A colaboração na perspectiva freireana nas tessituras do trabalho e grupo colaborativos na formação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14879

Palavras-chave:

Colaboração, Grupo colaborativo, Trabalho colaborativo, Formação Matemática, Educação Matemática Problematizadora

Resumo

O mapeamento e a análise das produções científicas publicadas nos Anais da ANPEd, no período de 2000 a 2023, integram parte da pesquisa de Doutorado. Busca-se compreender, por meio da Revisão Sistemática de Literatura, os sentidos da colaboração na perspectiva freiriana nas tessituras do trabalho e de grupo colaborativos em espaços de formação de professores(as) que ensinam matemática, compartilhados no Grupo de Trabalho 19 “Educação Matemática” da ANPEd. Essa ação no âmbito da investigação qualitativa proporcionou compreender o objeto de estudo, a partir de um olhar interpretativo e crítico sobre o referencial teórico-metodológico e a análise dos dados produzidos na pesquisa. A RSL possibilitou organizar os dados e interpretá-los através dos fundamentos da colaboração na perspectiva freiriana, que envolvem ação dialógica na interação com o outro, “aprender de e com vocês”, comunicação problematizadora, sujeitos dialógicos, trabalho em equipe, dentre outros pressupostos no contexto do trabalho e de grupo colaborativos.

 

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Biografia do Autor

Sandra Alves de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil. Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP. Docente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII, Guanambi, Bahia. Docente no Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia. Integra os Grupos de Pesquisas: NEPE/Campus XII/UNEB, GEM/UFSCar, GREPEM/UFJF.

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Reginaldo Fernando Carneiro é pós-doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também compõe os programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Matemática. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, também na UFJF. É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq.

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

OLIVEIRA, S. A. de .; CARNEIRO, R. F. A colaboração na perspectiva freireana nas tessituras do trabalho e grupo colaborativos na formação matemática. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e14879, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e14879. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14879. Acesso em: 23 set. 2025.