As contribuições da prática crossdressing para a reflexão da formação de professoras/es de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15295Palavras-chave:
Corpo-Gênero-Sexualidade, Ensino de Ciências, Formação de Professoras/es, Prática CrossdressingResumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo demonstrar e analisar como a prática crossdressing pode contribuir para reflexões a respeito do ensino de Ciências, na perspectiva de corpo, gênero e sexualidade, do curso de Pedagogia e da/o Pedagoga/o, bem como da formação desta/e para o ensino de Ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental. Este estudo utilizou o método (auto)biográfico para, por meio das narrativas de experiências, realizar reflexões ancoradas nos estudos queer e pautadas em analogias, tendo em vista o ensino de Ciências. Com base nas análises, verificou-se que a prática crossdressing pode contribuir para repensar o ensino de Ciências, na perspectiva de um movimento de (re)criação, (re)constituição, inovação e renovação, na direção de uma constante mudança, (re)inventando-se e transgredindo padrões, por meio da superação do binarismo anatômico dos corpos, das identidades sexuais e de gênero.
Downloads
Referências
BARROS, S. C.; RIBEIRO, P. R. C. Educação para a sexualidade: uma questão transversal ou disciplinar no currículo escolar?. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 11, n. 1, p. 164-187, 2012. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen11/REEC_11_1_9_ex570.pdf. Acesso em: 4 out. 2022.
BITENCOURT, I. P.; SOUZA, M. L. A sexualidade em livros didáticos de Ciências dos anos iniciais do ensino fundamental. In: ENPEC, 13., 2021, Caldas Novas. Anais [...]. Caldas Novas: Realize, 2021. p. 1-10. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/enpec/2021/trabalho_completo_ev155_md1_sa109_id712_01072021184508.pdf. Acesso em: 1º out. 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 16 maio 2006.
CARVALHO, F. A.; CASSIANI, S. Por que o ensino de Ciências (ainda) silencia os corpos dissidentes em suas discursividades pedagógicas? Uma crítica contracolonial feminista como resposta. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 13., 2024, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2024. ISSN 2179-510X. Disponível em: https://www.fg2024.eventos.dype.com.br/anais/trabalhos/lista. Acesso em: 1º fev. 2025.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
JESUS, J. G. Orientações sobre a população transgênero: conceitos e termos. Brasília, DF: Autor, 2012.
LIBÂNEO, J. C. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 843-876, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mSLjpLJDzBytgc6t6VcsxYf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 9 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300011
LOPES, M. Com que roupa e pra onde eu vou: uma etnografia com crossdressers brasileiras. Periódicus, Salvador, v. 1, n. 4, p. 322-326, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/15440. Acesso em: 1º out. 2024. DOI: https://doi.org/10.9771/peri.v1i4.15440
LOURO, G. L. Corpo, escola e identidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 59-76, 2000. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46833. Acesso em: 1º fev. 2025.
LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MARONN, T. G.; RIGO, N. M. A complexidade dos estudos sobre o corpo no ensino de ciências. Revista Ciências & Ideias, Nilópolis, v. 13, n. 4, p. 93-110, 2022. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1916/2191. Acesso em: 1º fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.1916
MISKOLCI, R. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
NEVES, M. T. M. Inconformidades indumentárias: reflexões sobre a moda e crossdressing. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós- -Graduação em Têxtil e Moda, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-07062017-113559/publico/Original_Maira_Neves.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.
OLIVEIRA, K. S.; NÓBREGA, P. R. C. “Resistir para existir”: conservadorismo, gênero e sexualidade no contexto educacional. Educação & Formação, Fortaleza, v. 10, e14015, 2025. DOI: DOI: 10.25053/redufor.v10.e14015. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14015. Acesso em: 12 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14015
PIMENTA, S. G.; PINTO, U. A.; SEVERO, J. L. R. L. Panorama da Pedagogia no Brasil: ciência, curso e profissão. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 38, e38956, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/tXrLcgJxZPSV4n47WPzgpxq/. Acesso em: 1º fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469838956
SANTOS, L. H. S. O corpo que pulsa na escola e fora dela. In: RIBEIRO, P. R. C. et al. (org.). Corpo, gênero e sexualidade: discutindo práticas educativas. Rio Grande: FURG, 2007. p. 80-102.
SILVA, C. B. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
SILVA, E. P. Q. As práticas e as produções curriculares das Ciências e Biologia sobre corpo no ensino fundamental e médio. In: PEREIRA, M. G.; AMORIM, A. C. R. (org.). Ensino de Biologia: fios e desafios na construção de saberes. João Pessoa: Universitária/UFPB, 2008. p. 249-258.
SILVA, E. P. Q. Quando o corpo é uma (des)construção cultural. In: MARANDINO, M. et al. (org.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: UFF, 2005. p. 141-150.
SILVA, Y. J. A.; SÁ-SILVA, J. R. O corpo humano biológico e cultural no ensino de Ciências: uma análise a partir de livros didáticos. Revista Contemporânea, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 1-23, 2024. Disponível em: https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/5477. Acesso em: 1º fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.56083/RCV4N8-130
SOUZA, E. C. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344. Acesso em: 1º fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644411344
SOUZA, M. L. Diversidade de gênero e sexual: apontamentos de uma proposta de formação docente. In: SEFFNER, F.; CAETANO, M. (org.). Discurso, discursos e contra- -discursos latino-americanos sobre a diversidade sexual e de gênero. Rio Grande: FURG, 2016, p. 979-997.
TRIVELATO, S. L. F. Que corpo/ser humano habita nossas escolas?. In: MARANDINO, M. et al. (org.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: UFF, 2005. p. 121-130.
VEIGA-NETO, A. Crise da Modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. Sísifo, Coimbra, n. 7, p. 142-150. 2008. Disponível em: https://madmunifacs.files.wordpress.com/2016/04/veiga-neto-modernidade-e-curriculos.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.
VENCATO, A. P. “A casa pode ser dele, mas o lar é meu”: crossdressing, relações familiares, conflitos e cuidado. Aceno, Cuiabá, v. 11, n. 25, p. 219-234, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/article/view/16695. Acesso em: 1º fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.48074/aceno.v11i25.16695
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gleydson da Paixão Tavares, Marcos Lopes de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.









