A mobilização do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo: um estudo com professores de matemática do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15408

Palavras-chave:

Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, Base Nacional Comum Curricular, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Plano de Aula, Ensino

Resumo

A docência enfrenta constantemente desafios impulsionados pelo crescente acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, que, inclusive, irromperam com importantes elementos da organização dos currículos desde a homologação da Base Nacional Comum Curricular. Sob esse viés, buscou-se, por meio do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, uma melhor compreensão dos conhecimentos necessários para os professores incorporarem as tecnologias às práticas de ensino. Este estudo tem como objetivo analisar como professores de Matemática do Ensino Fundamental mobilizam o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo no planejamento de aulas com tecnologias digitais. Os dados reunidos de forma triangulada, por meio de questionário, plano de aula e entrevista semiestruturada, tratados à luz da análise de conteúdo de Bardin (2011), evidenciaram que os docentes não integravam simultaneamente os conhecimentos-base do referido modelo teórico, sendo as limitações atribuídas, principalmente, à falta de formação continuada.

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Biografia do Autor

Gicia Cavalcanti de Brito, Secretaria Municipal de Educação de Afrânio

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) pela Universidade de Pernambuco - UPE. Possui especialização em Gestão e Coordenação em Educação - UPE e graduação em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC. Atualmente é servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Afrânio (PE), atuando no cargo de professora de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental.

Ernani Martins de Santos, Universidade de Pernambuco

Doutor em Psicologia Cognitiva e Livre Docência pela Universidade Federal de Pernambuco (UPE), Mestre em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), graduado em Matemática pela UPE. É Professor Associado na UPE, atuando como Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Campus Mata Norte); no Mestrado Profissional em Rede em Educação Inclusiva - PROFEI e Pró-Reitor de Graduação da Universidade. 

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Publicado

2025-12-03

Como Citar

BRITO, G. C. de; SANTOS, E. M. de. A mobilização do conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo: um estudo com professores de matemática do ensino fundamental. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e15408, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e15408. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15408. Acesso em: 5 dez. 2025.