Formação da subjetividade neoliberal: o empreendedor de si no Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e16033Palavras-chave:
Neoliberalismo., Racionalidade empresarial, Ensino Médio, Empreendedor de siResumo
Este trabalho analisa a formação escolar do empreendedor de si como generalização da subjetividade neoliberal no Novo Ensino Médio. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se na perspectiva marxista e nos estudos de Dardot e Laval (2016) sobre o sujeito empresarial e na análise de documentos do Novo Ensino Médio, como a Base Nacional Comum Curricular (2018) e o Currículo Base do Território Catarinense (2021). A proposta formativa prioriza a constituição de sujeitos autogerenciáveis e empreendedores, preparados para negociar individualmente sua inserção no mercado de trabalho. A análise destaca os aspectos político-administrativos do currículo e sua implementação em Santa Catarina, com ênfase no projeto de vida, nas competências socioemocionais e no empreendedorismo. Conclui-se que essa racionalidade neoliberal molda o perfil do futuro trabalhador, exigindo um indivíduo gestor de si, capaz de se adaptar às crises do capitalismo contemporâneo. Nesse cenário, consolida-se uma tendência pedagógica neoliberal como base teórica e prática dessa orientação formativa.
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