Uma vivência pedagógica com diário de leituras (DL) na formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14668Palavras-chave:
Diário de Leituras, Formação de Leitores, Ensino Fundamental, gêneros textuais/literários étnico-raciaisResumo
A prática da leitura é essencial para formar leitores críticos e reflexivos, além da decodificação. Este artigo investiga a influência do diário de leituras na formação de leitores seletivos e críticos, explorando sua capacidade de ampliar o repertório cultural e fomentar o pensamento reflexivo. A pesquisa destaca o diário de leituras como ferramenta pedagógica relevante no ensino fundamental, incentivando os alunos a registrarem reflexões e textos lidos. Adotando uma abordagem exploratória, o estudo identifica o diário de leituras como gênero discursivo dialógico (Machado, 2005) que favorece experiências interpretativas e engajamento simbólico com os textos (Marcuschi, 2008). Os resultados demonstram que o diário de leituras promove uma leitura significativa, conectada às vivências dos estudantes, contribuindo para a formação de leitores críticos e reflexivos, capazes de criar interpretações próprias e aprofundar sua relação com o texto.
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