Ação tutorial no ensino superior: experiência com alunos maiores de 23 em uma instituição pública de Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.171

Palavras-chave:

Alunos maiores de 23, Programa de Tutoria Maiores de 23, Tutor, Tutorandos

Resumo

Objetiva-se refletir sobre o Programa de Tutoria Maiores de 23 (PTM23) a partir das percepções de alunos M23, tutores, coordenadores e professores de uma Instituição de Educação Superior em Portugal. Para atender a este objetivo realizamos uma investigação qualitativa com o uso de entrevistas semiestruturadas com 13 sujeitos envolvidos no Programa. A análise dos dados foi feita como uso da análise de conteúdo. Os resultados indicam a necessidade de avaliação constante da tutoria para que ela seja cada vez mais sistematizada de forma a atender às reais necessidades dos alunos. Também apontam que a tutoria é percebida como importante para todos os envolvidos e que ela está conseguindo encontrar a sua razão de existir como atividade que contribui para o desenvolvimento e o crescimento de tutores, tutorandos e consequentemente, influencia a instituição como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRIOS-ESPINOSA, M. E. Motivación en el aula de lengua extranjera. Revista Encuentro: Investigación e Innovación en la Clase de Idiomas, Alcalá, v. 9, p. 17-30, 1997.

KAHOOT. [online]. Disponible en: <http://www.kahoot.it>. 2017. Acceso el: 15 abr. 2017.

MADRID-FERNÁNDEZ, D. La investigación de los factores motivacionales en el aula de idiomas. Universidad de Granada. Departamento de Didáctica de Lengua y Literatura. Granada: Grupo Universitario, 1999.

SOTO, A. Solo un 28% de los alumnos españoles habla bien inglés. Periódico ABC, Sociedad/Idiomas, Madrid, 21 jun. 2012.

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

ALVES, F. C.; SIMÃO, A. M. V.; LEITINHO, M. C. Ação tutorial no ensino superior: experiência com alunos maiores de 23 em uma instituição pública de Portugal. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 7, p. 44–65, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i7.171. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/171. Acesso em: 24 nov. 2024.