-se-á o cuidado de si como alternativa para enfrentar as consequências dos modos de vida na sociedade contemporânea, e pressupostos de Foucault serão bases fundamentais para tais apontamentos. Por fim, há uma tentativa de montagem entre expressão poética e cuidado de si mediante experiências práticas desenvolvidas em zonas de aproximação entre a educação básica e a educação superior.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Porto Alegre: Globo, 1966.
BROSSA, J. Poesia vista. São Paulo: Amauta, 2005.
DELEUZE, G. Foucault. Lisboa: 70, 2005.
DELEUZE, G. Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
DIDI-HUBERMAN, G. A sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
FOUCAULT, M. Ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
FOUCAULT, M. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
FOUCAULT, M. História e Sexualidade 3: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
FOUCAULT, M. Tecnologías del yo y otros textos. Barcelona: Paidós Ibérica, 1990.
GALLO, S. Cuidar de si e cuidar do outro: implicações éticas para a educação dos últimos escritos de Foucault. In: KOHAN, W. (Ed.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 177-189.
GOETHE, J. W. Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister. São Paulo: 34, 2006.
GROS, F. O cuidado de si em Michel Foucault. In: RAGO, M.; VEIGA-NETO, A. (Ed.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 127-138.
HAVELOCK, E. A. A revolução da escrita na Grécia e suas consequências culturais. São Paulo: Unesp: Paz e Terra, 1996.
HENZ, C. I.; ROSSATO, R. (Coord.). Educação humanizadora na sociedade globalizada. Santa Maria: Biblos, 2007.
JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
MARANGON, M. L. Goethe e a educação: princípios formação a partir da obra os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister. In: SIMPÓSIO DE ESTÉTICA E FILOSOFIA DA MÚSICA. 2., 2016, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Sefim, 2016. p. 452-453.
MARCELLO, F. A.; FISCHER, R. M. B. Cuidar de si, dizer a verdade: arte, pensamento e ética do sujeito. Pró-Posições, Caminas, v. 25, n. 2, p. 157-175, 2014.
MARCONDES FILHO, C. Televisão: a vida pelo vídeo. São Paulo: Moderna, 1988.
MOREY, M. La cuestión del método. In: FOUCAULT, F. Tecnologías del yo y otros textos. Barcelona: Paidós Ibérica, 1990. p. 9-44.
PLATÃO. A república. 11. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Elisandro Rodrigues, Márcio Luís Marangon, José Geraldo Soares Damico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.