Transgeneridade e intersexualidade no ensino de genética: limites e possibilidades para uma biologia pós-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15319

Palavras-chave:

Biologia, Genética, Transgêneros, Intersexualidade

Resumo

Este trabalho objetiva analisar limites e possibilidades para uma Biologia pós-crítica, por meio de uma Educação Sexual Queer, visando problematizar discursos essencialistas no Ensino de Genética, para favorecer o reconhecimento de identidades/diferenças, como transgêneros e intersexuais. Embora distintas, ambas são, socioculturalmente, deslegitimadas e/ou patologizadas por discursos essencialistas que (re)produzem visões opressoras e de desinformação diante desses corpos e gêneros destoantes da cisheteronormatividade. Portanto, desenvolvemos um plano de aula referente ao Ensino de Genética em uma abordagem Queer, possibilitando extrapolar os limites dos aspectos meramente biológicos e assumir questões socioculturais sobre corpos, gêneros e sexualidades. Enquanto biólogos/as-educadores/as problematizamos discursos essencialistas, buscando desconstruir saberes e práticas sobre tais temáticas, por meio de artefatos culturais, como filmes e músicas. Assim, apontamos problematizações para questionar discursos essencialistas alicerçados no determinismo biológico, reiterando, por exemplo, que corpos “masculinos” seriam compostos pelos cromossomos XY e corpos “femininos” por XX, ampliando conhecimentos sobre a diversidade de corpos.

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Biografia do Autor

Tailson dos Santos Silva, Universidade Federal do Cariri

Licenciado em Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e licenciando em Biologia pelo Instituto de Formação de Educadores (IFE) da UFCA. Bolsista de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) / Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPI) / UFCA. Membro do Grupo de Pesquisa (Bio)Docências/UFCA/CNPq.

Elaine de Jesus Souza, Universidade Federal do Cariri

Pós-doutorado em Educação/UFBA e Líder do Grupo de Pesquisa (Bio)Docências/UFCA/CNPq. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora adjunta da UFCA. Professora permanente do PPGECIMA da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2025-09-24

Como Citar

SILVA, T. dos S.; SOUZA, E. de J. Transgeneridade e intersexualidade no ensino de genética: limites e possibilidades para uma biologia pós-crítica. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e15319, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e15319. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15319. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Epistemologias transfeministas e Cuir e a formação de professores