Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i6.2058

Palavras-chave:

Colonização. Educação. Conscientização freireana. Vilhena-RO.

Resumo

O presente artigo busca perceber, em uma perspectiva histórica, como o movimento migratório ocorrido no período de 1960 a 1980, na região de Vilhena, Rondônia, lidou com os conflitos de ocupar uma terra já ocupada. Faz uma abordagem inicial das demandas educacionais que se punham. Para compreender esse espaço histórico-social, retratam-se momentos que permitiram compreender as relações sociais, nômades e econômicas do período. Essas relações reverberaram na educação, na formação dos alunos, na cultura e na identidade local. A pesquisa delimita-se como um estudo bibliográfico, apoiada pela visão da conscientização freireana da relação ser humano/mundo, e conta com alguns autores regionais que abordam a temática da colonização de Vilhena.

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

MARTINS, H. A.; CARNEIRO, K. T.; ASSIS, E. R. de. Colonização e ocupação em Vilhena-RO (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 6, p. 123–138, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i6.2058. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/163. Acesso em: 13 nov. 2024.