A mobilização do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo: um estudo com professores de matemática do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15408Palavras-chave:
Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, Base Nacional Comum Curricular, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Plano de Aula, EnsinoResumo
A docência enfrenta constantemente desafios impulsionados pelo crescente acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, que, inclusive, irromperam com importantes elementos da organização dos currículos desde a homologação da Base Nacional Comum Curricular. Sob esse viés, buscou-se, por meio do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, uma melhor compreensão dos conhecimentos necessários para os professores incorporarem as tecnologias às práticas de ensino. Este estudo tem como objetivo analisar como professores de Matemática do Ensino Fundamental mobilizam o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo no planejamento de aulas com tecnologias digitais. Os dados reunidos de forma triangulada, por meio de questionário, plano de aula e entrevista semiestruturada, tratados à luz da análise de conteúdo de Bardin (2011), evidenciaram que os docentes não integravam simultaneamente os conhecimentos-base do referido modelo teórico, sendo as limitações atribuídas, principalmente, à falta de formação continuada.
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