Relação Professor-Estudante à Luz da Diversidade Sexual e das Práticas Docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15342

Palavras-chave:

Diversidade Sexual

Resumo

Esta pesquisa investiga as relações entre os professores universitários e os estudantes da população LGBTTQIAPN+ na Universidade Estadual de Feira de Santana. Esta investigação busca compreender como os professores universitários podem contribuir para a inclusão desses estudantes nesta instituição. A abordagem qualitativa foi utilizada para alcançar esse objetivo; os dados foram coletados por meio de um questionário online, e a análise foi realizada com funções do Excel e análise de conteúdo. Entre os principais achados, destaca-se que as vivências desses estudantes são permeadas por desafios relacionados à permanência estudantil, discussões insuficientes sobre a temática e violências simbólicas. Portanto, defende-se a revisão das práticas pedagógicas dos professores da UEFS, com o intuito de promover uma educação mais inclusiva diante a diversidade sexual.

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Biografia do Autor

Pedro Paulo Souza Rios, Universidade Federal do Vale do São Franscisco

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe; Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos; Professor na Universidade Federal do Vale do São Francisco - Campus Senhor do Bonfim; Pesquisador nas temáticas de Gênero, Sexualidade e Diversidade, Currículo, Estágio e Formação Docente na perspectiva da contextualização. Líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Gênero, Sexualidade e Educação no Sertão - GENESES-Sertão.

José Victor Guedes da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Estudante de Psicologia, pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS; Bolsista de Iniciação Científica na área de estudos sobre relação discentes e docentes, com recorte em gênero e diversidade com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2025-12-01

Como Citar

RIOS, P. P. S.; SILVA, J. V. G. da. Relação Professor-Estudante à Luz da Diversidade Sexual e das Práticas Docentes. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e15342, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e15342. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15342. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Epistemologias transfeministas e Cuir e a formação de professores