As contribuições da prática crossdressing para a reflexão da formação de professoras/es de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15295

Palavras-chave:

Corpo-Gênero-Sexualidade, Ensino de Ciências, Formação de Professoras/es, Prática Crossdressing

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo demonstrar e analisar como a prática crossdressing pode contribuir para reflexões a respeito do ensino de Ciências, na perspectiva de corpo, gênero e sexualidade, do curso de Pedagogia e da/o Pedagoga/o, bem como da formação desta/e para o ensino de Ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental. Este estudo utilizou o método (auto)biográfico para, por meio das narrativas de experiências, realizar reflexões ancoradas nos estudos queer e pautadas em analogias, tendo em vista o ensino de Ciências. Com base nas análises, verificou-se que a prática crossdressing pode contribuir para repensar o ensino de Ciências, na perspectiva de um movimento de (re)criação, (re)constituição, inovação e renovação, na direção de uma constante mudança, (re)inventando-se e transgredindo padrões, por meio da superação do binarismo anatômico dos corpos, das identidades sexuais e de gênero. 

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Biografia do Autor

Gleydson da Paixão Tavares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre e Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores, do PPG ECFP, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Campus Jequié (BA). Técnico Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Ilhéus (BA). Membro do Acuendações - Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade e Relações Étnico-raciais

Marcos Lopes de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação – Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPGECFP) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenador do Acuendações - Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade e Relações Étnico-raciais

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Publicado

2025-08-28

Como Citar

TAVARES, G. da P.; SOUZA, M. L. de. As contribuições da prática crossdressing para a reflexão da formação de professoras/es de Ciências . Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e15295, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e15295. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15295. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Epistemologias transfeministas e Cuir e a formação de professores