Pandemia e desigualdade social: impactos no processo educativo em uma escola do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15987

Palavras-chave:

Democratização da educação, Direito à educação, Educação do campo, Educação popular, Igualdade educacional

Resumo

O artigo discute os impactos da pandemia da Covid-19 e da desigualdade social na escolarização de estudantes do ensino fundamental de uma escola do campo, situada em um município do estado do Ceará, tendo por base os dados de uma pesquisa com professores, realizada com apoio metodológico em sessões de conversação sobre experiências docentes na pandemia. Suas falas foram analisadas com base no procedimento dos núcleos de significação, o que resultou em um núcleo denominado Educação do campo: desigualdade social e seus impactos na pandemia, constituído de três indicadores, a saber: desigualdade social e impactos na realidade escolar; desafios educacionais: carências, suporte e necessidades de formação na educação do campo; e a escola como espaço de enfrentamento a desigualdade social vivida pelos alunos.

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Biografia do Autor

Júlio Ribeiro Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, onde atua em cursos de graduação (licenciatura) e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Maria Socorro Silva, Secretaria de Educação do Município de Icó

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Licenciada em Educação Física. Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Icó – Ceará.

Allan Solano Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho, em Portugal-PT. Docente da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), onde atua em cursos de graduação (licenciatura) e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2025-10-22

Como Citar

SOARES, J. R.; SILVA, M. S.; SOUZA, A. S. Pandemia e desigualdade social: impactos no processo educativo em uma escola do campo. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e15987, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e15987. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15987. Acesso em: 5 dez. 2025.