Ação tutorial no ensino superior: experiência com alunos maiores de 23 em uma instituição pública de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.171Palavras-chave:
Alunos maiores de 23, Programa de Tutoria Maiores de 23, Tutor, TutorandosResumo
Objetiva-se refletir sobre o Programa de Tutoria Maiores de 23 (PTM23) a partir das percepções de alunos M23, tutores, coordenadores e professores de uma Instituição de Educação Superior em Portugal. Para atender a este objetivo realizamos uma investigação qualitativa com o uso de entrevistas semiestruturadas com 13 sujeitos envolvidos no Programa. A análise dos dados foi feita como uso da análise de conteúdo. Os resultados indicam a necessidade de avaliação constante da tutoria para que ela seja cada vez mais sistematizada de forma a atender às reais necessidades dos alunos. Também apontam que a tutoria é percebida como importante para todos os envolvidos e que ela está conseguindo encontrar a sua razão de existir como atividade que contribui para o desenvolvimento e o crescimento de tutores, tutorandos e consequentemente, influencia a instituição como um todo.
Downloads
Referências
BARRIOS-ESPINOSA, M. E. Motivación en el aula de lengua extranjera. Revista Encuentro: Investigación e Innovación en la Clase de Idiomas, Alcalá, v. 9, p. 17-30, 1997.
KAHOOT. [online]. Disponible en: <http://www.kahoot.it>. 2017. Acceso el: 15 abr. 2017.
MADRID-FERNÁNDEZ, D. La investigación de los factores motivacionales en el aula de idiomas. Universidad de Granada. Departamento de Didáctica de Lengua y Literatura. Granada: Grupo Universitario, 1999.
SOTO, A. Solo un 28% de los alumnos españoles habla bien inglés. Periódico ABC, Sociedad/Idiomas, Madrid, 21 jun. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Francione Charapa Alves, Ana Margarida Veiga Simão, Meirecele Calíope Leitinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.