A professora Lourdes Guilherme e o canto orfeônico na escola industrial de natal (1945-1968)
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v2i6.2155Palavras-chave:
História da educação profissional, Canto orfeônico, Práticas EducativasResumo
A Escola Industrial de Natal surgiu no contexto das Leis Orgânicas do Ensino Industrial em 1942. Este artigo objetiva analisar as práticas educativas da professora Maria de Lourdes Filgueira Guilherme no exercício da docência da disciplina Canto Orfeônico na referida escola no período de 1945 a 1968. O corpus documental para o trabalho é composto por livros de posse dos docentes, fotografias, depoimentos orais, leis, decretos e portarias. Metodologicamente fez-se uso da interpretação histórica e do método indiciário para configurar uma história das práticas educativas da professora Lourdes Guilherme. Constatou-se que a docente desenvolveu as suas práticas educativas em sintonia com as demandas e exigências de uma escola que se propunha a educar os alunos principalmente para exercerem uma profissão e para serem bem-comportados, capazes de respeitar os direitos dos outros, assumirem os seus deveres e de terem o compromisso de serem úteis ao seu país.
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