A arte performática Drag Queen como uma abordagem alternativa para o ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15323

Palavras-chave:

Ensino Tradicional, Estratégias de Aprendizagem, Dificuldade de Aprendizagem, Conceito

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar e discutir as potencialidades da utilização da arte performática Drag Queen em uma prática experimental demonstrativa na disciplina de Química. Com tal propósito, a pesquisa utilizou essa abordagem em um curso preparatório para vestibulares no ensino do conceito de densidade. A prática didática objeto desta pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira dedicada a uma experimentação demonstrativa sobre o conceito abordado por meio da arte performática Drag Queen e a segunda dedicada à sistematização do conhecimento. Os dados foram coletados junto aos estudantes por meio de questionários e analisados através da análise categorial de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os aspectos metodológicos utilizados auxiliaram no interesse dos estudantes devido ao dinamismo da aula e no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem, mediando as relações entre professor e aluno de forma não hierárquica e promovendo a cultura Drag Queen.  

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Biografia do Autor

Vinicius Vessane , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Licenciado em Química pela FCT-UNESP, campus de Presidente Prudente (2023). Bolsista de Mestrado Acadêmico em Química vinculado ao Programa de Pós-graduação em Química do IBILCE UNESP, campus de São José do Rio Preto.

Taís Andrade dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Licenciada em Física pela da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT-UNESP), licenciada em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Mestra e Doutora em Educação para Ciência (FC-UNESP). Pós-doutora em Ensino e Processos Formativos (UNESP – IBILCE).

Gustavo Bizarria Gibin , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Licenciado e mestre em Química, doutor em Ciências pela UFSCar e livre-docente em Educação Química pela UNESP. Atualmente é professor associado da UNESP Presidente Prudente e é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos.

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Publicado

2025-09-23

Como Citar

VESSANE , V.; SANTOS, T. A. dos; GIBIN , G. B. A arte performática Drag Queen como uma abordagem alternativa para o ensino de Química. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e15323, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e15323. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15323. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Epistemologias transfeministas e Cuir e a formação de professores