Educação ambiental no contexto do novo ensino médio: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14432

Palavras-chave:

Políticas, Educação ambiental crítica, BNCC, Educação básica

Resumo

O Novo Ensino Médio busca uma educação alinhada à sociedade contemporânea, mas requer planejamento adequado. Objetivou-se contextualizar a Educação Ambiental no âmbito do Novo Ensino Médio a partir da literatura científica por meio de uma revisão integrativa (2018 e 2023). Os artigos foram produzidos principalmente no estado de São Paulo (14,54%), seguido por Santa Catarina (12,72%), Pernambuco e Rio Grande do Sul (9,09%). Dentre as pesquisas, aproximadamente 60% tratam de formação contínua dos alunos do Novo Ensino Médio. No que se refere à integração com os currículos do Novo Ensino Médio, 85,45% dos temas estavam alinhados. No âmbito dos referenciais teóricos e metodológicos, a Educação Ambiental Crítica foi a mais explorada, representando 50,91% dos casos. Ao examinarmos as monografias (39,58%), dissertações (52,08%) e teses (6,25%), verificou-se que 33,33% provêm da região Nordeste, enquanto 22,92% do Sudeste. Além disso, 70,83% estão integradas ao currículo do Novo Ensino Médio, enquanto 29,16% não se alinham. O método investigativo foi amplamente adotado (31,25%), seguido pela análise documental/teórica (25%). Em relação aos marcos teóricos/metodológicos, a Educação Ambiental Crítica se destacou (47,91%).

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Biografia do Autor

Carla Graciani, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Possui graduação em Ciências Biológicas (2002) e mestrado em Ciências Ambientais (2024) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Junir Lutinski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde de Unochapecó.

Renan de Souza Rezende, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do PPG em Ciências Ambientais de Unochapecó. Bolsista produtividade do CNPq.

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Publicado

2025-07-02

Como Citar

GRACIANI, C.; LUTINSKI, J.; REZENDE, R. de S. Educação ambiental no contexto do novo ensino médio: uma revisão integrativa. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e14432, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e14432. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14432. Acesso em: 5 dez. 2025.