Recursos didáticos utilizados por professores de escolas rurais de um município mato-grossense nas décadas de 1980 e 1990
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v2i6.2064Palavras-chave:
Educação do campo, Recursos e materiais didáticos, Organização do trabalho pedagógicoResumo
Este texto aborda sobre recursos, equipamentos e materiais didáticos utilizados por professores das escolas do campo no estado de Mato Grosso, especialmente na região de Tangará da Serra, nas décadas de 1980 e 1990. Objetiva caracterizar a forma de organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo, identificar os tipos de materiais e recursos didáticos empregados no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e expor as principais dificuldades encontradas pelos professores na realização do trabalho docente. Adotou-se uma abordagem de pesquisa qualitativa, recorrendo-se à técnica da entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que os professores dessas escolas rurais eram, em sua maioria, leigos e atuavam em salas multisseriadas, com uma precária infraestrutura e com pouquíssimos recursos didáticos. Além das orientações periódicas que recebiam da Secretaria Municipal da Educação, os professores buscavam auxílio de colegas docentes da cidade, até mesmo em termos de reaproveitamento de materiais didáticos.
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