A formação política do professor da Educação Básica mobilizada pela formação dialética: aspectos da Alfabetização Didático-Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15390

Palavras-chave:

Paulo Freire, Formação permanente, Educação Básica, Formação política

Resumo

Ataques à democracia, contexto antidialógico e desvalorização do professor marcam o cenário brasileiro nos últimos anos. Em vista disso, enxerga-se na expressão Alfabetização Didático-Científica uma possibilidade para mobilizar a formação política do professor da Educação Básica. Ante o exposto, trazem-se neste trabalho reflexões sobre a Alfabetização Didático-Científica de professores a partir da pesquisa realizada em municípios baianos, estando instigados pelo questionamento: de que forma o professor desenvolve a consciência política do estudante se ele próprio não tiver a sua formação política desenvolvida? Objetiva-se ampliar as discussões sobre a formação política do professor, tendo como base epistemológica o desenvolvimento da Alfabetização Didático-Científica no contexto da formação dialética. O corpus da pesquisa foi constituído com o questionário e analisado sob a Análise do Discurso freireano, que apontou a ausência do saber político no fazer pedagógico dos professores, evidenciando a necessidade de formações permanentes que instiguem a formação política articulada à Alfabetização Didático-Científica.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Marinho de Araújo, Secretaria Municipal de Educação de Itamari

Pós-doutorando em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor pesquisador da Educação Básica.

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

ARAÚJO, L. C. M. de. A formação política do professor da Educação Básica mobilizada pela formação dialética: aspectos da Alfabetização Didático-Científica. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e15390, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e15390. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15390. Acesso em: 5 dez. 2025.