Caracterização das estratégias de gerenciamento do tempo e da procrastinação acadêmica de estudantes de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14963Palavras-chave:
Gerenciamento do tempo, Procrastinação acadêmica, Estudantes de licenciatura, Futuros professoresResumo
O objetivo da pesquisa foi conhecer os comportamentos de gerenciamento do tempo e de procrastinação acadêmica de licenciandos e analisá-los em relação às variáveis sociodemográficas e de vida acadêmica. Participaram do estudo 238 estudantes de uma universidade pública, os quais responderam a um questionário sociodemográfico e a uma escala de gerenciamento do tempo e procrastinação acadêmica. Análises descritivas, comparativas e correlacionais foram realizadas utilizando o programa estatístico Statistical Package for the Social Science. Os resultados mostraram níveis moderados de gerenciamento do tempo e de procrastinação acadêmica. Diferenças estatisticamente significativas foram encontradas ao comparar a escala com as variáveis: tipo de escola do Ensino Médio, autopercepção das notas e grau de intenção de continuar o curso. Correlações significativas, negativas e de magnitude alta foram encontradas entre o gerenciamento do tempo e a procrastinação acadêmica. Sugere-se que intervenções sejam desenvolvidas com os grupos que apresentaram escores mais baixo de gerenciamento do tempo.
Downloads
Referências
ADAMS, R. V.; BLAIR, E. Impact of time management behaviors on undergraduate Engineering students' performance. SAGE Open, [S. l.], v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2158244018824506. Acesso em: 3 set. 2024.
ARCOVERDE, Â. R. R.; BORUCHVITCH, E.; GÓES, N. M.; ACEE, T. W. Self-regulated learning of Natural Sciences and Mathematics future teachers: Learning strategies, self-efficacy, and socio-demographic factors. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 35, p. 1, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/YZ43RsYBm6wdX4Jp6ZXqcJb/?lang=en. Acesso em: 10 dez. 2024.
BANDURA, A. Social learning theory. Prentice-Hall: New Jersey, 1977.
BANDURA, A. The self-system in reciprocal determinism. American Psychologist, [S. l.], v. 33, n. 4, p. 344-358, 1978.
BANDURA, A. Social foundations of thought and action: a social cognitive theory. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1986.
BORUCHOVITCH, E. Questionário sociodemográfico. Manuscrito não publicado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2018.
BORUCHOVITCH, E.; GÓES, N. M.; ACEE, T. W.; FELICORI, C. M. Brazilian student’s learning and study strategies in teacher education programs. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 30, n. 63, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/14683. Acesso em: 7 jun. 2024.
BRITTON, B. K.; TESSER, A. Effects of time-management practices on college grades. Journal of Educational Psychology, [S. l.], v. 83, n. 3, 1991. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1992-10822-001. Acesso em: 19 set. 2024.
CALLAN, G. L.; SHIM, S. S. How teachers define and identify self-regulated learning. The Teacher Educator, [S. l.], v. 54, p. 295-312, 2019.
COHEN, J. Statistical power analysis for the behavioral sciences. 2. ed. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1988.
COSTA, G. M.; RAMOS, M. F. H.; PEREIRA, E. C. C. S.; SILVA, E. P.; ESTUMANO, E. A. F.; SANTOS, F. C. Procrastination and self-regulation of learning in university students: A thematic essay. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 12, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34914. Acesso em: 1º fev. 2025.
DEMBO, M. H. Learning to teach is not enough: Future teachers also need to learn to learn. Teacher Education Quarterly, [S. l.], v. 28, n. 4, p. 23-35, 2001. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/23478314 Acesso em: 1º fev. 2025.
EDWARDS, S.; MARTIN, J.; SHAFFER, C. Examining classroom interventions to reduce procrastination. In: Proceedings of the 2015 acm conference on innovation and technology in computer science education, 15., 2015, New York. Anais […]. New York: Association for Computing Machinery, 2015. p. 254-259. DOI: 10.1145/2729094.2742632.
FERRAZ, A. S.; SANTOS, A. A. A.; NORONHA, A. P. P. Self-Regulation for reading comprehension: assessment of strategies and time management. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 39, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/M7MG5BtBHKNypKr3q4rJgzG/?lang=en. Acesso em: 7 jun. 2024.
FIOR, C. A.; SAMPAIO, R. K. N.; REIS, C. A. C.; POLYDORO, S. A. J. Autoeficácia e procrastinação acadêmica em estudantes do Ensino Superior: um estudo correlacional. Psico, Porto Alegre, v. 53, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/38943. Acesso em: 31 jan. 2025.
FRANCISCÃO, D.; BORUCHOVITCH, E. As estratégias de aprendizagem na formação inicial de docentes: uma revisão sistemática da literatura. Educação & Formação, Fortaleza, v. 8, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e10022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10022. Acesso em: 6 jun. 2024.
FRISON, L. M. B.; BORUCHOVITCH, E.; GÓES, N. M. Lassi: diagnóstico de estratégias de estudo e aprendizagem em estudantes universitários. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 68, p. 1-24, 2024.
GEARA, G. B.; HAUCK FILHO, N.; TEIXEIRA, M. A. P. Construção da escala de motivos da procrastinação acadêmica. Psico, Porto Alegre, v. 48, n. 2, p. 140-151, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/24635/pdf. Acesso em: 15 set. 2024.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
GÓES, N. M.; BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem: como promovê-las? Petrópolis: Vozes, 2020.
INEP. MEC e INEP divulgam resultado do Censo Superior 2023. Brasília, DF: MEC, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/mec-e-inep-divulgam-resultado-do-censo-superior-2023. Acesso em: 16 jan. 2025.
KAVESKI, I. D. S.; BEUREN, I. M. Antecedentes e consequentes da procrastinação de discentes em disciplinas do curso de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 136-158, 2020. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/5271. Acesso em: 21 nov. 2024.
MACHADO, B. A. B.; SCHWARTZ, S. Procrastinação e aprendizagem acadêmica. Revista Eletrônica Científica da UERGS, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 119-135, 2018. Disponível em: https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1480. Acesso em: 15 out. 2024.
MARCONI, F. N.; BZUNECK, J. A.; RUFINI, S. E. A. Escala de gerenciamento do tempo e procrastinação. Manuscrito não publicado. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2022.
NACHTIGALL, C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. Reflexões acerca da produção de vídeos pedagógicos por estudantes de licenciatura: uma experiência com a metodologia sala de aula invertida adaptada ao ensino remoto. Pleiade, Foz do Iguaçu, v. 15, n. 32, p. 64-73, 2021. Disponível em: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/675. Acesso em: 5 set. 2024.
OLIVEIRA, C. T.; CARLOTTO, R. C.; TEIXEIRA, M. A. P.; DIAS, A. C. G. Oficinas de Gestão do Tempo com estudantes universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 36, n. 1, p. 224-233, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/Bt5dSPp6hRN4Sx9CvtWHpJh/abstract/?lang=pt. Acesso em: 3 set. 2024.
PEREIRA, L. C.; RAMOS, F. P. Procrastinação acadêmica em estudantes universitários: uma revisão sistemática da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 25, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/tgJqXTCKM8zbwbYvVkhcQfh/?format=pdf. Acesso em: 29 maio 2024.
PESTANA, M. H.; GAGEIRO, J. N. Análise de dados para Ciências Sociais: a complementaridade do SPSS. 6. ed. Lisboa: Silabo, 2014.
SAMPAIO, R. K. N.; POLYDORO, S. A. J.; ROSÁRIO, P. S. L. Autorregulação da aprendizagem e a procrastinação acadêmica em estudantes universitários. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 42, p. 119-142, 2012. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/28087. Acesso em: 29 maio 2024.
SANTOS, M. C. M. Procrastinação acadêmica em estudantes universitários de Psicologia em Manaus. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Programa de Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
SCHOUWENBURG, H. Procrastination in academic settings: General introduction. In: SCHOUWENBURG, H.; LAY, C.; TIMOTHY, P.; FERRARI, J. (ed.). Counseling the procrastinator in academic settings. Washington, DC: American Psychological Association, 2004. p. 3-18.
SCHUNK, D. H.; USHER, E. L. Social cognitive theory and motivation. In: RYAN, R. M. (ed.). The Oxford handbook of human motivation. Oxford: Oxford Library of Psychology, 2012. p. 13-27. DOI: 10.1093/oxfordhb/9780195399820.013.0002.
SILVA, A. O. G.; OLIVEIRA, K. L.; INÁCIO, A. L. M.; GABRIEL, F. A.; VITORINO, J. M.; NALIN, L.C. Compreensão de leitura, estratégias de aprendizagem e estilos intelectuais no ensino superior brasileiro. Aracê, São José dos Pinhais, v. 7, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/2796. Acesso em: 16 jan. 2025.
SOARES, A. B.; ALVES, P. R. S.; JARDIM, M. E. M.; MEDEIROS, C. A. C.; RIBEIRO, R. Time management in the routine of university students: Results of an intervention. Ciências Psicológicas, Montevideo, v. 17, n. 2, p. 1-13, 2023. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/pdf/cp/v17n2/1688-4221-cp-17-02-e2845.pdf. Acesso em: 12 ago. 2024.
SOARES, A. B.; MONTEIRO, M. C.; MEDEIROS, H. C. P.; BRITO, A. D. G.; SOUZA, B. A.; MENDES, V. S. A. Gestão do tempo: percepções de gerenciamento com estudantes de pós-graduação. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, v. 23, n. 2, p. 151-161, 2022. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902022000200005&script=sci_arttext. Acesso em: 16 jan. 2025.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Datafolha: 98% dos alunos de escolas públicas do Ensino Médio querem opções de formação que os prepare para o mercado de trabalho. 2022. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/pesquisa-nacional-jovens-ensino-medio-2022/#:~:text=Entre%20os%20estudantes%20de%20Ensino,para%20ajudar%20financeiramente%20a%20fam%C3%ADlia. Acesso em: 16 set. 2024.
VIEIRA-SANTOS, J.; MALAQUIAS, V. N. R. Procrastinação acadêmica entre estudantes universitários brasileiros. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 25, n. 47, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/366524034_Procrastinacao_academica_entre_estudantes_universitarios_brasileiros. Acesso em: 23 ago. 2024.
WOLTERS, C. A.; WON, S.; HUSSAIN, M. Examining the relations of time management and procrastination within a model of self-regulated learning. Springer Nature, [S. l.], v. 12, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11409-017-9174-1 Acesso em: 23 ago. 2024.
ZIMMERMAN, B. J. Academic studying and the development of personal skill: A self-regulated perspective. Educational Psychologist, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 73-86, 1998. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1998-10796-003. Acesso em: 15 ago. 2024.
ZIMMERMAN, B. J. From cognitive modeling to self-regulation: a social cognitive career path. Educational Psychologist, [S. l.], v. 48, n. 3, p.135-147, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/263080929_From_Cognitive_Modeling_to_Self-Regulation_A_Social_Cognitive_Career_Path. Acesso em: 23 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabriela Vieira, Natália Moraes Góes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.









