Formação da subjetividade neoliberal: o empreendedor de si no Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e16033

Palavras-chave:

Neoliberalismo., Racionalidade empresarial, Ensino Médio, Empreendedor de si

Resumo

Este trabalho analisa a formação escolar do empreendedor de si como generalização da subjetividade neoliberal no Novo Ensino Médio. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se na perspectiva marxista e nos estudos de Dardot e Laval (2016) sobre o sujeito empresarial e na análise de documentos do Novo Ensino Médio, como a Base Nacional Comum Curricular (2018) e o Currículo Base do Território Catarinense (2021). A proposta formativa prioriza a constituição de sujeitos autogerenciáveis e empreendedores, preparados para negociar individualmente sua inserção no mercado de trabalho. A análise destaca os aspectos político-administrativos do currículo e sua implementação em Santa Catarina, com ênfase no projeto de vida, nas competências socioemocionais e no empreendedorismo. Conclui-se que essa racionalidade neoliberal molda o perfil do futuro trabalhador, exigindo um indivíduo gestor de si, capaz de se adaptar às crises do capitalismo contemporâneo. Nesse cenário, consolida-se uma tendência pedagógica neoliberal como base teórica e prática dessa orientação formativa.   

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Biografia do Autor

Miryan Cruz Debiasi, Centro Universitário Barriga Verde

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Docente do Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE).

Rafael Rodrigo Mueller, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Pós-doutor pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente pesquisador do PPGE da Unesc.

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Publicado

2025-10-29

Como Citar

DEBIASI, M. C.; MUELLER, R. R. Formação da subjetividade neoliberal: o empreendedor de si no Novo Ensino Médio. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e16033, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e16033. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/16033. Acesso em: 5 dez. 2025.