Uma vivência pedagógica com diário de leituras (DL) na formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico-raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14668

Palavras-chave:

Diário de Leituras, Formação de Leitores, Ensino Fundamental, gêneros textuais/literários étnico-raciais

Resumo

A prática da leitura é essencial para formar leitores críticos e reflexivos, além da decodificação. Este artigo investiga a influência do diário de leituras na formação de leitores seletivos e críticos, explorando sua capacidade de ampliar o repertório cultural e fomentar o pensamento reflexivo. A pesquisa destaca o diário de leituras como ferramenta pedagógica relevante no ensino fundamental, incentivando os alunos a registrarem reflexões e textos lidos. Adotando uma abordagem exploratória, o estudo identifica o diário de leituras como gênero discursivo dialógico (Machado, 2005) que favorece experiências interpretativas e engajamento simbólico com os textos (Marcuschi, 2008). Os resultados demonstram que o diário de leituras promove uma leitura significativa, conectada às vivências dos estudantes, contribuindo para a formação de leitores críticos e reflexivos, capazes de criar interpretações próprias e aprofundar sua relação com o texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ericles Souza Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação (PPGEduc) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Empenha-se a estudos sobre linguagem, ensino e leitura, com destaque na formação de leitores, mediação de leitura e a formação de professores.

Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Psicologia Cognitiva pela UFPE. Professora do Departamento de Educação da UEPB, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores – PPGFP da UEPB. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da UFPE. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Linguagem, Leitura e Letramento – GEPELLL – DGp – CNPq, Membro do GT 59 Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisadores em Psicologia – ANPPEP. Membro do GT 20 Psicologia da Educação da Associação Nacional do Pesquisadores em Educação ANPEd. Membro do Colégio Doutoral Grupo Tordesilhas Sociedades, Linguagens e Culturas (CDT-LSC)

Referências

ALMEIDA, S. L. O que é racismo estrutural?. Belo Horizonte: Letramento, 2018.

ALVES, E. S. A produção do diário de leituras nos anos finais do ensino fundamental a partir dos gêneros textuais/literários étnico-raciais. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14668

ALVES, E. S.; GONÇALVES, F. M. S. Os gêneros discursivos como ferramentas educacionais para desenvolver a competência leitora crítica. In: GELLNORTE, 9., 2023, Palmas. Anais [...]. Palmas: UFT, 2023. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/16852/21966. Acesso em: 26 mar. 2025.

ALVES, E. S.; GONÇALVES, F. M. S.; SOUSA, A. V. Formação de leitores nos anos finais do ensino fundamental: um estudo exploratório In: BRITO, R. P.; TREVISAN, A. L.; MARTINS, M. L. (org.). Linguagens, sociedades e culturas: diversidades e interações. São Paulo: LiberArs, 2024. p. 105-118.

BAKHTIN, M. Gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 261-306.

BARBOSA, Â. A. A.; FREITAS, K. R. S. O.; FERREIRA, S. P. A.; GONÇALVES, F. M. S. Dialogismo na produção de sentidos em leitura de textos escritos. Entretextos, Londrina, v. 20, n. 2, p. 105-120, 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p105. DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2020v20n2p105

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

DAMIANI, M. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 45, p. 57-67, 2013. Disponível em: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/issue/current. Acesso em: 26 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i45.3822

FERREIRA, S. P. A.; DIAS, M. G. B. B. A leitura, a produção de sentidos e o processo

inferencial. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, p. 439-448, 2004. Disponível DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722004000300012

em: https://www.scielo.br/j/pe/a/k4YrXnTw96BYSpSpvrJ9vLL/?format=pdf&lang=pt.

Acesso em: 26 mar. 2025.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.

JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2019.

KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2022.

MACHADO, A. R. Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aula. Linha d’água, São Paulo, n. 18, p. 61-80, 2005. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i18p61-80. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i18p61-80

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2008.

PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco ensino fundamental. Recife: Governo do Estado de Pernambuco. Secretaria de Educação e Esportes, 2019.

ROUXEL, A. Mutações epistemológicas e o ensino de Literatura: o advento do sujeito leitor. Tradução de Samira Murad. Criação & Crítica, São Paulo, n. 9, p. 13-24, 2012. Disponível em: http://www.revistas.usp.com.br/criacaoecritica. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v5i9p13-24

SOUSA, A. V.; GONÇALVES, F. M. S. Estudios y perspectivas teóricas alrededor del lugar de la lectura literaria en la escuela. Alabe: Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura, Almería, v. 28, n. 28, p. 123-139, 2023. DOI: https://doi.org/10.25115/alabe28.8619. DOI: https://doi.org/10.25115/alabe28.8619

Publicado

2025-07-02

Como Citar

ALVES, E. S.; GONÇALVES, F. M. da S. Uma vivência pedagógica com diário de leituras (DL) na formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico-raciais . Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e14668, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e14668. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14668. Acesso em: 5 dez. 2025.