Ação tutorial no ensino superior: experiência com alunos maiores de 23 em uma instituição pública de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.171Palavras-chave:
Alunos maiores de 23, Programa de Tutoria Maiores de 23, Tutor, TutorandosResumo
Objetiva-se refletir sobre o Programa de Tutoria Maiores de 23 (PTM23) a partir das percepções de alunos M23, tutores, coordenadores e professores de uma Instituição de Educação Superior em Portugal. Para atender a este objetivo realizamos uma investigação qualitativa com o uso de entrevistas semiestruturadas com 13 sujeitos envolvidos no Programa. A análise dos dados foi feita como uso da análise de conteúdo. Os resultados indicam a necessidade de avaliação constante da tutoria para que ela seja cada vez mais sistematizada de forma a atender às reais necessidades dos alunos. Também apontam que a tutoria é percebida como importante para todos os envolvidos e que ela está conseguindo encontrar a sua razão de existir como atividade que contribui para o desenvolvimento e o crescimento de tutores, tutorandos e consequentemente, influencia a instituição como um todo.
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Referências
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