A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i6.1991

Palavras-chave:

Revisão por pares, Elementos da pesquisa, Formação

Resumo

Identifica e analisa as razões favoráveis e contrárias à dimensão pedagógica da revisão por pares nos três colégios de áreas do conhecimento a partir do ponto de vista de autores e revisores de periódicos científicos. Os dados foram obtidos por meio da questão aberta de um questionário on-line e passaram por um processo de categorização com utilização de um programa de computador de auxílio à análise qualitativa. Os resultados evidenciaram razões contrárias e favoráveis à dimensão pedagógica da revisão por pares, como também limites e possibilidades para tomar essa atividade uma experiência de aprendizagem. Conclui-se reconhecendo a revisão por pares como uma importante oportunidade de formação para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e que os limites do caráter formativo desse processo, se superados, reforçam ainda mais sua natureza pedagógica.

 

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

SILVA, C. N. N. da; MUELLER, S. P. M. A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 6, p. 101–122, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i6.1991. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162. Acesso em: 28 mar. 2024.