A colaboração na perspectiva freireana nas tessituras do trabalho e grupo colaborativos na formação matemática
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14879Palavras-chave:
Colaboração, Grupo colaborativo, Trabalho colaborativo, Formação Matemática, Educação Matemática ProblematizadoraResumo
O mapeamento e a análise das produções científicas publicadas nos Anais da ANPEd, no período de 2000 a 2023, integram parte da pesquisa de Doutorado. Busca-se compreender, por meio da Revisão Sistemática de Literatura, os sentidos da colaboração na perspectiva freiriana nas tessituras do trabalho e de grupo colaborativos em espaços de formação de professores(as) que ensinam matemática, compartilhados no Grupo de Trabalho 19 “Educação Matemática” da ANPEd. Essa ação no âmbito da investigação qualitativa proporcionou compreender o objeto de estudo, a partir de um olhar interpretativo e crítico sobre o referencial teórico-metodológico e a análise dos dados produzidos na pesquisa. A RSL possibilitou organizar os dados e interpretá-los através dos fundamentos da colaboração na perspectiva freiriana, que envolvem ação dialógica na interação com o outro, “aprender de e com vocês”, comunicação problematizadora, sujeitos dialógicos, trabalho em equipe, dentre outros pressupostos no contexto do trabalho e de grupo colaborativos.
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