A POESIA COMO CUIDADO DE SI
FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO
Resumo
Articula-se neste artigo uma reflexão sobre a potência do pensamento e do cuidado de si, tendo por objetivo apresentar a poesia como instrumento de articulação, agenciada com experiências de trabalho no fazer educação em sala de aula. Escolhe-se, para ajudar neste processo, um suporte metodológico histórico-hermenêutico, com o qual se almeja dialogar e triangular autores e experiências pedagógicas. Para problematizar tal temática, divide-se o texto em três partes, sendo que na primeira se utilizará uma análise do papel da estética na Grécia antiga. Em um segundo momento, abordar-se-á o cuidado de si como alternativa para enfrentar as consequências dos modos de vida na sociedade contemporânea, e pressupostos de Foucault serão bases fundamentais para tais apontamentos. Por fim, há uma tentativa de montagem entre expressão poética e cuidado de si mediante experiências práticas desenvolvidas em zonas de aproximação entre a educação básica e a educação superior.
Copyright (c) 2018 Educação & Formação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos.
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.