Recursos didáticos utilizados por professores de escolas rurais de um município mato-grossense nas décadas de 1980 e 1990

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i6.2064

Palavras-chave:

Educação do campo, Recursos e materiais didáticos, Organização do trabalho pedagógico

Resumo

Este texto aborda sobre recursos, equipamentos e materiais didáticos utilizados por professores das escolas do campo no estado de Mato Grosso, especialmente na região de Tangará da Serra, nas décadas de 1980 e 1990. Objetiva caracterizar a forma de organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo, identificar os tipos de materiais e recursos didáticos empregados no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e expor as principais dificuldades encontradas pelos professores na realização do trabalho docente. Adotou-se uma abordagem de pesquisa qualitativa, recorrendo-se à técnica da entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que os professores dessas escolas rurais eram, em sua maioria, leigos e atuavam em salas multisseriadas, com uma precária infraestrutura e com pouquíssimos recursos didáticos. Além das orientações periódicas que recebiam da Secretaria Municipal da Educação, os professores buscavam auxílio de colegas docentes da cidade, até mesmo em termos de reaproveitamento de materiais didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília, DF: Secad, 2007.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e as Bases para o Ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 27 dez. 1961.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 9 abr. 2002.

BRASIL. Programa nacional de educação de jovens integrada com qualificação social e profissional para agricultores(as) familiares. Brasília, DF: Secad, 2008.

FARIA FILHO, L. M. Os tempos e espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 2006, Goiânia. Anais... Goiânia: PUC, 2006.

HAGE, S. M. Movimentos sociais do campo e afirmação do direito à educação: pautando o debate sobre as escolas multisseriadas na Amazônia paraense. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 87, n. 217, p. 302-312, 2006.

IBGE. Estimativa da população. Disponível em: <http://cod.ibge.gov.br/ema5>. Acesso em: 7 mar. 2017.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1986.

MACHADO, I. F. Um projeto político-pedagógico para a escola do campo. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Paraná, v. 4,n. 8, p. 191-219, 2009.

MACHADO, I. F.; GENTIL, H. S. Formação de educadores do campo em Mato Grosso nas décadas de 1980-1990. In: ENDIPE, 18., 2016, Cuiabá.Anais... Cuiabá: Endipe, 2016.

PINHEIRO, M. S. D. A concepção de educação do campo no cenário das políticas públicas da sociedade brasileira. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 5., 2007, Porto Alegre.Anais...Porto Alegre: UFRGS, 2007. p. 1-20.

RIBEIRO, M. Política educacional para populações camponesas: da aparência à essência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18 n. 54, p. 669-691, 2013.

ROCHA, M. I. A. Em discussão, a precariedade da educação rural Brasil. Entrevista de Maria Isabel Antunes Rocha para a Folha de São Paulo. Folha de São Paulo, São Paulo, Coditiano, 13 jun. 2010. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1306201016.htm>. Acesso em: 10 set. 2014.

SOUZA, M. A. Educação do campo: propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis: Vozes, 2006.

SOUZA, T. F. M.; AM NCIO, L. N. B. Escolas rurais e alfabetização em Diamantino-MT: aspectos de uma trajetória nas décadas de 1930 a 1940. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 4., 2006, Goiânia. Anais... Goiânia: UCG, 2006.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZABATIERO, J. Novos caminhos para a educação cristã. São Paulo: Hagnos, 2009.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

GARCIA, L. S. N.; MACHADO, I. F. Recursos didáticos utilizados por professores de escolas rurais de um município mato-grossense nas décadas de 1980 e 1990. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 6, p. 139–152, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i6.2064. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/164. Acesso em: 21 nov. 2024.