Ação tutorial no ensino superior: experiência com alunos maiores de 23 em uma instituição pública de Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.171

Palavras-chave:

Alunos maiores de 23, Programa de Tutoria Maiores de 23, Tutor, Tutorandos

Resumo

Objetiva-se refletir sobre o Programa de Tutoria Maiores de 23 (PTM23) a partir das percepções de alunos M23, tutores, coordenadores e professores de uma Instituição de Educação Superior em Portugal. Para atender a este objetivo realizamos uma investigação qualitativa com o uso de entrevistas semiestruturadas com 13 sujeitos envolvidos no Programa. A análise dos dados foi feita como uso da análise de conteúdo. Os resultados indicam a necessidade de avaliação constante da tutoria para que ela seja cada vez mais sistematizada de forma a atender às reais necessidades dos alunos. Também apontam que a tutoria é percebida como importante para todos os envolvidos e que ela está conseguindo encontrar a sua razão de existir como atividade que contribui para o desenvolvimento e o crescimento de tutores, tutorandos e consequentemente, influencia a instituição como um todo.

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Referências

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Publicado

2018-01-02

Como Citar

ALVES, F. C.; SIMÃO, A. M. V.; LEITINHO, M. C. Ação tutorial no ensino superior: experiência com alunos maiores de 23 em uma instituição pública de Portugal. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 7, p. 44–65, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i7.171. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/171. Acesso em: 18 set. 2021.